5 Passos para formular sua Estratégia e O Poderoso Chefão
ALERTA DE SPOILER DO PODEROSO CHEFÃO
Avaliado como o 2º melhor filme da história pelo IMDB, desta vez reflexões sobre o super clássico: O Poderoso Chefão. Você pode ter até não assistido, mas com certeza já ouviu falar e já escutou a música tema do filme.
Para os que adoram esse filme, como eu, recordam que em um dado momento Michael, o herdeiro de Don Vito Corleone, quando assume os empreendimentos da família (ilegais obviamente), promete à esposa Kay que todos os negócios se tornarão lícitos em 5 anos.
Qual é a estratégia de Michael? Você acha que este objetivo está bem traçado? Uma meta bem feita é desdobrada de um objetivo bem estabelecido. Mas o que são esses termos? Como estruturar tudo isso?
Segue algumas dicas de como arquitetar todo um sistema de metas:
1. O primeiro passo de Michael deveria ser definir referenciais estratégicos (missão, visão e valores). Ou seja, o que ele realmente faz como propósito, aonde ele quer estar em tanto tempo e quais barreiras éticas ele tomará para atingir seus anseios. Nesse caso poderia ficar assim:
a) Missão: Ser uma Holding Familiar competitiva, inovadora e ousada, que visa sempre ao bem-estar da comunidade e ao respeito à família. Ser a líder e conduzidora das demais famílias de negócios ilegais à legitimidade.
b) Visão: Ser a primeira Holding Familiar de Negócios Ilegais Ítalo-Americana a se tornar totalmente legalizada e mantendo-se próspera nos próximos 5 anos.
c) Valores: Transparência, Liderança Empreendedora, Família e Respeito
2. Objetivo: é o propósito de realizar algo, é aonde se quer chegar. É ele que fornece a direção do que se deseja e deve fazer, e serve como guia para que o sonho seja finalmente realizado. No nosso exemplo: "Legalizar os Negócios da Família"
3. Meta: é o objetivo de forma quantificada e com prazo. "Legalizar 100% os Negócios da Família em 5 anos
4. Desdobramento de Metas: para isso, Michael e sua família precisam destrinchar o objetivo e meta principal em objetivos (ou diretrizes) e metas para cargos abaixo, até a operacionalizarem a rotina.
Por exemplo: se a meta principal é Legalizar 100% os Negócios da Família em 5 anos, será necessário desdobrar a diminuição das verbas para compras de juízes e aumento dos dias sem acidentes de trabalho (mortes ou feridos).
5. Por último, seriam feitos planos de ação para cada membro da família!
Em suma, tente usar verbos fortes para os referenciais estratégicos, os objetivos e as metas. Além disso, seja sucinto e use palavras nos referenciais que possam ser desdobradas nas metas.
Aos que viram o filme até o final da saga, na terceira parte, sabem que Michael falha miseravelmente e mantém muitos mais anos a postergação da sua legitimidade nos negócios.
E aí, você já assistiu a trilogia do Poderoso Chefão?! E você tem referenciais, objetivos e metas bem definidos para sua empresa ou sua carreira?
Comenta aí!
Engenheiro Sênior | Planejamento e Controle de Projetos | Ero Brasil
4 aMuito clara a relação entre o filme e a formulação de estratégias!
Excelente!!
Especialista FP&A | Planejamento | FP&A
4 aExcelente!!
Psicóloga Cognitivo-Comportamental
4 aExcelente Ari! Ótima análise!
Data Analyst @ Avanade | Power BI Specialist
4 aQue aula, muito bom! Parabéns amigo!!