5 Dicas Preciosas pra você NAVEGAR NO STRESS em 2022 com mais leveza e estratégia....
5 Dicas Preciosas pra você NAVEGAR NO STRESS em 2022 com mais leveza e estratégia....
Por Ellen Ravaglio e Renata Andraus, co-criadoras do programa Gestão do Stress da VIKAAS
2021 foi um ano muito desafiador.....escutamos isso de praticamente 100% dos nossos clientes esse ano.
Porém, uma reflexão que tivemos essa semana foi: “Qual ano não foi desafiador?”
Percebemos que, todos os anos foram desafiadores. Cada um, da sua forma, com os seus dilemas, contextos e desafios - alguns maiores, outros menores - mas o fato é que, aprender a lidar com o stress e com as emoções que cada mudança e desafio nos gera, é muito transformador!
Por esse motivo, nós decidimos escrever um último artigo (de 2021, porque em 2022 teremos muito mais) consolidando os nossos principais aprendizados com a intenção de ajudar você a lidar com os desafios que estão aí, e com os novos que com certeza virão.....
Desafio, mesmo que seja positivo, mexe com a gente! Envolve sair da nossa zona de conforto, gera incerteza, gera medo, gera stress....
E stress faz parte da vida. Não podemos fugir dele! Inclusive, uma dose de stress faz bem para que a gente esteja em movimento e em crescimento.
Porém, para que a gente consiga lidar com o stress de forma madura, consciente e sustentável, é preciso sair do “modo piloto automático - desafio-stress” e tomar frente desse negócio!
E qual é a saída? O caminho que mais acreditamos é aprender a fazer Gestão do Stress, e para isso nós temos utilizado muitas técnicas e ferramentas preciosas e validadas!
Gestão de stress começa com o “cuidar de si”, pois só assim, sobrevivendo aos mares cada vez mais turbulentos é que a navegação conseguirá seguir.
Escolhemos “à dedo” 5 dicas práticas para te ajudar a começar 2022 cuidando, de forma mais estratégica da sua navegação...
Aprender a NAVEGAR NO STRESS é tornar-se protagonista da sua história, colocando energia nas coisas que você tem controle ou influência! É de forma consciente, deixar de ser vítima e passar a gerenciar os fatores estressores, que ora moram fora, ora dentro de você.... entendendo que é sua responsabilidade eliminar, aceitar e enfraquecer cada um deles.
Lembre-se! Nós ficamos melhores naquilo que nós colocamos mais atenção. Então, o nosso convite é que você coloque em 2022 mais ATENÇÃO em você, na sua saúde mental e se coloque na agenda!
Agora, anote aí essas 5 Dicas Preciosas, que nós preparamos com muito carinho para você! Use e abuse, sem moderação de cada uma delas:
1. Conheça-te a ti mesmo
O autoconhecimento que é a base para inteligência emocional e segue sendo uma demanda alta tanto de indivíduos quanto de organizações para com os seus líderes e colaboradores.
Afinal, como cuidar de si e do outro sem autoconhecimento? Quanto mais você se conhece, mais você consegue identificar tanto seus pontos fortes, valores, propósito e talentos, quanto seus gatilhos emocionais, crenças limitantes ou comportamentos que não te ajudam.
E a partir daí você desenvolve mais e mais a sua autorresponsabilidade diante das oportunidades e das adversidades que podem surgir a qualquer momento. “Qual a sua responsabilidade na desordem na qual você se queixa”?
Tem muitas maneiras de desenvolver seu autoconhecimento e aqui separamos algumas dicas para te guiar por este caminho.
Você pode por exemplo escrever sobre seus pontos fortes e talentos, pedir para outras pessoas escreverem sobre você e comparar.
Pode pedir feedback sobre seus comportamentos.
Ou investir em terapia, coaching e diferentes assessments disponíveis no mercado.
Meditação e o silencio funcionam muito bem para se perceber e se escutar.
O exercício de agradecer e colocar foco no que teve de mais positivo no seu dia.
