5 tendências para gerir sua empresa de forma mais estratégica e otimizada

5 tendências para gerir sua empresa de forma mais estratégica e otimizada

Saiba por que propósito, segurança psicológica; cultura; ESG (Enviroment, Social and Governance) e gestão fina do fluxo de caixa são fatores tão importantes

Após passar alguns dias reunido com nossos conselheiros, e depois de muito aprendizado e reflexões, resolvi elencar 5 tendências que podem ajudar a sua empresa a crescer e se consolidar neste desafiador ano que será 2021. 

Entendendo cada uma das tendências e abrindo-se para colocar cada uma delas em prática, o empresário terá muito mais chance de sucesso. Vamos conhecer cada uma delas?

Propósito

O filósofo Aristóteles (384-322 a.C) dizia: “propósito é algo que tem a ver com você, mas que precisa incluir o outro”. Toda empresa tem que ter um propósito, ou melhor, ela precisa saber qual é este propósito. E, se este propósito levar em consideração o coletivo, a comunidade, os resultados tenderão a ser melhores.

Eu sempre digo: “Não ter propósito é o mesmo que caminhar no escuro”. A empresa que não estabelece seu propósito ou, esquece-se dele com o passar do tempo, nunca vai alcançar o seu máximo potencial. Ela vai andar em círculos, talvez alcance pequenos resultados, mas não chegará ao tão almejado sucesso.

E, não basta estabelecer seu propósito se você não escrevê-lo e não compartilhar com aqueles que ajudam a sua empresa a alcançar os resultados esperados.

Segurança Psicológica

Você, empresário, já sentou com seus funcionários e criou um pacto com eles? Esta é uma pergunta feita pela terapeuta Elaine Menezes, que trouxemos para um dos painéis desenvolvidos pelo CMJ. Para ela, cuidar dos colaboradores, cuidar da equipe de trabalho de sua empresa, é algo imprescindível, sobretudo neste período de crise.

Ou, como diz o empresário e fundador do Capitalismo Consciente no Brasil, Thomas Eckschmidt: “é preciso cuidar de quem cuida do seu negócio”. 

A terapeuta considera importante estabelecer acordos entre a empresa e os colaboradores. Todos são afetados, mas cada um tem uma percepção diferente do momento. E, cada um tem uma contribuição importante a dar e é preciso levar em conta o papel de cada um.

Ouvir e integrar sua equipe, humanizando a relação, é um diferencial para enfrentar os desafios. E, humanizar não significa abrir mão de seus propósitos, mas, ao contrário, envolver todos nesse processo, para que o sucesso seja alcançado por todos e não apenas pela empresa.

Eu gosto de pensar em uma equipe de trabalho, como um time de futebol. Cada um joga numa posição diferente, mas o objetivo é superar o adversário e chegar ao gol. Para isso, é preciso estratégias e, conhecendo e integrando cada jogador de seu time, os resultados serão melhores alcançados. Não é à toa que os treinadores são, antes de tudo, grandes estrategistas.

Leve este conceito para a sua empresa e veja a sua evolução em pouco tempo.  

Cultura

Essa tendência à qual chamamos cultura, ao lado das outras quatro, pode ser a chave que vai ajudar a empresa a passar pela pandemia e sair mais forte dela. Portanto, se você ainda não tem clareza sobre a sua, busque isso. Nós, do CMJ estamos aqui para te ajudar a superar mais essa crise. 

Entendemos por Cultura, a forma como sua empresa se comporta quando você não está olhando. ;-).

É importante lembrar que toda empresa tem uma cultura. A questão é: "É a cultura que você gostaria que ela tivesse?"

E, se você confia no seu time e sabe que ele conhece bem a Cultura da empresa, você poderá usar seu tempo fora do operacional e poderá se dedicar mais à parte estratégica da empresa.

Enviroment, Social and Governance

O Enviroment, Social and Governance-ESG ou, traduzindo para o português, a governança, o social e o ambiental. Não se pode administrar hoje uma empresa sem dar a devida atenção a esta tendência.

A sustentabilidade na cultura empresarial é um conceito cada vez mais presente, atual, urgente e indispensável.

Pensar num mundo melhor no futuro significa agir melhor no presente. Desta forma, as empresas que desenvolvem programas de ESG estão muito mais preparadas para enfrentar a tendência e a demanda pela sustentabilidade ambiental, as questões sociais e de governança.

Eu digo e repito sempre: “não é mais possível hoje ignorar tais tendências”. A empresa que não se adequar, conscientemente e não apenas por obrigação, vai ficar para trás na corrida em busca de novos clientes.

Aqui estamos falando de três fatores cruciais que envolvem, além do ambiental, também o social, como o envolvimento com a comunidade, com os colaboradores, dentro e fora do ambiente de trabalho.

E, da governança, aquilo que vai promover internamente na empresa conceitos como boas práticas de ética,   administrativas e de gestão. Além de lidar com temas como sucessão, retenção de talentos e crescimento sustentável. É preciso romper com as formas arcaicas de administração e implementar a modernização em vista de melhores resultados. 

Gestão do fluxo de caixa: Cash is king 

Em meio a tantas incertezas que envolvem a atividade empresarial, em um momento que muitos chamam de novo normal, o que fazer para que a sua empresa sobreviva e prospere? Como sobreviver em um mercado ‘amedrontado’ e cauteloso?

O que é certo é que as dúvidas e incertezas permanecem e o cenário exige cautela, mas não é hora de recuar, é preciso, no entanto, priorizar a liquidez e buscar garantir o caixa.

Nós, do CMJ, temos insistido muito na importância da Gestão do fluxo de caixa, o Cash is king. Se há algo que assimilamos ao longo dos anos de experiência empresarial é que: “uma empresa só quebra por falta de caixa”. 

Não é possível enfrentar qualquer crise sem garantir a liquidez necessária para que a empresa se mantenha em pé, produzindo, vendendo, cumprindo suas obrigações e honrando contratos e, o principal, garantindo a manutenção das vagas de trabalho. 

Estamos aqui para te ajudar a implementar as 5 tendências

O CMJ é um conselho de administração compartilhado para pequenas e médias empresas. 

Apoiamos e direcionamos empresários nos desafios de crescimento e futuro de seu negócio.

Reunimos empresas de diferentes segmentos num mesmo Conselho para análises, definição de estratégias e construção do plano de ação em temas como Governança Corporativa, Finanças, Gestão e Nova Economia, liderados por conselheiros experientes e fundamentados.

Caso ainda tenha dificuldades de implementar as 5 tendências acima ou não sabe por onde começar, venha bater um papo comigo! Te apresento o CMJ e juntos podemos #MudaroJogo!

Gustavo Succi, conselheiro Mudando o Jogo

gustavo@gustavosucci.com



Julia Ramos Guesser

Diretora de Conformidade. Workflow: Automatize as boas práticas de TI e Controle de Acessos dos Usuários sem complicação.

11 m

🤩

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Gustavo Succi

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos