4 perguntas que mais ouço sobre gestão financeira

4 perguntas que mais ouço sobre gestão financeira

Gestão financeira é diferente de matemática financeira!

Porém, uma é essencial para o sucesso da outra… entender a diferença entre lucro, margem e pró-labore pode ser desafiador, a gestão financeira eficiente é o caminho para organizar as finanças, eliminar desperdícios e garantir crescimento sustentável. 

Vamos abordar as perguntas mais comuns que os empresários enfrentam para dar clareza sobre como construir um negócio financeiramente saudável.

1-Trabalho tanto e não vejo dinheiro. Onde está o meu lucro?

É mais comum do que se pensa. A maioria dos empresários não sabe dizer qual o Lucro Líquido da empresa, pior, muitos confundem Lucro Líquido com Margem de Preço.

Outro erro é confundir Pró Labore com Lucro, são coisas diferentes.

A gestão financeira adequada, permite aplicar a precificação correta, que cubra os custos, impostos e gere lucro. A função de toda empresa é aplicar essa regra para geração de caixa, é de onde saem os investimentos, distribuição de resultados e aumento no capital de giro.

2- Vender mais, vai me dar mais lucro?

Já é sabido por muitos empresários que não é assim que a conta fecha. O que precisa ficar claro é a relação entre aumento de lucro, aumento do custo operacional e geração de lucro. O equilíbrio entre esses três fatores é o que proporciona o crescimento sustentável do negócio.

Para chegar a essa relação é preciso organizar a gestão financeira, conhecer o mercado para compreender qual seu market share e o quanto pode crescer.

3- Como sei que estou perdendo dinheiro?

Acredite e aceite, todo balde tem furo. A gestão financeira tem como meta tapar os furos existentes e caçar furos novos, essa rotina não muda.

A agenda do empresário de sucesso é baseada em: Controle, Análise e Decisão, o passo a passo para estabelecer a eficiência na gestão financeira.

4- Eu preciso mesmo de pró labore?

Em mais de 10 anos atendendo empresas pelo Brasil eu vejo muito esse erro acontecendo: O caixa da empresa é uma extensão da carteira do dono. O pró labore é a compensação que o empresário recebe pelo trabalho que desempenha no negócio. O fato de passar a receber pró labore não garante sua autonomia, é preciso fazer a gestão das despesas pessoais para se enquadrar ao rendimento mensal.

A visão do empresário de sucesso é a de gerar Dividendos ou Distribuição de Resultados, esse valor é gerado pelo Lucro Acumulado ao longo de um período que pode ser a cada 6 meses ou 12 meses.

Empresário que não tem essa visão comete o erro que está assassinando o sucesso das empresas: Queimando dinheiro sem controle.

Lembre-se, o dinheiro no caixa da empresa não é seu, é da empresa. Respeite isso!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos