5 coisas que não te contaram sobre ser empreendedor
Seja empreendedor e ganhe fama, dinheiro e muito reconhecimento… É o que muitos pensam sobre empreender, certo?
Vejo muita gente acreditando que o mundo das startups funciona assim:
"Um certo dia, você acorda todo animado, porque teve uma ideia genial que ninguém fez e que vale milhões.
O tempo passa e você comenta com outras pessoas, então chega um investidor e diz: Quero investir 1 milhão na sua ideia, quando podemos começar?
No outro dia, você começa a contratar um monte de gente, e em paralelo, constrói um escritório gigante, todo colorido, com mesas de ping-pong, bilhar e tudo mais. Parece uma história de filme, né?"
A realidade do mundo das startups é muito diferente do que muitos imaginam.
Nesse artigo, não quero deprimir e muito menos desencorajar futuros empreendedores, entretanto, quero apresentar algumas verdades que ninguém conta sobre esse mundo tão distorcido e visto por muitos como um parque de diversões.
#1 Empreender não é pra qualquer um
É muita irresponsabilidade dizer que empreender é para qualquer um.
Atualmente, o empreendedorismo de palco vem ganhando espaço dizendo coisas como: “Todos podem empreender, basta ter muita vontade, acreditar no seu sonho e tudo dará certo."
Pode ser depressivo para alguns, mas posso garantir que não é assim que funciona.
Imagina que você é um pai de família com dois filhos e tem que largar o seu trabalho para empreender. Pensando que na maioria dos casos, o empreendedor falha, será mesmo que sua vida permite que você corra esse risco?
São pouquissímas pessoas que estão preparadas e dispostas a viver nas condições de um empreendedor no estágio inicial de uma startup.
#2 Você vai precisar de saúde financeira e mental
Você vai demorar muito, mais muito mais do que imaginava para conseguir todo o seu tempo e dinheiro de volta.
Para empreender, você tem que estar muito bem psicologicamente, pois as contas vão ficar cada vez piores e você estará praticamente convencido o tempo todo de que é melhor desistir.
Você tem que ter condições de ficar no mínimo 1 ano sem receber salários e distribuição de lucros da sua empresa, caso contrário, você estará correndo um risco gigante de não conseguir viabilizar sua empresa financeiramente!
Você vai precisar planejar todos os seus passos, caso contrário, existe uma chance enorme de você impactar negativamente as pessoas envolvidas como: sua família, funcionários e outros.
Na prática, você vai provavelmente precisar reduzir sua qualidade de vida e viver uma guerra diária, vivendo com o menor custo possível para a sobrevivência do seu sonho.
#3 Você não terá tempo para sua família e amigos
O mais comum, é que no início de uma startup, você tenha que trabalhar mais do que 12 horas por dia e não terá tempo para sua família e amigos.
Muitos vão achar que você está louco e obsessivo por algo que talvez não exista.
Vão acontecer muitas situações de pessoas próximas a você, questionando: "Ou o seu trabalho ou eu?" E você terá que fazer a melhor escolha daquele momento!
Você provavelmente vai se afastar de muita gente que foi importante em algum momento da sua vida, principalmente por ela não acreditar ou apoiar o seu sonho.
#4 Não, você não ficará milionário da noite pro dia
Esse é um ponto curioso, a onda das grandes startups bem sucedidas, deixou muitos brasileiros equivocados sobre ficar milionário rápido.
Existe uma grande diferença de cultura com o Vale do Silício nesse sentido, lá os empreendedores entendem que para ter algo com sucesso, existe todo um processo de consistência e construção do negócio.
Os brasileiros, criaram uma ilusão, de que é só você ter uma ideia que chegará um investidor com muito dinheiro e como uma mágica - você acorda milionário.
A triste notícia é, não você não vai ficar rico da noite pro dia, pois isso não existe!
Todos os cases de startups bem sucedidas, seja no Brasil ou em outro país, foram anos fazendo as coisas certas no tempo certo, com muitos erros e aprendizados.
Quem quiser saber mais das diferenças culturais do Vale do Silício, recomendo a leitura do meu artigo - O que eu aprendi no Vale do Silício.
#5 Empreendedor não tem nada a ver com ser famoso
Se você quer fama, melhor investir em uma carreira artística. Ser empreendedor não tem nada a ver com fama.
Existe uma quantidade enorme de empreendedores bem sucedidos e que são desconhecidos pela mídia.
Quem normalmente está presente na mídia é porque quer apoiar e fomentar o negócio de outros empreendedores e não porque deseja ser famoso.
Conclusão
É uma verdadeira guerra conseguir ser um empreendedor de sucesso. De cada dez empresas no país, seis não sobrevivem após cinco anos de atividade (Dados do IBGE).
Empreender é impactar pessoas positivamente com um sonho. Isso tem um preço e exige suor, lágrimas, desespero, confusão, tristeza, cansaço, responsabilidade e muita coisa que te fará repensar mil vezes se é isso que você quer da sua vida.
Se você deseja um dia empreender, não acredite que é divertido e que qualquer um pode fazer isso, pois empreender é algo extremamente sério e não tem nada a ver com diversão!
Desejo sucesso a todos que empreendem e até o próximo artigo.
Sobre o autor: Thiago Lima é um jovem empreendedor e apaixonado por desafios do mundo da tecnologia. Atualmente, com 26 anos, é Diretor de Inovação na FCamara e fundador das startups Hashtrack e Linkapi.
Corretor de Imóveis - Gestor de Marketing
8 aEmpreender, não é uma questão apenas de ser empresário. Empreender está diretamente ligado ao objetivo que se deseja alcançar com o seu trabalho. Quando este objetivo está claro, bem definido cada passo dado é um passo mais próximo do sucesso. Certa vez, um ex-patrão me disse, voltando de um evento de negócios, que gostaria que sua empresa transcendesse sua existência, como a Ford por exemplo. Notei neste momento que ele não estava preocupado somente em ganhar dinheiro, ele queria criar uma empresa que tivesse longevidade. Com esta segurança passada por ele meus esforços ficaram mais empenhados, tanto que, numa situação em que o pessoal da empresa estava fazendo um bolão para jogar na Mega Sena, ele me perguntou o que eu faria se ganhasse e sem vacilar eu disse que investiria na empresa propondo uma sociedade. A resposta dele? R.: Isso!!!
Vice-presidente no Instituto Brasil 200 | Sócio-fundador no grupo Keep Broadcast
8 aJuliano Izaguirre Luiz Marcelo Penha
Dev Tio Kavalao | Desenvolvedor .NET Sênior | Fotógrafo | Enxadrista
8 aEu tenho esse sonho! Mas ainda falta conhecimento.
CEO/Founder | Impulsionando o crescimento de negócios através da tecnologia em nuvem
8 aExcelente! Bastante lúcido, realista! Parabéns!!!
Engenheiro de Software Sênior
8 aPerfeito. Parabéns.