335.000 dólares sem formação na área.
Olá, Nação!
Você acredita que existem empresas pagando até 335.000 dólares por ano para engenheiros de prompt?
Essa função é a da pessoa que se torna responsável por fazer perguntas e "conversar" com chatbots de inteligência artificial, como o ChatGPT, para treiná-los a melhorar a qualidade de suas respostas.
E o melhor: muitas não estão exigindo formação alguma na área.
Foram exatamente essas informações que foram publicadas recentemente no Business Insider.
Então se o mercado americano já estava discutindo a importância dos seus colaboradores em geral se atualizarem e entenderem como essas ferramentas podem agilizar seus trabalhos, agora também existe todo um espaço sendo criado para que pessoas sejam diretamente responsáveis por elas com uma excelente remuneração.
A área de tecnologia sempre foi conhecida por pagar bem, mas o surgimento de uma função que paga tão bem sem precisar de um diploma em ciências, tecnologia ou engenharia é algo inédito.
A própria Bloomberg noticiou que a Anthropic, uma empresa de pesquisa e segurança na área de inteligência artificial, está com uma vaga dessa aberta com um pagamento estimado entre 175.000 e 335.000 dólares.
E embora a descrição da vaga diga que é preferível que os candidatos tenham conhecimentos básicos de programação e familiares com large language models (o tipo de algoritmo por trás dessas ferramentas - me corrijam se eu estiver errada, programadores da Nação), a própria Anthropic diz que quer receber candidatos que não acreditam que contemplam todas as qualificações.
E a própria Anna Berstein, engenheira de prompt na empresa Copy.ai, é living proof disso.
Antes de ocupar esse cargo, ela era uma escritora freelancer e uma assistente de pesquisa histórica e, segundo ela mesma, seu background literário e pensamento analítico foram o que fez ela ser vista como um bom fit para a vaga.
São skills que ela usa muito agora que é uma profissional de tecnologia.
Recomendados pelo LinkedIn
É claro que algumas vagas na área, especialmente as de nível extremamente avançado, ainda pedem formações.
Mas a demanda na área está crescendo e, por isso, já existem e ainda existirão muitas oportunidades para pessoas como a Anna (e se quiser, você pode conhecer a história dela aqui).
Esse é mais um caso de oportunidade no mercado americano, entre outras que já trouxe para você, em que competência foi mais importante do que formação.
Enfim…
Today is Monday, dia de correr atrás dos seus sonhos na América!
E para essa semana, eu quero sugerir que você leia a história da Anna e faça o exercício de se imaginar no lugar dela: recebendo uma proposta para fazer algo que nunca fez, mas que o contratante enxergou que ela seria capaz com as habilidades que já tinha.
Ela tinha duas opções, acreditar ou temer…
Qual você acha que ela escolheu?
Ever Upward,
Thais Mei
Believe in your infinite potential. Your only limitations are those you set upon yourself. ― Roy T. Bennett
UX design & Frontend Developer
1 aBeleza, onde acha essa vaga aí pra eu aplicar?