Notar como você acorda, quais são seus pensamentos e emoções e ir fazendo uma espécie de diário de suas emoções.
Pegue o que faz mais sentido para você e continue essa jornada que tem começo mas não tem fim.
2. Se coloque na sua agenda pensando em 1% melhor a cada dia
O que você tem feito única e exclusivamente para você? Pense nas coisas que te deixam bem, leve, feliz e realizado (a).
Quando falamos em Gestão do Stress, colocar a boia e cuidar de si é essencial para que todo resto venha depois.
Nossa intenção não é sugerir mudanças radicais, mas pequenos passos que você pode escolher dar a partir de agora para equilibrar melhor suas energias e diminuir o seu termômetro do stress.
A produtividade, os resultados, a criatividade e o bem-estar vem em consequência de você estar na sua agenda.
Convidamos você a uma reflexão, o que você acredita que mais precisa melhorar em você para 2022? Sua energia física (hidratação, atividade física, alimentação e/ou sono), a energia emocional (qualidade dos seus relacionamentos, resiliência ou flexibilidade), a energia mental (seu foco, desenvolvimento intelectual, organização) ou a energia espiritual (meditação, conexão com propósito, oração e gratidão).
A partir dessa reflexão você pode criar agora um ritual positivo que vai funcionar como um compromisso para ação. Importante que seja possível medir, colocar na agenda e que tenha consistência.
Exemplos: vou ler 10 minutos todos os dias, vou caminhar três vezes por semana durante 30 minutos, vou meditar por 5 minutos, às 08h, terças e quintas. Vou dar banho no meu filho (a), três vezes por semana. Vou ligar para um amigo ou parente para conversar 1 vez por semana. Vou beber 1 litro de água.
Ajuste as medidas para o seu estado atual, coloque um pouco de desafio e vá em frente. Você na agenda como prioridade para 2022.
Recomendados pelo LinkedIn
3. Crie sua visão de futuro
“Quem não sabe para onde vai, qualquer caminho serve”.
Ter uma visão de futuro contribui para que você saia do piloto automático, esteja mais atento ao que vem de você (sua intuição por exemplo) e do meio (oportunidades) e conduzir seus pensamentos e ações na direção daquilo que você quer realizar.
Neste momento de final de ano é muito propício para você fazer este exercício e aqui vamos sugerir como.
Pegue papel e caneta, sente em um local silencioso, coloque a sua música preferida tocando ao fundo ou aquela música que te leva para “viajar” mentalmente e siga alguns passos:
· Feche os olhos e procure imaginar, criar tudo aquilo que você gostaria de ver, sentir, realizar e receber em 2022.
· Se veja nas cenas, veja quem está em volta de você, note os detalhes do que aparece, as cores, os sons.
· Veja você realizando, sorrindo, celebrando essas conquistas como se elas já estivessem acontecendo.
· Registre a sua expressão nessa visualização, como as pessoas olham para você, o que elas te falam.
· Crie uma âncora quando sentir que terminou para sempre acessar, lembrar desses momentos que você criou. Pode ser colocar as mãos no seu coração, um gesto de gratidão, bater palmas, estender os braços em comemoração .... o que fizer sentido para você.
· E por fim, pegue papel e caneta e escreva tudo aquilo que você viu, como se você estivesse no final de 2022 contando para alguém muito especial tudo aquilo que você realizou no seu ano.
“O que você pode sonhar, você pode realizar”.
Bons sonhos e realizações! E depois? Compartilhe conosco os resultados.
4. Treine o “Bem-estar Resiliente”
Você já deve ter ouvido falar muito por aí sobre “ser resiliente” e também sobre “cuidar do seu bem-estar” para não “pirar” diante das adversidades e situações de caos da vida, não é mesmo?
Porém, o que talvez você tenha aprendido ainda, é que “resiliência e bem-estar” são faces da mesma moeda. Podem até parecer opostos, mas não são!
Quem continuar achando que resiliente é ser forte o tempo todo e que bem-estar é meditar e respirar apenas, está perdendo uma grande oportunidade de unir essas duas pontas.
