4 Coisas que aprendi trabalhando em uma Startup (Parte I)

4 Coisas que aprendi trabalhando em uma Startup (Parte I)

Quando entrei nesse universo de startup, sabia que era algo novo e totalmente diferente de tudo que eu já tinha vivenciado como empresa. 

Ao longo desses dois anos e meio trabalhando em uma Startup, eu tive alguns aprendizados e gostaria de compartilhar, por meio de uma série de artigos, para auxiliar você que está embarcando nesse universo disruptivo ou até mesmo tem interesse em fazer parte.

1 - Ser “Hands On”

No ambiente de Startup as mudanças são inevitáveis e, na maioria das vezes, é um processo novo para todos, ficou muito claro para mim a importância de “colocar a mão na massa” para entender os processos e ajudar a minha equipe de uma forma mais construtiva e adequada a realidade. 

É muito fácil perguntar para equipe quais são as barreiras e sugerir ideias para enfrentá-las, mas será que realmente fazem sentido? 

Quando fiz o exercício de dedicar alguns dias participando ativamente da operação, consegui ter uma visão mais clara e fidedigna de todas as situações e distinguir o que eram barreiras internas (pessoas, processos e produto) e externas.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

2 - Buscar conhecimento

Muitas vezes tive que superar alguns desafios, mas não tinha habilidade técnica para colocar em prática o que eu idealizava, no ambiente de Startup é tudo muito corrido e seus pares e gestores nem sempre têm um tempo hábil para te auxiliar em algumas demandas.

Pode parecer clichê, mas hoje o conhecimento é muito acessível, muitas vezes não é necessário desembolsar nada, apenas dedicar um tempo. 

Aprendi que o Youtube não é apenas um canal para ver vídeos de entretenimento, mas uma fonte gratuita e inesgotável de conhecimento e que não é  preciso ser expert em um assunto para conseguir usar uma ferramenta, mas sim entender o que será útil para o seu cotidiano.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

 3 - Feito é melhor que perfeito 

Sempre busquei entregar o melhor, nos mínimos detalhes, e aprendi que pode ser  tarde demais. Não estou dizendo que é melhor entregar de qualquer jeito, mas que um MVP é tão importante quanto um projeto pronto. São muitas mudanças que ocorrem em uma Startup e deixar para apresentar um projeto final pode ser tarde demais porque os objetivos, metas, pessoas ou processos podem ter mudado e o que você dedicou alguns dias pode não fazer mais sentido.

4 - Ser adaptável

Adaptabilidade é uma skill muito falada hoje em dia e no ambiente de startup é a habilidade mais importante de todas, realmente você é adaptável?

Eu passei por mais de 12 áreas ao longo de 2 anos e meio, trabalhando com todos os perfis de pessoas e diferentes processos, muitas vezes as mudanças são difíceis e dolorosas uma vez que você acaba se apegando ao time e as atividades, principalmente quando você tem um time engajado, batendo metas e uma área que você gosta muito.

Uma vez meu gestor me disse  “Você estava na sua zona de conforto, agora é um desafio e você vai aprender com isso”  isso me marcou muito, se eu estou em uma situação confortável,  nunca saberei  onde posso chegar e como vou lidar com as situações adversas, ficou evidente a importância de ser antifrágil e comecei a enxergar as mudanças como grandes desafios e oportunidades de crescimento profissional.

Quanto mais você sair da sua zona de conforto, mais você vai crescer como profissional. 

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Esses foram alguns aprendizados que tive trabalhando em uma startup, espero poder contribuir de alguma forma.

Continue acompanhando os outros artigos para saber mais como é trabalhar em uma startup. Você que trabalha ou já trabalhou em uma startup, compartilhe suas experiências nos comentários, vou adorar saber mais sobre os seus aprendizados.

Grande abraço. 


Leticia Viacelli

Account Executive | Farmer | Customer Sucess| E-commerce | Logística | B2B | B2C | SaaS | SPIN | Vendas | Negociação

4 a

Arrasouuuuu Renanzinhoooo 💗💗

Helder Viana

Sales Operations | Revenue Operations | Project Management | Business Process Improvement

4 a

Bons pontos Renan, artigo claro e muito real... Os aprendizados na Startup são intensos e de uma imensa valia!

Marina Chene

Pré Vendas • Vendas • Customer Success

4 a

Aí aí Renanzinho você sempre me enche de orgulho ❤️ Obrigada por compartilhar! Tenho certeza que pode ajudar muita gente com sua resiliência, coachhability, experiência e aprendizados intensos que só sua abertura genuína para novos desafios permitiu! 👏👏👏👏👏👏

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos