4 razões para zerar o desmatamento na crise energética


Rio Paraná no meio da vegetação

Estamos entrando em uma das mais graves crises energéticas da história do país. O motivo? Falta de chuvas para abastecer nossas hidrelétricas, a base da geração de eletricidade no Brasil. E de onde vem as chuvas que enchem os reservatórios? Das florestas. A vegetação nativa é a garantia de chuvas confiáveis para o nosso sistema elétrico. A seguir, por que cuidar das florestas deve ser prioridade para o Brasil agora:

1. As árvores fabricam chuva - As raízes das árvores são fundamentais para puxar a umidade do solo e subsolo e levar até as folhas, que passam a água para a atmosfera por um processo chamado evapotranspiração. Segundo os cientistas, cada árvore adulta lança até quatro litros de água por metro quadrado de copa todo dia. 

2. As florestas são insubstituíveis - As florestas precisam ser consideradas infraestrutura tanto quanto as turbinas ou os geradores. Com uma diferença importante. Se uma turbina ou gerador quebrar, você conserta ou troca. Já uma floresta destruída é muito mais difícil de ser recomposta. Uma nascente arruinada dificilmente volta a gerar água. Uma floresta devastada pode levar um século para voltar a funcionar como antes, se o reflorestamento for possível naquele lugar.

3. A floresta equilibra o clima - Toda infraestrutura de geração de energia do país (que inclui as represas, hidrelétricas e linhas de transmissão) foram feitas para um clima padrão, com um regime de chuvas padrão. Acontece que as mudanças climáticas irão provocar eventos de secas extremas fora do padrão. E a principal contribuição do Brasil para as mudanças climáticas é o desmatamento. Interromper o desmatamento é principal medida isolada para deter as mudanças climáticas.

4. Precisamos de água para beber - Mesmo que tivéssemos como produzir energia tão barata quanto a hídrica no Brasil, ainda assim continuaríamos precisando do serviço essencial das florestas para produzir a água que a gente bebe.

Esse é o tema do meu artigo "É a floresta, estúpido" na coluna Ideias Renováveis da revista Exame.

(foto: Rio Paraná no meio da vegetação. Crédito: Rodrigo Soldon)


Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Alexandre Mansur

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos