5 am club
Após o 22° dia consecutivo consigo dizer com toda convicção que acordar antes das 5 da manhã todos os dias é…. para poucos. Ao menos acordar sem a necessidade do horário para ir ao trabalho ou qualquer outro compromisso “obrigatório”. Finais de semana e feriados nem se fala.
Difícil nem é o fato de acordar mas a organização para ir deitar em um horário que vá suprir a quantia de horas de sono necessária para a recuperação. E o principal fator que considero para conseguir isso é o planejamento com metas e um objetivo bem, mas bem claro.
É isso ai, acordar é apenas uma pequena parte. Manter-se motivado, produtivo, entusiasmado e claro “acordado” é o grande desafio, sem falar na constância - de nada adianta se for as vezes.
A dificuldade, assim como o ganho, está no plano mental. Você esta se perguntando “como assim plano mental”? Eu vou explicar:
A mente é que vai te segurar na cama além daquelas horas que você sabe que são necessárias para o repouso. É exatamente ela que gera aquela voz interna que diz “puts amanhã vou acordar quebrado!”. “Para que e porque estou fazendo isso?”. “Mas hoje é domingo”. “Começo na próxima semana”. Ela que te faz virar para o lado e pensar, só mais 5 minutinhos. Te faz abrir a boca e bocejar como se fosse necessário hibernar por alguns dias para recuperar as energias. Te faz dar ouvido e atenção para pessoas que têm objetivos diferentes.
Por outro lado é a mesma mente é que vai te impulsionar a fazer o que precisa ser feito para alcançar o que deseja, ela que vai comandar seu corpo para cama a noite na expectativa do dia seguinte para dar um passo a frente e te ajudar a aproximar do seu objetivo.
Assim o grande ponto é exatamente esse: Objetivo.
Ahhhh mas eu tenho um objetivo - Ok, então ele precisa ser mais intenso que sua vontade de ficar de boa e deixar de organizar-se para alcança-lo, senão corre o risco dele na verdade ser ou transformar-se em um sonho.
Geralmente nosso tempo é escasso… então uma ótima dica de como evitar consumir com coisas que estejam nos distanciando do nosso objetivo é avaliar se aquilo que estamos fazendo está alinhando com o que buscamos.
Eu tenho um amigo que já entrou em discussões sobre política mas, no caso, ele é um político. Também tenho amigos que passam bastante tempo no celular mas eles tem negócios e usam o celular como ferramenta para movimentar esses negócios.
Eu trabalho com tecnologia e a primeira dica que dou para quem pretende fazer carreira na área é controle-a, lute e evite constantemente que ela o controle.
É preciso ter presente na mente que a tecnologia está ai para te servir assim como o dinheiro e nunca o inverso.
Houve uma fase que eu ouvia a música do Fantástico no domingo à noite e já me chateava lembrando que a segunda-feira estava por vir em um trabalho que estava muito distante das minhas expectativas em uma rotina completamente desmotivante, aquilo mexia com minha mente, me afetava imensamente até que decidi dar um basta no ponto que estava ao meu alcance e assim deixei de assistir o Fantástico e comecei a aproveitar o tempo com atividades que tinham relação com o que eu queria.
Ouvi algumas perguntas que me inspiraram a escrever e compartilhar essa experiência. Segue:
Você faz parte do 5 am club?
Faço parte de nenhum clube — Apenas coloquei esse título porque achei interessante. Precisa pertencer a absolutamente nenhum grupo, apenas requer organização, esforço (no início) e muita consciência.
Para quer isso? (Acordar antes das 5:00 “sem precisar”)
Eu tenho meu objetivo, acredito nele e estou me dedicando para alcança-lo, assim procuro aproveitar meu tempo nisso.
Quem faz isso é pobre. Rico dorme e acorda tarde.
Beleza ;)
O que ganha com isso? (Acordar antes das 5:000 “sem precisar”)
Conheci muita gente nesse período que tem hábitos similares ou batalham e se dedicam por algo, acredito muito que isso tem um grande impacto pois atrai pessoas que estão interessadas em melhorar (isso contribui muito) e afasta quem pretende deixar tudo como está e acha que está ruim e a culpa é de alguém ou alguma coisa senão ela própria (e isso contribui muito também).
Agora já se acostumou a acordar antes das 5:00?
Uma coisa puxa a outra e agora tenho mais atividades no meu dia e dessa forma o desafio agora é outro… este pode ter se tornado um hábito e acordar antes das 5 foi sobreposto por outra etapa na qual estou canalizando minha energia no momento.
Tem que ser exatamente 21 vezes?
A quantia de vezes ao meu ver é indiferente. Mas claro, é necessário ser um número considerável de vezes para que realmente se habitue e passe a ser uma rotina. Passei 4 meses para me adaptar em uma nova academia sem esquecer algo, chegar atrasado e etc.
Trabalho ao dia e a noite estudo, chego em casa por volta de 23:30, como começo?
Nem comece ou somente após ter outra rotina. Jamais subestime a importância do sono. O sono é primordial para recuperação física e mental. Caso tenha uma rotina onde vá deitar mais tarde por necessidade, se adapte a ela. Procure aproveitar o tempo de outra maneira.
Conclusão: treine sua mente dedicando-se para encontrar ou fortalecer um objetivo. E o começo pode ser devagar, iniciando com o objetivo de descobrir seu objetivo mas para isso é necessário reflexão, esforço, dedicação e tempo. Ahhh, lembre-se sempre aproveite a jornada!
Comecei dia 19 de outubro de 2018 e estou até hoje, dia 10 de Novembro de 2018.