Qual a importância de uma Ferramenta de Gestão Financeira para o crescimento de um negócio?
A Gestão Financeira é uma ferramenta empresarial que auxilia os gestores na administração do dinheiro que entra e sai de uma empresa. Isso faz com que o empresário desenvolva uma visão ampla e detalhada do seu negócio, facilitando assim a tomada de decisão.
Tenha controle sobre seu negócio com apenas um clique.
Em muitos casos, nos deparamos com empresas que possuem bons produtos e/ou serviços. No entanto, podem não estar lucrando o esperado. Isso ocorre devido a vários fatores, dentre eles a falta de um capital de giro, que pode levar o empresário a cair nos juros, ou ainda, um investimento feito em um momento inoportuno. A Ferramenta de Gestão Financeira atuará, mostrando para o empresário, que precisará alimentá-la substancialmente, qual o melhor caminho a seguir, qual decisão tomar para que a empresa não sofra as amargas consequências de uma má administração.
Todo negócio começa do desejo de gerar riquezas, sejam elas bens materiais e/ou humanitária. Portanto, o resultado final esperado é que se obtenha lucro dessa atividade. O lucro pode existir, mas muitas vezes está escondido em algum ralo monetário, que você só terá conhecimento se tiver suas finanças previamente organizadas. A Ferramenta de Gestão Financeira é importante justamente para evidenciar esses ralos, caso existam. E, uma vez revelados, atitudes certeiras farão seu negócio prosperar.
A gestão financeira pode ser definida em 4 pilares: Controle, Análise, Planejamento e Extra.
Saiba mais sobre os 4 pilares da gestão financeira.
Vejamos agora um exemplo:
É muito comum empresários se queixarem da dificuldade no processo de formação do preço de venda. Ou oferecem produtos/serviços caros demais em comparação aos preços praticados no mercado, o que acaba atrapalhando a venda. Ou colocam preços muito baixos, que acabam não gerando lucro e até mesmo prejuízo.
Normalmente, isso ocorre quando não se tem um controle das entradas e saídas, impossibilitando qualquer análise e, consequentemente, inviabilizando o planejamento do melhor preço. Por fim, ele não saberá o real impacto que a venda deste produto/serviço tem nas outras áreas da empresa.
Sendo assim, não há dúvidas que controlar, analisar e planejar é o caminho ideal que o empresário deve percorrer para o crescimento do seu negócio.
Para receber dicas e informações sobre controle financeiro, acompanhe nosso Instagram e nossa página no Facebook.