5 Lições profissionais que você pode aprender assistindo ao MasterChef Brasil
O MasterChef Brasil é um talent show de culinária brasileiro baseado no formato do Reino Unido exibido pela BBC. O programa conta com três consagrados chefes da gastronomia brasileira e mundial:
Henrique Fogaça é cantor, empresário e chef de três restaurantes.
Erick Jacquim, francês, trabalhou em diversos restaurantes de renome em Paris. Premiadíssimo é um dos maiores chefes do Brasil.
Paola Carosella, é argentina, cozinheira e empresária executiva, recebeu vários prêmios culinários durante a carreira.
Cozinhar é uma arte que precisa de concentração, talento e disposição. Um cozinheiro atrapalhado, estressado, não pode apresentar um bom prato. Podemos trazer muitos dos conceitos da arte culinária para o nosso dia a dia e para nossa profissão.
#1.O talento pode ser desenvolvido
Na cozinha do MasterChef podemos ver a evolução dos cozinheiros que se superam a cada novo desafio, apresentando pratos cada vez mais elaborados e saborosos.
O desejo de realizar algo pode mover um indivíduo a desenvolver um talento especifico. Para isso precisamos ter interesse no que estamos fazendo, esse é um passo importante, a partir de então como na jornada do herói, é imprescindível um bom treinamento, tanto pratico, como teórico, arregimentado com disciplina e perseverança.
#2. Gerencie suas Emoções
Toda competição traz consigo uma grande carga emocional, e autocontrole é uma peça fundamental para manter o foco e cozinhar bem.
Investir em inteligência emocional é tão importante quanto ter bons cursos, formação acadêmica e especializações, saber lidar com os desafios do cotidiano faz parte do caminho para obter o sucesso desejado. Isso significa ter determinação, se relacionar com os demais profissionais, se recuperar mesmo nos momentos difíceis, ter o poder de superação e se manter focado, enfrentar as situações adversas do dia a dia.
O profissional com esse perfil avalia seus erros e consegue se corrigir, pensa em outras possibilidades, não se escraviza por críticas, nos momentos difíceis, busca novas alternativas para alcançar seus objetivos. As escolhas levam a perdas e ganhos, saber lidar com as perdas possibilita vencer muitas situações.
#3. Trabalho em Equipe
Durante o programa são realizadas as mais diversas provas em grupo, nelas podemos ver pontos importantes do trabalho em equipe, bons e maus exemplos e aprender com eles.
O esforço coletivo tem o intuito de resolver problemas ou de cumprir uma determinada tarefa. Dessa forma o desempenho da equipe pode ser mensurado pela divisão das atividades e execução dos processos. Em uma equipe cada um desempenha um papel para atingir um mesmo objetivo, um todo. Um bom trabalho em equipe traz união e força.
Pessoas diferentes pensam de maneira diferente, logo temos diferentes soluções para os problemas.
O desempenho da equipe depende da personalidade dos indivíduos que a compõe e do relacionamento entre eles. Quanto mais compatibilidade entre as personalidades que trabalham juntas, maior benefício será agregado a equipe. Nesse momento buscar interesses individuais não é interessante, a equipe vem em primeiro lugar.
#4. Aprenda com os erros
Os profissionais também erram, durante sua jornada no programa percebemos que os cozinheiros tiram bons exemplos dos seus erros e levam muito a sério a superação das falhas.
Errar constantemente em um ponto não pode ser um comportamento comum. Nossa jornada profissional é constituída de erros e acertos, por mais que tentemos ser assertivos. Após o erro é essencial focar no crescimento pessoal e profissional, buscando aprender com o que deu errado, assim, o ocorrido te servirá como lição de como não fazer.
Não tenha em sua mente o simples conceito que errar é ruim. O erro é penoso, e tem suas consequências, no entanto encara-lo simplesmente como algo depreciativo impede avanços.
A experiência do erro deve ser tratada como crescimento e aprendizado. Assuma seus erros e não fique justificando, encare o problema, entenda os motivos pelos quais o erro aconteceu, seja sincero com quem foi atingido pelas falhas e peça desculpas, trabalhe sua superação.
#5. Autoconhecimento, o que você faz te traz paixão?
Os participantes se estimulam a realizar suas tarefas da melhor maneira possível, colocando energia no que estão fazendo, para assim se tornarem master chefes.
Fazer uma reflexão sobre dar um sentido à vida é algo muito importante, para que não sejamos como formigas indo e vindo, carregandofolhas, simplesmente trabalhando.
O trabalho que vale a pena é aquele que te traz realização. Existem questões que são individuais, que podemos responder baseados em nossas experiências, para definiras prioridades e afinidades.
Com talento e paixão podemos produzir trabalhos incríveis, daí a importância de saber se estamos encaixados em algo que gostamos e temos talento para fazer.
Ao descobrir suas aptidões é muito importante desenvolve-las até a excelência, não apenas pelo reconhecimento, mas porque de alguma forma estaremos contribuindo com o mundo a nossa volta em pequena ou grande escala.
Trabalhos notáveis são feitos por pessoas que demonstram seu potencial. Bons profissionais são fieis a seus valores, cumprem com sua palavra, assim são levados a sério, dignos de confiança, atingem a notoriedade e excelência.
Danyllo Rodrigues
Tecnologia em gestão de qualidade, auditoria interna e externa ISO 9001/ ISO/IEC 17025:17, Microsoft excel avançado,programação em linguagem VBA.
3 semMuitas, organização, preparo, execução e muitas outras. Pesadelo na cozinha ensina e muito ter esta oportunidade, experiência e seleção. Não se restringindo a gastronomia mas diversas aplicações práticas nas organizações de diversos serviços e indústrias.
Recursos Humanos na CIANB
1 aAna Paula Padrão
Recursos Humanos na CIANB
5 aEscuela MasterChef MasterChef FoodTruck Masterchef Culinary Group Masterchef Inc #masterchef