#5 | Quem é você?
✨ Antes de mais nada, oie, é um prazer ter você aqui!
Quem é você? Posso afirmar com bastante precisão que a sua resposta será relacionada com aquilo que você faz, seu trabalho, ao cargo que ocupa, a empresa que trabalha ou até mesmo seu status social. Mas quando você se olha no espelho, consegue responder com clareza quem é você além do momento que você está vivendo?
Quais são seus hobbies? Qual o seu livro favorito? E qual é o filme que você assistiu várias vezes? O que você faz para se sentir feliz? Qual o seu sonho secreto? Qual sua playlist preferida?
É muito comum respondermos a essa pergunta do quem é você e relacionar com o atual momento que estamos. E então você é demitido, troca de empresa, deixa de ser aquele cargo que você estava tão acostumado a se apresentar nos lugares. Veja bem, perder o emprego é algo comum e pode acontecer com qualquer um. O ponto aqui é você saber se descrever além da sua carreira, é algo mais profundo mesmo e não precisa ser do dia para noite. Isso também é autoconhecimento.
Esse debate me fez lembrar de um livro que li no ano passado, a Biblioteca da Meia-Noite do autor Matt Haig. Esse é um livro sobre possibilidades ilimitadas, sobre as diferentes vidas que você poderia viver até encontrar aquela que você mais se identifica.
É como se você respondesse todos os seus “e se”. Se eu tivesse cursado jornalismo, se eu tivesse feito intercâmbio, se eu tivesse ido para outra empresa… Essa é uma daquelas leituras de tirar o fôlego e me fez refletir em vários momentos, pra falar a verdade, quase o livro inteiro.
“Há vidas em que você toma diferentes decisões. E essas decisões levam a resultados distintos. Se tivesse feito apenas uma coisa de maneira diferente, você teria uma história de vida diferente. E todas elas existem, na Biblioteca da Meia-Noite. Todas são tão reais quanto esta vida.”
Inclusive, recomendo demais a leitura para você - que assim como eu e talvez todo mundo - que se pergunta sobre os caminhos diferentes que poderia ter seguido. E tente não pensar como forma de arrependimento, costumo dizer que tudo que eu fiz, todas as minhas escolhas, me trouxeram até aqui, neste exato momento. Talvez eu não entenda qual o propósito agora, mas sei que é o melhor que posso fazer.
Recomendados pelo LinkedIn
Fiquei inspirada pelo tema da crônica de hoje e decidi tentar contar um pouco sobre como eu me vejo. Espero que de alguma forma você possa se inspirar para tentar fazer o exercício de se descrever sem falar do seu trabalho ou do seu cargo.
"Eu sou a Laís, nasci no dia 17 de junho de 1996 em um dois dias mais frios de outono (segundo a minha mãe). Tenho 26 anos, me emociono sem medo de deixar as lágrimas transbordarem - isso é com tudo, pessoas, filmes, músicas, animais - tudo me emociona. Gosto de planejar, observar e sentir o vento nos meus cabelos quando ando de bicicleta. Adoro rir escandalosamente alto, sonhar acordada e acreditar que a minha vida é um musical. Vejo a vida com uma película mais romântica, sensível e positiva, assim como no filme francês o Fabuloso Destino de Amélie Poulain. Ah, eu não seria eu se não estivesse lendo um livro, rindo à toa com algum meme da internet e respondendo mensagens com emojis. Gosto de ver o lado bom da vida e o copo meio cheio, coleciono frases, trechos de livros e playlists."
E você quem é?
Um beijo,
La 💫
*p.s: agora você também pode ler a minha news direto na sua caixa de entrada, já aviso que por lá vou colocar alguns conteúdos extras com indicações e links. > Se quiser, inscreva-se aqui.
Analista de Marketing | Redes Sociais | Branding | Comunicação Institucional
1 aEsse livro está na minha listinha, Laís! Fiquei ainda mais animada para ler agora. 😊
Analista de marketing digital | Pós-graduação em Branding
1 aEspetacular! Este livro é maravilhoso, achei excelente incluí-lo neste tema tão importante da nossa vida, que corriqueiramente deixamos de lado.