5 razões pelas quais as mulheres devem ser prioridade de diversidade
Imagem: freepik.com - Diversidade: Mulheres diversas

5 razões pelas quais as mulheres devem ser prioridade de diversidade

A diversidade é um dos grandes objetivos das organizações que buscam se alinhar aos princípios ESG - Environmental, Social as Corporate Governance e às ODS - Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e, em particular, daquelas que querem, com isso, atrair e reter os melhores talentos e tornarem-se mais rentáveis. No entanto, a diversidade não se limita à cor da pele, mas engloba todas as características que tornam as pessoas únicas, incluindo gênero, idade, orientação sexual, religião, origem regional e habilidades físicas e mentais.

As mulheres são uma parte importante da diversidade de qualquer organização e, de certa forma, “puxam essa fila”. Aqui estão cinco razões pelas quais as mulheres devem ser a sua principal prioridade de diversidade:

1. As mulheres são 50% da população mundial

 Relatório publicado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, PNUD e a Universidade de Liverpool (2022), confirma essa informação e destaca o quanto as cidades e espaços públicos são hostis e não representativos de quem é, nada mais, nada menos que metade de todos os humanos na face da Terra e responsáveis por dar vida à outra metade.

2. As mulheres trazem um novo conjunto de pontos de vista e experiências

A maneira de ver, sentir e entender as coisas e as pessoas por parte das mulheres difere daquela estabelecida nas empresas de cultura tradicional, até em função dos milênios de vivência em que vem sendo tratada como ser inferior e com direitos limitados ou inexistentes e objeto de vários tipos de assédio e violência.

3. As mulheres têm alto grau de empatia em relação a diversidade

Pesquisa da UCLA - Universidade da Califórnia em Los Angeles (2018) identifica que “mulheres são melhores em sentir a dor dos outros, em realmente sentir o que o outro está sentindo em um determinado momento”. E a pesquisa da Universidade de Cambridge (2021), com mais de meio milhão de participantes, afirma que "as mulheres são, no geral, seres mais empáticos do que as pessoas do sexo masculino”.

4. Empresas com mais mulheres em cargos de liderança têm melhores resultados financeiros

Esta informação vem sendo sucessivamente confirmada ano após ano. Conforme estudo da McKinsey de 2021, as organizações com mais mulheres na liderança, quando comparadas com a média da indústria, veem um resultado operacional 48% maior e uma força de crescimento no faturamento 70% maior. E o mais recente estudo do ID_BR - Instituto Identidades do Brasil (2022) constatou que “para casa 10% de elevação de diversidade de gênero há um acréscimo de quase 5% na produtividade das empresas”.

5. As mulheres são agentes de mudança social e política

Ao longo da história e em todas as culturas e áreas do conhecimento, as mulheres têm promovido mudanças das mais variadas maneiras. Desde na educação dos filhos e filhas - para que tenham futuro menos oprimido que elas -, até pelas próprias lutas, movimentos, estudos e pesquisas que, mesmo avançando em pequenos passos, vêm conquistando mais espaços para si e para suas semelhantes. [várias fontes]

Tais pontos, entre tantos, indicam que ao equilibrar homens e mulheres no quadro de colaboradores da empresa, estará agilizando seu grau de empatia e de desenvolvimento de ações de inclusão para todos os outros tipos de diversidade. Ao mesmo tempo, ao proporcionar oportunidades reais de evolução de carreira às mulheres, também estará investindo no crescimento da organização e melhoria de resultados financeiros.

Como está a sua empresa em relação ao equilíbrio entre homens e mulheres?

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Ana Manssour

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos