3 erros na estrutura de preços e caixa

3 erros na estrutura de preços e caixa

Você tem alcançados os resultados desejados no seu negócio? As receitas das suas vendas são suficientes para pagar as contas e ainda sobra dinheiro final do mês?

Se sua resposta for sim te dou os parabéns, caso seja não, te convido a ler esse artigo até o final, pois você pode estar cometendo alguns dos erros que listarei a seguir.

Quando pensamos no nosso negócios, no preço a vender e na gestão do dinheiro no início vamos muito na nossa intuição, (quando não buscamos ajuda profissional para iniciarmos a empresa), ou buscamos referência em outras empresas concorrentes próximas ou não a nossa.

A seguir vou compartilhar com você 3 erros comuns que você pode cometer na estrutura do preço e do caixa, vamos iniciar pelo preço:

1- Vender pelo preço da concorrência: cada negócio é único e se basear somente na concorrência pode te levar a um prejuízo muito grande, pois sem conhecer a real estrutura do seu negócio, você corre o risco de vender bem abaixo das necessidades da sua empresa, o que pode levar a o não pagamento das contas mensais.

Você precisa conhecer e listar toda estrutura da sua empresa responsável pela entrega da sua promessa (solução ao cliente através d produto/serviço que vende), e olhar os valores de cada um para então calcular o preço real do seu produto/serviço ( ensino esse ponto com detalhe na Mentoria Finanças Estruturadas, é a aula pico da mentoria, pois ela revela muito da empresa)

Ao se basear na concorrência você desconsidera a capacidade física, qualidade, forma de entrega e seu diferencial, passando a ser mais um no mercado.

2- Não ter margem de lucro pré definida, caso mais comum, pois se seu preço foi baseado na concorrência você não saberá qual margem está no seu produto/serviço.

A margem de lucro serve para gerar o lucro da empresa, além de cobrir despesas não programadas e conceder descontos em promoções e negociações com clientes, portanto ao não ter essa margem definida, suas promoções podem ser um grande desastre, pois ao invés de fazer dinheiro, você o jogará pelo ralo.

3- Desconsiderar no custo as taxas de cobrança: cartão, boleto.

Tem empreendedor que repassa esses custos ao cliente, apesar de ser uma prática legal perante o Código de defesa do consumidor, é um pouco constrangedor o cliente se deparar com seu preço e na negociação você avisar que tem acréscimo de cobrança, tem cliente que deixa de comprar e ainda se sente enganado, pois na maioria das vezes não está claro no anúncio.

Identificou algum desses na sua estrutura de preços? Agora vamos falar de caixa

Quais os erros comuns na estrutura de caixa?

1- A primeira delas é simplesmente não fazer a gestão de caixa, ainda encontro empreendedores que não fazem caixa, tomam a decisão de pagamento de contas conforme saldo das contas bancárias, sem plano prévio, isso é muito perigoso, pois não prever as necessidades de caixa pode levar a decisões equivocadas;

2- Quem o faz, não é constante: não é fazer lá no final do mês para saber como foi, pelo contrário, deve ser feito no início do mês para nortear suas decisões e ações, e monitoramento constante, conforme seus pagamentos e recebimentos;

3- Não utilizar para tomada de decisão: antes de comprometer suas receitas consulte sua capacidade de caixa para o período do investimento, para que você possa honrar até o fim.


Se identificou? Como mudar essa situação?

Na Mentoria Finanças Estruturadas ensino o passo a passo como estruturar, analisar e tomar decisões diárias e ver lucro na sua empresa.

Início 21/03 as 20 horas, online e ao vivo, participe de qualquer lugar do país.

Saiba mais pelo: https://wa.me/p/5526460010704001/5512991009384

Te espero do lado de fora!

Sua Mentora

Rosemeire Santos

12991009384


Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Rosemeire Santos

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos