5 mitos e verdades sobre assessoria de imprensa
Desde que o mundo é mundo, os meios de comunicação desempenham o papel de difundir informações à população. A imprensa brasileira, por exemplo, tem um papel significativo na construção histórica, política e social do país. Com o desenvolvimento de novas tecnologias, os meios de comunicação de massa têm avançado e ampliado o poder de difusão de conhecimento e informação.
De acordo com dados da Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílio Contínua (PNAD) do IBGE, realizada em 2016, 64,7% de toda a população nacional acessam a internet, o que representa uma média de 116 milhões de pessoas.
Ocorre que as marcas e empresas ainda têm uma série de incertezas de como adotar os jornais, revistas, blogs, programas de rádios, de TV e redes sociais como aliados na estratégia de comunicação. Veja 5 mitos e verdades sobre a assessoria de imprensa:
- Assessoria de imprensa aumenta as vendas
Mito. A assessoria de imprensa não é um canal de venda e sim de posicionamento de marca, portanto não é porque a marca ganhou destaque em um veículo de relevância nacional que automaticamente as vendas do produto ou serviço aumentarão. Ter um bom produto/serviço e estar em evidência no mercado facilita e apoia a estratégia de vendas, mas não faz o trabalho dela.
- Micro e pequenas empresas não possuem demanda para assessoria deimprensa
Mito. O tamanho de uma empresa não determina a relevância dela no mercado, portanto se a marca possui um produto ou serviço de impacto no mercado, consequentemente ela possui um capital informativo a ser compartilhado. Vale lembrar que a comunicação é indispensável na estratégia de uma marca ou empresa que deseja se destacar no segmento de atuação.
- A matéria-prima da assessoria de imprensa é a informação
Verdade. Qualquer veículo de comunicação visa, basicamente, a transmissão de notícias relevantes, portanto a assessoria de imprensa é responsável por transformar a informação de uma empresa em notícia para os jornais, revistas, emissoras de rádios, televisão e sites de notícias.
- Assessoria de imprensa traz credibilidade ao negócio
Verdade. A AI é uma ferramenta da comunicação que auxilia profissionais e marcas na busca da construção da autoridade dentro do mercado de atuação com o desafio de transformar a informação do assessorado em notícia. Para esse trabalho, é fundamental a geração de conteúdo relevante para inserção na área editorial dos veículos de massa para atingir o posicionamento da marca e/ou porta-voz como especialistas no assunto abordado em cada matéria.
- Assessoria de imprensa não substitui o marketing da empresa
Verdade. Quando o tema marketing é abordado, muitos já relacionam com divulgação, mas o marketing vem muito antes do processo de fisgar a atenção do consumidor. Omarketing tem como principal finalidade entender as necessidades e desejos do cliente, por isso o processo começa desde a estruturação do negócio com a análise de diferenciais competitivos, visão de futuro e estratégia, passa pelo estudo de mercado com identificação das tendências do segmento, diagnóstico de concorrência, estrutura do produto/serviço com pesquisa, desenvolvimento, precificação e transforma a empresa em marca, a fim de consolidá-la no mercado para então chegar na divulgação, ufa! Esta última etapa dispõe de uma gama de ferramentas, como a assessoria de imprensa e a divulgação nas redes sociais para só depois gerar as vendas, que todos sabemos que é o principal objetivo de qualquer empresa.