5 ideias práticas para levar mais diversidade e inclusão para a sua empresa

5 ideias práticas para levar mais diversidade e inclusão para a sua empresa

Abri a 11ª edição do Super Fórum Diversidade & Inclusão contando para a plateia que a ideia para o nosso evento surgiu em 2010, quando decidi o tema do meu TCC de conclusão do MBA na FGV. Eu já sonhava em organizar um fórum apenas para mulheres, então organizei o plano tático para o TCC e lancei a primeira edição em 2011.

A prática foi bem mais difícil do que a teoria. Pensei em desistir várias vezes. Nenhuma empresa queria patrocinar. Convidei amigas executivas para serem palestrantes, mas quase todas recusaram o convite. “Não quero levantar bandeira de diversidade aqui na empresa!”, elas diziam.

Por isso, me emocionei ao ver a sala cheia de pessoas para a 11a edição do Super Fórum, que aconteceu nos dias 26 e 27 de outubro. Entre elas, vários eram homens brancos, heteros, cis e sem deficiência. Sempre fizemos um esforço consciente de trazê-los para a conversa. As iniciativas de DIEP fluem muito mais rápido quando eles estão engajados também.

Aliás, comentei isso durante o evento e citei uma pesquisa do Boston Consulting Group que escancara essa diferença. Quando os homens se engajam, os programas de DIEP têm 96% de chance de darem certo. Quando não se engajam, a estatística despenca para 36%.

Ao longo dos dois dias de Super Fórum, cerca de 30 pessoas da liderança de empresas avançadas em suas jornadas de D&I subiram ao palco para contar o que já implementaram e os resultados obtidos.

Como muitas pessoas falaram durante o evento, não tem fórmula de sucesso ou receita de bolo para um programa de DIEP. Cada empresa tem as suas particularidades. Mas podemos ter uma certeza: nenhuma iniciativa dará certo sem intencionalidade. Assim como temos budget para organizar a festa de fim de ano incrível, precisamos de budget e apoio da alta liderança para tirar o programa de DIEP do papel.

Para inspirar essa jornada na sua empresa, separei algumas das ideias práticas apresentadas durante o Super Fórum. Eu poderia citar muitas outras, mas prefiro já deixar o convite para você ver tudo de perto e participar conosco da próxima edição, que acontece dias 25 e 26 de outubro de 2023. Programe-se já!!

Programa de Estágio Oculto

Apresentado por Nathalia Sobral , Latam HR Senior Manager Cargill

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Para que as contratações sejam mais inclusivas, a companhia adotou o modelo de “currículo cego”. As pessoas gestoras não sabem o nome das pessoas candidatas ao estágio, nem a idade, o gênero ou a universidade onde se formaram.

“Nas entrevistas, as pessoas também não abrem a câmera”, contou Nathalia, citando que assim a pessoa entrevistadora não julga a roupa de quem está do outro lado da tela, tampouco a bagunça ou a organização do quarto. “Isso escancara os vieses. Tivemos muita resistência no início, mas agora não é mais nem questionado.”

Recrutamento invertido para pessoas com deficiência

Apresentado por Paulo Ferle - pessoa com deficiência 🏳️🌈 , consultor de Diversidade e Inclusão no TozziniFreire Advogados

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

E se o escritório realizasse um processo seletivo para pessoas com deficiência, mesmo sem ter vagas abertas? Esse foi o case compartilhado por Paulo. “Fomos atrás de profissionais com um currículo bom, para então apresentar para pessoas gestoras e sócias do escritório”, ele contou.

Sabendo que a resposta das áreas seria “não temos orçamento”, o projeto já nasceu com a validação do comitê executivo para que as pessoas ficassem alocadas no centro de custos de RH por 1 ano. “Isso fez brilhar o olho da pessoa gestora”, disse Paulo. “Deu super certo. Os vieses foram quebrados e, um ano depois, ninguém quis demitir as pessoas”.

Canal de denúncias terceirizado

Apresentado por Mariana Pizzo , gerente executiva de RH do banco BV

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Muitas empresas já têm um canal confidencial para denúncias de ações que não estejam de acordo com o seu Código de Conduta. Mas um detalhe que pode passar despercebido é a credibilidade daquela linha. “Terceirizamos o atendimento do canal”, contou Mariana. “Assim, garantimos mais segurança ao anonimato.”

Universidade Ultragenyx Brasil

Apresentado por Edson Paixão , vice-presidente e diretor geral da Ultragenyx Brasil

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

“Temos um curso sobre interpretação de P&L aberto a todas as pessoas da empresa”, contou Edson. “Até o motoboy, que é terceirizado, participa.” Outra iniciativa é o curso de inglês, oferecido para as pessoas que não dominam o idioma. “Isso possibilitou a entrada de muitas pessoas com mentes extraordinárias.”

Projeto Conselheira 101

Apresentado por Jandaraci Araujo , CFO e fundadora do C101

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Quase não há mulheres nos conselhos de administração. A justificativa das empresas, como nos contou Jandaraci, é que não há mulheres C-Level. “Fomos atrás de pessoas com esse perfil”, ela disse. “Descobrimos mulheres com formação internacional e mais de 20 anos de experiência, mas que eram totalmente inviabilizadas no mercado”.

Assim nasceu o projeto Conselheira 101, que forma mulheres para ocupar esses espaços. A primeira turma formou 20 mulheres; a segunda, 30. “Hoje, 47% delas já estão em conselhos de administração, sendo algumas em empresas de capital aberto”, contou Jandaraci. “Aqui no meu celular tenho o contato de todas elas. É só me perguntar!”





Keny Conde

ARO Global Marketing/ Demand Generation at Ingersoll Rand | Tools & Applications | User Experience | Lead Management | Campaigns

2 a
Angelica Nanni

Gerente de negócios na CKZ Diversidade | Diversidade, Inclusão, Equidade e Pertencimento

2 a

Foi incrível! Já anciosa pelo próximo

Ketlin da Rosa Talevi

A melhor experiência de seleção do Brasil: encontre talentos alinhados com a sua cultura, diminua sua rotatividade!

2 a

Taty Nascimento queria comentar contigo desse fórum ontem e esqueci.

Juliano Rosa 🇺🇳🇧🇷🌍🏳️🌈

CEO do PinkMoney Global Bank - Gestor em Sustentabilidade e ESG -GIZ Gestor em Riscos Sociais e Ambientais - BID Agente Global Direitos Humanos - SGI

2 a

Parabéns pelo evento Cris....

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos