5 dicas para evitar passivos ambientais na sua empresa

5 dicas para evitar passivos ambientais na sua empresa

Para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente, gostaríamos de lembrar a importância em evitar passivos ambientais nos empreendimentos. A preservação e conscientização sobre a responsabilidade que todos possuímos são decisivas na busca do desenvolvimento sustentável.

O Meio Ambiente não se restringe apenas ao conceito de riquezas e recursos naturais, mas ao ecossistema. E toda interação precisa de atenção, e por isso vamos conversar sobre como evitar passivos ambientais.

Empresas e indústrias, de forma geral, é uma das atividades mais presentes e importantes da sociedade, tanto pelo desenvolvimento que promove como pelo impacto que é capaz de gerar em nosso ecossistema.

Os impactos ambientais gerados por uma empresa, além de causar danos irreversíveis ao meio ambiente, podem gerar efeitos extremamente prejudiciais à própria organização:

  • Interrupção das atividades;
  • Multas E autos de infração;
  • Processos judiciais;
  • Danos à imagem do empreendimento;
  • Perda de competitividade,
  • Perda ou impeditivo para certificações (Ex: ISO 14.001).

Como evitar passivos ambientais?

As empresas devem implementar uma gestão que garante crescimento econômico, sem fugir de suas responsabilidades com o Meio Ambiente frente à sociedade.

E para adotar e praticar de forma eficaz o SGA – Sistema de Gestão Ambiental – dentro de uma empresa, algumas medidas são essenciais:

  • Sistema de Padronização:

Quando falamos de Sistema de Gestão ISO, temos logo que pensar em padronização de processos e serviços. Em questões ambientais, pré-estabelecer procedimentos garante uma maior segurança, pois a prevenção e identificação de riscos ambientais se tornam mais simples.

  • Conscientização dos Colaboradores:

São os funcionários da empresa que vida à sua atividade fim. Por essa razão, conscientizá-los sobre gestão de sustentabilidade e capacitá-los é uma medida de suma importância.

Além da obrigação de atender as exigências previstas em normas legais, os requisitos legais ambientais tem o objetivo de determinar medidas que garantam um Meio Ambiente mais saudável e sustentável.

É preciso identificar a relação de cada impacto ambiental gerado com a produção e o uso de recursos naturais realizados pela empresa.

Quando se conhece a exata causa do impacto ambiental, a busca por medidas para evitar passivos ambientais fica mais fácil:

  1. O uso racional de recursos naturais;
  2. Reciclagem;
  3. Tratamento de água.

Uma empresa não pode limitar sua preocupação ambiental apenas a ela própria, pois a partir do momento em que cria relações com terceiros (fornecedores de produtos e serviços), ela também se deve preocupar com suas interações.

Em alguns casos há, inclusive, a corresponsabilidade para que o contratante garanta que seu fornecedor cumpra suas obrigações legais ambientais.

Por André Viana e Felipe Lafetá

Quer conhecer outras soluções para evitar os seu passivos ambientais? Clique aqui!

Lucas Sagias

EHS - Environment, Health & Safety Manager | HOP - Human and Organizational Performance | Learning Teams | ISO 45001 & 14001 | Management System | Sustainability | ESG

6 a

Isso aí, os passivos ambientais são bem maiores do que apenas coleta seletiva! Muito bom,

João Pedro Procopio

Especialista em comunicação e marketing na Ius Natura | Gestão de Requisitos Legais

6 a

Excelente, André!

Jareston Junior

Meio Ambiente - Saúde e Segurança Ocupacional - Relações Comunidades - Recursos Humanos

6 a

Das 5 importantes sugestões, entendo ser a mais importante a conscientização dos colaboradores!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos