As 4 Principais Tendências De Automação Para 2022

As 4 Principais Tendências De Automação Para 2022

A tecnologia de automação é a grande aposta para 2022, segundo projeção da McKinsey, empresa global de consultoria em gestão empresarial. Em função da redução de custos e aumento da produtividade que oferece, ela está se tornando cada vez mais difundida.

Neste sentido, as organizações que desejam ampliar sua competitividade e liderar o seu segmento devem estar atentas às principais tendências de automação para este ano. Quer saber mais sobre elas? Continue a leitura.

O que é a automação de processos de TI?

Quando aplicada à TI, a automação pode ser definida como a execução de tarefas rotineiras pelas máquinas, de forma organizada e autônoma. Com isso, os profissionais ficam liberados das funções operacionais.

Ainda, o nível de automação pode ser em maior ou menor escala, dependendo das demandas da empresa. Porém, o objetivo final sempre será ampliar a capacidade de mão de obra, sem aumento dos custos.

De forma geral, todas as atividades da TI podem ser automatizadas, desde o gerenciamento de configuração até o provisionamento de nuvem. Para isso, basta dispor de softwares e sistemas eficientes na execução dessas tarefas.

Além disso, a automação de processos de TI ajuda as empresas a fortalecerem o seu controle e a gestão de operações internas, asseguram a padronização das atividades e possibilitam o monitoramento e acompanhamento dos resultados.

Quais as principais tendências de automação para 2022?

De acordo com a McKinsey, 80% das organizações afirmam que irão continuar ou ampliar os investimentos em automação, sendo que mais de 50% delas já têm 4 ou mais projetos de automação em andamento.

Neste sentido, é possível afirmar que, as empresas que não se adequarem a essa inovação estarão perdendo espaço no mercado. Se você não deseja ser ultrapassado pela concorrência, confira as principais tendências de automação para este ano:

1) Automação robótica de processos como tecnologia central

A automação robótica de processos, ou RPA, como é conhecida, assumirá um papel de protagonismo em 2022, sendo um ponto central na jornada da automação, onde todas as outras atividades e tecnologias de automação irão orbitar.

Embora o RPA não faça tudo que outras tecnologias de automação fazem, acredita-se que as plataformas mais avançadas deverão incorporar funcionalidades críticas para as empresas, como, por exemplo, a governança.

2) Automação semântica

Atualmente, os desenvolvedores de automação precisam dizer aos robôs o que fazer, codificando instruções passo-a-passo, o que costuma exigir cerca de 40 a 60% do tempo da construção da automação.

Para este ano, esse processo tende a se tornar mais ágil com a automação semântica. Com ela, os robôs não funcionam a partir de regras, mas terão a capacidade de ver e ler o que está na tela.

Além disso, irão compreender as relações e os contextos em torno de documentos, dados, processos e aplicativos. Assim, acredita-se que, em breve, os robôs ativados semanticamente conseguirão observar uma atividade e imitá-la, sem a necessidade de instruções.

3) Tarefas just-in-time criada por robôs

Um dos principais fatores que afetam a produtividade dos funcionários de uma empresa é a necessidade de criar, gerir, executar e acompanhar o fluxo de trabalho em diferentes aplicativos/softwares.

Em 2022, a tendência é de que esse problema seja eliminado a partir da criação, por robôs, de tarefas just-in-time. Essa abordagem libera o profissional para se concentrar em funções mais importantes para a empresa, pois não haverá mais a necessidade de abrir e fechar diversos sistemas de gerenciamento de tarefas.

4) Aumento no número de CSOs (Chief Sustainability Officer)

Segundo a revista Fortune, em março de 2021, havia mais de 95 CSOs nas 500 empresas do ranking, sendo a maioria dos cargos criados no ano de 2020. Para 2022, esse número deve aumentar consideravelmente.

Os CSOs estão cada vez mais envolvidos em iniciativas de sustentabilidade nas suas empresas, atuando em parceria com os CIOs para tornar as organizações mais ecólogicas.

Neste sentido, a automação tem grande importância. O desligamento automatizado dos data centers nos períodos de baixo uso trouxe uma economia de mais de 9% no consumo de energia elétrica.

Além disso, a partir da digitalização de faturas e documentos, da assinatura de contrato e de outros fluxos pode reduzir significativamente o uso de papel, tornando a empresa uma organização sustentável.

Enfim, como você pode perceber, a automação será o grande foco das empresas em 2022. Portanto, se você deseja manter sua competitividade no mercado, aprofunde-se no assunto e implemente essa tecnologia o quanto antes.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Luiz Ribeiro

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos