4 PILARES DO SUCESSO PROFISSIONAL E PESSOAL4 PILARES DO SUCESSO PROFISSIONAL E PESSOAL
O sucesso profissional está apoiado sobre 4 pilares, sem eles, toda a estrutura sonhada e planejada desmorona.
Cada pilar deve ser fortalecido separadamente. Quando um estiver sólido, segundo seu ponto de vista, vá para o próximo. A conscientização da existência e importância destes pilares são fundamentais para a elaboração de qualquer projeto de vida, seja ela profissional ou pessoal, mas tenha sempre em mente: não existe sucesso profissional sem estes 4 pilares bem sedimentados e incorporados ao nosso dia a dia.
4 pilares do Sucesso profissional:
1. Autoconhecimento
2. Reconhecer a sua responsabilidade sobre seus atos
3. Ação firme
4. Viver no aqui e agora
Hoje quero comentar apenas o primeiro pilar
Esta primeira abordagem é tão importante que não pretendo chamá-la de item 1, costumo chamá-la de item ZERO, pois se não aceitar este como verdadeiro, todos os demais ficam prejudicados.
ITEM ZERO:
Você precisa acreditar que é você mesmo quem conquista seu próprio êxito. O seu sucesso ou não, depende apenas de você. Fatores externos devem ser enfrentados da forma correta e não são obstáculos para seu desenvolvimento profissional. Você acredita nisto? Em caso negativo, fique a vontade para argumentar.
Eu creio que as pessoas que não aceitam nesta afirmação, geralmente se fazem de vítimas incorporando um ou mais dos seguintes papeis:
Recomendados pelo LinkedIn
Papel de Vítima 1: A culpa é dos outros
Tenho encontrado muitas pessoas que atribuem aos outros as dificuldades em suas carreiras.
A vítima começa colocando a culpa na economia e no governo e vem em uma escala decrescente até seu vizinho que faz barulho de madrugada, passando pela família, pela sua origem, raça e etc. Ele, porém, sempre é apenas espectador de sua vida.
Papel de Vítima 2: Sempre há uma desculpa
Em minha família existia um “mantra” que era repetido quase que diariamente em minha infância – “Se tiver uma desculpa, não a dê! ”.
Papel de vítima 3: Vive se queixando
Quem me conhece pessoalmente sabe que me relaciono muito bem com todos, gosto de gente e de estar no meio das pessoas, porém me afasto daqueles que vivem se queixando. Pessoas que se queixam muito contaminam o ambiente. Eu me protejo delas.
Logo acima eu disse que as pessoas são responsáveis pelo seu próprio êxito, porém as que não acreditam, GERALMENTE se fazem de vítimas, não é muito comum um outro comportamento, mas se você tem outro entendimento, estou ansioso pelas suas considerações.
Vamos trocar nossas experiências.
Participe do Grupo de reflexão e estudos
Todas as segundas feiras, as 19:30 horas nos encontramos online para discutir um tema
Neste mês estamos discutindo sobre Autoconhecimento utilizando como fundo o livro O Cavaleiro Preso em sua Armadura
Informações: Grupo de Biblioterapia https://bit.ly/3RRgkTL