5 sinais de que você precisa reposicionar sua marca.
O reposicionamento ou rebranding compreende uma mudança de percepção do público em relação à marca, seus produtos e serviços. Reposicionar é repensar como a marca pretende ser lembrada e como essa mudança será conduzida. Exige estratégia, planejamento e inteligência de mercado e pode envolver mudança de nome, identidade visual, discurso, entre outros elementos.
Mais do que simplesmente mudar, é preciso entender os objetivos e resultados esperados com a mudança. Para isso, listamos 5 sinais de que um negócio precisa avaliar a necessidade de um reposicionamento de marca.
Declínio na participação de mercado.
Os resultados têm diminuído e ações pontuais não surtem mais o mesmo efeito. Seu segmento cresceu e com isso trouxe um aumento exponencial de concorrentes, fazendo com que sua marca perdesse competitividade e fatia do mercado. Se essa descrição tem sido assunto recorrente nas conversas com a sua equipe, você tem um grande indicativo de que sua marca precisa se reposicionar.
Mudanças de comportamento de consumo.
Com a evolução das gerações, também evoluem os comportamentos modos de pensar. Percepções que imperavam no consumo há alguns anos atrás hoje já parecem ultrapassadas.
Um bom exemplo é o segmento de cervejas. Por muito tempo as marcas associaram sua imagem a abordagens sexistas. Hoje, perante uma uma renovação da geração jovem com outra consciência e um evidente aumento de consumo de cervejas pelo público feminino, o histórico dessas marcas começou a jogar contra sua imagem.
Recomendados pelo LinkedIn
Alteração na gestão
Mudanças societárias ou de gestão, incorporações, vendas e fusões. Tudo que interfere diretamente na cultura organizacional costuma indicar uma revisão de posicionamento de marca. Construir senso de pertencimento, engajamento e sinergia em todas as entregas da empresa são ganhos de uma marca bem compreendida por todos os seus atores.
Abertura e expansão de mercado.
Conforme o negócio se desenvolve, novas oportunidades aparecem e podem ser ótimas portas de crescimento da empresa. Minha marca consegue sustentar a imagem no novo mercado que pretendo entrar? Qual será seu nível de percepção e desempenho? A mudança poderá causar algum conflito aos stakeholders atuais? Esses são alguns questionamentos que precisam de respostas antes de movimentos importantes em relação à expansão da marca no mercado.
Mudança estratégica de atuação.
Não é apenas sobre vender mais, mas vender melhor. Encontrar um nicho específico e construir reconhecimento nele tem sido uma estratégia bem-sucedida adotada por muitas marcas. Muitas vezes, um negócio não nasce com essa visão já estabelecida e só percebe tais caminhos mais adiante em sua trajetória. É aí que um reposicionamento de marca bem conduzido torna-se elemento-chave para o sucesso do negócio. Um ótimo exemplo é Havaianas. Um profundo reposicionamento fez a marca migrar de produto de baixo custo para um item de moda e ícone brasileiro.
Gostou do conteúdo?
Faça um contato e descubra o que podemos fazer pelo seu negócio.