Treinar um “Bem-estar Resiliente” significa na prática portanto, quebrar mitos. Esse novo conceito (que nem é tão novo assim, mas ainda é pouco praticado nas empresas e na nossa vida pessoal) significa na prática, você conhecer os seus valores, limites, forças e utilizar os seus recursos internos ao seu favor. É diante dos desafios da vida, ao invés de agir no piloto automático, você PARAR, analisar o contexto, os prós e os contras, buscar possíveis alternativas que talvez mergulhada(o) no caos você não tinha visto, construir uma rede de apoio e tomar uma decisão consciente de como responder a essa situação que te gerou stress.
Sem resiliência, você tenderá a “fugir ou atacar” diante do stress.
Sem bem-estar, você poderá exceder os seus limites, gerar desequilíbrio em alguma área da sua vida, se sobrecarregar e fazer o seu termômetro do stress subir, até estourar...
Então o convite é que a partir de agora, com essa nova consciência, você consiga integrar essas duas “polaridades”. Não vamos separar, vamos unificar.
Com Bem-estar Resiliente você poderá fazer escolhas e impedir a “raiva e o medo te levar”. Os eventos sempre são neutros, a forma como você os sente e os interpreta é que te faz agir. O pensar vem antes da ação!
Então, como será o seu treino?
A partir de agora, diante de cada situação de stress (pode ser desde um conflito no almoço de família até um fato mais grave) você vai se observar mais. Perceber o que sente, onde sente no seu corpo, identificar o que sua mente está te dizendo e antes de reagir no impulso, você vai fazer uma pausa, uma profunda respiração (se for o caso contar até 10 pode ajudar!) e vai escolher, com estratégia, qual será a sua resposta, ou seja, o que você vai falar (e como vai falar que é o mais importante!), como vai responder aquele e-mail ou WhatsApp etc.
Esse é seu treino para começar 2022 com pensamentos mais resilientes e flexíveis e cuidando da sua saúde emocional e mental...
Bom treino!
5. Faça 1 agradecimento por dia!
Parece simples... e é!
É simples e poderosa essa prática! É verdadeiro o poder da gratidão na nossa vida!
Você já deve ter percebido que o nosso cérebro tem a tendência de olhar e fixar mais para as coisas ruins do que para as coisas boas. É como aquela história do “copo meio cheio ou meio vazio...”
Costumamos usar a metáfora que: pra coisas boas nossa mente é como teflon que não gruda, esquecemos rápido. Já pra coisas ruins, nosso cérebro atua como se fosse um velcro, e passamos dias, semanas, às vezes anos, levando a sensação e a memória das coisas negativas que vivemos.
O que está na nossa mão fazer, sabendo como o nosso cérebro funciona?
Um caminho é “navegar contra a maré”, ou seja, de propósito, manter mais tempo “vivo” no nosso cérebro as tantas coisas boas que vivemos diariamente.
A gratidão precisa ser construída pelo nosso pensamento consciente, para que isso se torne um hábito, inclusive sobre a nossa forma de olhar para os desafios da vida. Até os problemas podem ser transformados em oportunidades – de desenvolvimento, de aprendizado! Tudo depende do seu olhar!
Agradecer diariamente é treinar o seu cérebro a sair do modo “reclamação e vitimização” e ensiná-lo a olhar mais vezes para o “copo mais cheio”, é abrir espaço, é vibrar nas coisas boas, é mudar a nossa forma de pensar sobre a vida, é nutrir sensação de bem-estar, a cada dia!
Aproveitamos, para finalizar esse nosso último artigo do ano agradecendo! Principalmente a você que nos acompanha, que lê os nossos artigos, que faz parte da nossa jornada de crescimento diário, a nossa mais pura gratidão, sem você esse artigo não teria impacto.
Feliz 2022, com mais leveza, estratégia, equilíbrio e escolhas conscientes!
Administrador | ME - Ministerio da Economia
2 aPerfeito Renata. Boas festas e um 2022 repleto de desafios