4 DICAS PARA SER UMA FÁBRICA DE “RELACIONAMENTOS POSITIVOS” NA SUA EMPRESA

4 DICAS PARA SER UMA FÁBRICA DE “RELACIONAMENTOS POSITIVOS” NA SUA EMPRESA

Já parou para pensar quantas interações humanas acontecem em um simples dia na sua empresa? Entre colaboradores do mesmo departamento. Entre colaboradores entre vários departamentos. Entre líderes e suas equipes. Entre líderes e outros líderes. Entre as pessoas da sua empresa e fornecedores, clientes, governo, candidatos.


Interações que fazem a coisa acontecer. Que colaboram para um “resultado final desejado”. Que geram um final feliz e menos estressante. Não dificultam. Facilitam.  Ou deveriam.


A qualidade final depende de uma eficiência operacional. Porém também depende de uma eficiência interpessoal. Pessoas que se odeiam não conseguem trabalhar 100%. O meio-campo só consegue de muito longe jogar exatamente na cabeça do atacante já no ar, apesar de todos os obstáculos, porque está 100% entrosado com ele e a equipe. Ultrapassamos a técnica. O mecânico. Entramos no mundo subjetivo. Que gera resultados objetivos.


"Pessoas que se odeiam não conseguem trabalhar 100%"

Selecionei algumas dicas para você colaborar com a fábrica de relacionamentos positivos na sua empresa. Aplicação imediata:


1.      Nunca fale sobre as pessoas, mas sim COM as pessoas. Diretamente. Sem intermediários. De forma respeitosa. Pedindo licença para dar uma sugestão. Fale em pontos a serem desenvolvidos e não sobre erros ou defeitos. Estimule o contrário.

2.      Feedback é bilateral. Nunca unidirecional. Abra os canais da comunicação. Estimule a criação de espaços para fazer ajustes comportamentais. Gestão Ágil. Ideal: semanal. Vale presencial. Vale virtual. Mas faça. Com agenda de compromissos no final.

3.      Busque ser alguém melhor. Dia a dia. Quanto maior o seu cargo, maior a responsabilidade e compromisso. Você gera os líderes do futuro.

4.      Estimule a empresa a investir em treinamentos bons sobre soft skills, inteligência emocional, Relacionamento Interpessoal. Temos investido muito em treinamentos operacionais e negligenciado os comportamentais.


Autor:

Marcos Simões - marcos.simoes@rhfacil.net

Psicólogo Organizacional com especializações em Marketing e Gestão de Pessoas (PUC IAG Master). Foi executivo da área de Pessoas. É um dos Diretores da RHFACIL BRASIL.

Professor do Sindario/IMAPOR das matérias Gestão de Pessoas, Relacionamento Interpessoal e Liderança, entre outras, e professor de várias universidades.

Coautor dos livros “Ser Mais com T&D”, “Equipes de Alta Performance” e “Excelência no Atendimento ao Cliente” lançado na ABTD.



#rh #treinamento #liderança #agile #gestão

Cristiane Pio

Consultora de RH | Especialista em Gestão de RH e Psicologia Organizacional | T&D | R&S | DHO | Remuneração e Benefícios | Auditora Interna do Sistema de Gestão

4 a

Muito bom artigo! Vale a pena aplicar essas dicas. Marcos S. Obrigada pela contribuição! Onde encontro seu livro sobre T&D?

Luciana Augusto

Gerente departamento pessoal/RH | Coordenadora departamento pessoal/RH/Supervisora de DP/Analista Sênior de DP/Especialista de DP

4 a

Adorei suas dicas. Vou compartilhar.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Marcos S.

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos