5 benefícios de sair da sua zona de conforto
Cada um de nós tem sua própria “zona de conforto”, que, mais do que um lugar real, é uma construção psicológica / emocional / comportamental que define a rotina de nossa vida cotidiana.
Estar na zona de conforto implica familiaridade, segurança e proteção. Descreve o mundo padronizado de nossa existência, nos mantém relativamente confortáveis e calmos e nos ajuda a permanecer emocionalmente uniformes, livres de ansiedade e preocupação em grande parte.
Criar uma zona de conforto é uma adaptação saudável para grande parte de nossas vidas.
No entanto, experimentar um pouco de estresse e ansiedade de vez em quando também é uma coisa boa. Se tudo o que você faz é ficar embrulhado em seu pequeno casulo, mantendo-se quente e aconchegante, pode estar perdendo muito, como novas experiências, desafios e riscos.
E, olhando para o quadro geral, se você não conseguir sair da sua zona de conforto, poderá ter dificuldade em fazer mudanças ou fazer a transição, crescer e, finalmente, transformar; em outras palavras, todas aquelas coisas que definem quem você é e dão sentido à sua vida.
Muito simplesmente, o que mais tememos em desafiar a nós mesmos é que podemos falhar e / ou nos machucar. Mas a maioria de nós tem a capacidade de enfrentar a ocasião, superar barreiras e obstáculos e realmente conseguir realizar algo novo e desafiador.
Diante disso, apresento a vocês 5 grandes benefícios de sair da sua zona de conforto:
1. Sua “vida real” está lá fora esperando por você
Sua vida real existe além da bolha de seus pensamentos, sentimentos e crenças pessoais. Sua vida real é a soma total de TODAS as suas experiências, não apenas aquelas com as quais você se sente confortável.
2. Desafiar a si mesmo o leva a mergulhar e utilizar sua reserva pessoal de conhecimento e recursos inexplorados
Você não tem ideia do que é feito, a menos e até se aventurar fora do seu mundo familiar.
3. Assumir riscos, independentemente do resultado, são experiências de crescimento
Mesmo se você cometer erros ou não acertar na primeira vez em que essas experiências se tornarem experiências, poderá aproveitar no futuro. Realmente não existe o “fracasso” se você obtém algo da experiência
4. Não aceite o medíocre apenas para evitar sair da sua zona de conforto; é um preço muito alto para pagar
Seus desafios e experiências de risco são cumulativos. Toda vez que você tenta algo novo e se abre a qualquer experiência que surgir, você está aprendendo e expandindo seu repertório de habilidades para a vida e autoconhecimento. Ao fazer isso, você também expande o tamanho da sua zona de conforto.
5. Sair da sua zona de conforto ajuda a lidar com as mudanças — e fazer as mudanças de uma maneira muito melhor
Transições de vida são todas sobre mudança. Cada vez que você faz a transição, você passa para outro nível. Inevitavelmente, essas transições de vida o transformam.
Pode parecer esmagador entrar no desconhecido. Mas, em vez de pensar no “cenário geral” divida o que você deseja ou precisa realizar, fazendo pequenas alterações. Pequenas mudanças se acumulam e cada uma se baseia na última.
Tente fazer pequenas modificações que o tirem do cotidiano e familiar, no entanto, não somos muito desafiadores emocionalmente. Todos nós somos criaturas de hábitos. Altere sua rotina diária e / ou profissional. Tente algo novo — comida, música e atividades que você nunca fez.
Realize um projeto criativo de qualquer tipo em que o pensamento é canalizado de uma nova maneira, acrescenta novidade à sua vida, esteja aberto à experiência.
Minha opinião: descobri que tenho a capacidade de fazer grandes mudanças. Eu fiz isso uma vez. Eu posso fazer isso de novo.
Você também pode.
Este post inspirou você? Deixe aqui o seu comentário!
Renata Pádua — Especialista em produção de conteúdos