5 Lições da Estratégia de Manu Gavassi do BBB20

5 Lições da Estratégia de Manu Gavassi do BBB20

Quem é Manu Gavassi?

Manu Gavassi é uma cantora, atriz, compositora e mais um conjunto de títulos que aparentemente só aumentam. Apesar de estar ganhando espaço desde 2010, sua marca pessoal cresceu muito ao entrar no programa de reality show: Big Brother Brasil 2020.

Antes do BBB20, a cantora possuía admiráveis 4,4 milhões de seguidores em sua conta no Instagram. Durante o programa, até o término dele, esse número ultrapassou os 12.6 milhões, um crescimento de quase 200%, sendo a integrante do reality que mais ganhou fãs durante o tempo que passou na casa, mesmo não sendo a vencedora do show.

Não somente isso, durante o show sua música "Áudio de Desculpas" gravada em 2019, juntamente com duas outras músicas gravadas em 2015 e 2011 emplacaram o Top Viral 50 do Spotify. Seu livro, "Olá caderno", lançado em 2017, se esgotou em vendas. Como isso aconteceu?

A Estratégia

Bom, a resposta simples é que o resultado obtido foi puro mérito da Manu e do time dela. Com um ótimo plano, uma ótima estratégia e execução, vinda de uma ótima inspiração, ela conseguiu se destacar entre os demais participantes.

O maior reality show do Brasil dura cerca de 14 semanas. Para cada semana, Manu e sua equipe elaboraram temas com cores, "miniprogramações" e vídeos agendados, tornando seu perfil um verdadeiro canal, similar ao que os canais de TV fazem exibindo programas em horários específicos.

Mas até aí, isso seria "fácil", e fácil, não combina com Manu. O verdadeiro segredo foi como ela conseguiu produzir conteúdo contextual à situação que ela passava dentro do programa. Lembrem-se de que, dentro do reality, ela estava confinada e não tinha acesso à suas mídias.

Sua grande sacada foi filmar, antes do início do show, mais de 120 vídeos que englobavam as diversas situações das quais ela poderia passar dentro da casa. A inspiração, de acordo com ela, veio de um filme da Netflix chamado Bandersnatch, que é uma longa metragem da série Black Mirror. No filme, o telespectador escolhe as ações dos atores, criando uma variedade de resultados em loop e forçando a interação de quem está do outro lado da tela.

Dessa forma, enquanto os outros perfis dos participantes postavam fotos deles no passado, o perfil de Manu era composto por conteúdos extramente contextuais e que davam a sensação de estarem sendo produzidos em tempo real.

Esses vídeos retratavam acontecimentos como o famoso Paredão, Liderança, variações de humor e etc. Ela criou variações de temas como "Mood", onde em um vídeo em loop de 3 segundos ela comentava com estava se sentindo; ou "Meu Diário", no qual ela perguntava a platéia o que ela fez no dia (porque bom, ela não sabia o que tinha feito no futuro) dando permissão aos mesmo interagirem no perfil dela; "Carta Aberta", onde ela marcava alguma celebridade e dizia o que achava dela; e claro, vídeos onde ela contava um pouco sobre si.

Quando a ex-BBB ficava no Paredão, havia conteúdos prontos feitos para que ela recrutasse seus seguidores, as "fadas sensatas". Quando ela ganhava a liderança (o que ocorreu uma vez só, mas havia conteúdo para todas as vezes possíveis), havia fotos dela usando coroa, tudo pré-produzido. Ela até se diferenciava ao retratar o reality não como um reality, mas como um "retiro espiritual".

Manu soube alavancar a situação que estava ao extremo.

As Lições

A grande primeira lição que podemos tirar dessa história, é exatamente essa: não importa a situação, tente vê-la de diferentes perspectivas para que você possa tirar maior proveito dela. Manu poderia ter simplesmente seguido o padrão, mas sua noção de saber que estar confinada era uma oportunidade, e não uma dificuldade, foi imprescindível para o sucesso da campanha.

A segunda lição é que planejamento compensa. Planos, não valem muito, pois um plano nem sempre dá certo. Porém se planejar para caso um plano não funcione, aí sim é útil. Dos mais de 120 vídeos produzidos pela cantora tentando englobar todas as situações possíveis, chuto que dois terços não devem ter sido publicados, mas os que foram, tiveram sucesso, e isso só foi possível graças ao planejamento.

A terceira lição é: cerque-se de pessoas ótimas e execute com maestria. Tanto Manu quanto sua equipe executaram, da estratégia, à produção, às postagens, de forma invejável. O time responsável pelas postagens no perfil da cantora tinham que estar sempre atentos ao que acontecia dentro da casa, e seguir um plano detalhado criado pela cantora para garantir que as postagens chegassem na hora certa, na situação correta.

A quarta lição é sobre conhecer a sua audiência. A própria Manu dizia que não sabia que o plano daria certo, ela acreditava que não eram muitas pessoas que viam BBB, talvez por causa do círculo social dela. Mas, a verdade é que esse BBB teve uma audiência recorde (méritos da Rede Globo pela estratégia). Mesmo assim, a cantora preparou conteúdos focados em se apresentar ao público que não a conhecia, que estaria curioso para ver quem era aquela mulher.

A quinta e última lição é sobre autenticidade. Convenhamos, depois de 18 anos de Big Brother, as pessoas estavam um pouco cansadas, a audiência não caía, mas o engajamento sim, o hype da novidade já havia se esvairado, fora a imagem ruim que o reality tem de que as pessoas fingem (ou são obrigadas a fingir?) serem outras quando estão lá dentro. A sacada de Manu foi retratar uma outra face sua, uma mais autêntica protegida das dinâmicas de um reality show, em suas próprias redes sociais. Ao se referir ao programa nas suas redes como um "retiro espiritual", quase que como debochando do mesmo, ela conseguiu obter a atenção de vários telespectadores.

É isso, embora eu não seja um grande consumidor de redes sociais ou programas de TV, e que não tenha visto nenhum episódio desse ano do reality (que eu me lembre, vi nesses 18 anos de programa, talvez 70% da primeira edição), não é difícil entender que podemos aprender sempre, até com assuntos que fogem do nosso interesse.








Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos