Você precisa ser o que o mundo espera de você?

Você precisa ser o que o mundo espera de você?

Acabei outro dia o livro "O Poder dos Inquietos" de Chris Guillebeau, este livro é essencialmente um manual de provocações. Eu fiz isso, faço aquilo, tenho como meta X e busco Y. Na publicação há boas perguntas e dentro de toda essa narrativa o que me chamou a atenção é:

  • O respeito com aqueles que não tinham nenhuma intenção de fazer qualquer daquelas coisas.
  • O verdadeiro manual de instruções contra negativas, ou seja, aquelas pessoas que só encontram objeções para vivenciar o próprio sonho.

A primeira pergunta que o livro te obriga a responder para que você possa seguir adiante é: eu sei o que quero? Qual é o meu propósito? O que de fato me faz feliz? Sem que você possa responder estas perguntas não é possível realizar qualquer coisa.

Já falei em diversos textos e postagens de pessoas que eram X e apesar de carreiras consolidadas tiveram a coragem de se tornarem Y, e sabem o motivo disso ser possível? Porque de fato não se importaram com o que o status quo, mas sim, buscaram a felicidade nas suas ações.

Um dos casos que já citei aqui foi o do professor/palestrante/motivador/especialista, Cristiano Santos. Já tive oportunidade de assistir diversas palestras dele sobre o Linkedin, e em todas ele fala sobre a sua vida, como "brincava" na infância de dar aulas para a vizinhança e como teve a coragam de abandonar uma carreira no Grupo Globo para se dedicar ao que ama.

Ele provavelmente:

  • Enfrentou resistência dos familiares e amigos: O queeeeeee? Você vai sair da Globo?
  • Provavelmente enfrentou o mais terrível dos medos: Mas e se não der certo?

Ou ele simplesmente foi sem exitar. Não sei. Só ele sabe, mas o fato é que hoje faz o que ama, demonstra felicidade e motiva todos a seu redor.

O fato é único: em regra você deve sempre buscar aquilo que te faz feliz. Sempre. Mas só você e ninguém mais que você sabe o tamanho do seu calo, talvez você não possa abrir mão de um emprego na Globo. Talvez você esteja em um momento de vida extremamente difícil, fazendo algo que não te deixa completo e ainda assim não possa mudar. O que fazer?

Agir!

Como?

Faça planos e metas. Essencialmente o livro que citei acima fala disso. Por exemplo: Meu sonho é fazer o caminho de Santiago, custa caro, não tenho essa grana, preciso de 40 dias, etc, etc, etc... Então, bora fazer metas, pequenas metas, como economizar 100 talkeis por mês.

Ah, minha meta é abandonar esse trabalho mas não posso ficar sem o pagamento. OK, vamos ao papel. Quanto ganho? Quanto preciso economizar para sobreviver sem esse trabalho por um tempo? Que cursos preciso fazer para me atualizar e ter chances em outra área, enfim...

O importante é: você não está em uma bolha interna. Você pode agir. Pode não ser como um estalar de dedos, pode ser amanhã, mas pode ser. Essa é a mensagem. Levante a manga da camisa, foco, fé e suor. Você, com certeza, irá conseguir!

Respondendo a provocação do título, não. Você não precisa ser o que o mundo espera de você, mas deve ser o que você mesmo espera.

Geziane Diosti

Assessora de imprensa e produtora de conteúdo

5 a

Obrigada por compartilhar esse texto e essa sugestão de livro. Era tudo que precisava para o dia de hoje! :)

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos