5 Lições de Ted Lasso para aplicar em assessoria de imprensa

5 Lições de Ted Lasso para aplicar em assessoria de imprensa

Antes de iniciar a abordagem destaco que não sou a pessoa que assiste tudo tentando tirar uma lição. Na maior parte das vezes, quero apenas ver algo para distrair, relaxar e me divertir. Mas com Ted Lasso foi impossível não mergulhar no mar de possibilidades de aprendizagem oferecido. Uma série de futebol que, simplesmente, fala de tudo, menos futebol. 

Ao longo de três temporadas, a produção audiovisual trata de diversos temas, muitos deles ainda sensíveis, de maneira simples, objetiva e transparente. Digamos que consegui ver em Ted Lasso um sutil manual, com lições valiosas. Listei algumas delas, no entanto não as adote como uma regra rígida. São dicas que ajudam e não cumpri-las a todo momento não nos transforma em profissionais ruins. 

1. Empatia  

Não são poucas as vezes que Ted nos mostra que se colocar no lugar do outro é vital. Em assessoria não é diferente. Para alcançar uma comunicação eficaz, tenha empatia na escrita, na fala e no visual. Sempre que estiver produzindo, lembre-se que não está fazendo para você, mas sim para pessoas de diferentes realidades e que, uniformemente, precisam ser conectadas ao conteúdo. 

Desenvolver trabalhos que consigam conversar de maneira clara e direta com os mais diversificados grupos é fundamental. O público é, possivelmente, a peça mais importante dessa engrenagem, afinal é ele a audiência a ser atingida. Esse é, inclusive, um tema que pretendo tratar de forma mais detalhada em uma outra oportunidade.

2. Construção de relacionamentos

O trabalho de Lasso tem como um dos eixos a construção de laços. No AFC Richmond, o treinador constrói relações que vão desde a presidente do clube ao jovem roupeiro. Da mesma forma, em assessoria de imprensa, relacionamentos sólidos com assessorado, equipe e jornalistas facilitam o fluxo de informações e a colaboração com pautas, respostas e até na gestão de uma crise. 

3. Gerenciamento de crises

Outra abordagem frequente são as situações de crise, nas quais o treinador sempre age com calma e estratégia. Essas habilidades são essenciais, pois crises geram alto nível de estresse. Para o assessor, é o momento de ter calma para colocar em prática as medidas necessárias. Todavia, lembre-se, calma não é sinônimo de lentidão, assim como agilidade não é desespero. 

4. Comunicação transparente

Talvez um dos atributos que Lasso mais precisou colocar em prática durante sua jornada foi a comunicação transparente. Imagine o peso de chegar em uma equipe que está mal no campeonato, sem nunca ter treinado qualquer time de futebol e, claramente, com um conhecimento limitado sobre o esporte. 

Nesse contexto, ele sempre prezou por uma comunicação sincera com dirigentes, jogadores, torcedores e jornalistas. Em assessoria, muitas vezes, caberá ao assessor a missão de dar um feedback não desejado pelo cliente, fazer correções ou apontar possibilidades de falhas. A transparência é o alicerce de um vínculo de confiança e nos aproxima dos resultados positivos. 

5. Comemorar pequenas vitórias

Essa é para encerrarmos com uma espécie de bônus pelo árduo trabalho. Ted Lasso festeja cada resultado que considera uma vitória: um gol, uma jogada treinada que dá certo, um triunfo inesperado no campeonato, o aprendizado de uma tática nova, a entrada de um novo membro para o “Diamond Dogs”. 

Então, também celebre suas vitórias! Comemore o release emplacado, o artigo produzido, a pauta finalizada, a entrevista que conseguiu agendar. Celebre suas vitórias. Reconhecer conquistas, mesmo que modestas, é essencial para autoestima e nos mantém motivados a continuar desenvolvendo bons trabalhos. 

Ah, é claro que, junto com todas essas lições, também consegui me distrair, relaxar e divertir. Portanto, se você ainda não assistiu Ted Lasso, pode aproveitar sem medo e prepare-se para ser inserido em um universo no qual a comunicação vai muito além dos campos de futebol. 

Bruno Vicente é jornalista, atuando em assessoria de imprensa.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos