5 tipos de concretos utilizados na Construção Civil
Você sabia que o concreto é um dos materiais mais importantes utilizados nas obras de Engenharia Civil? Pois é! E ele é conhecido também como argamassa de cimento, mas, na verdade, é uma mistura de cimento, areia, brita e água.
Esse material é muito conhecido pela sua capacidade de resistir a grandes pressões de compressão. E olha que interessante: existem vários tipos de concreto que resistem de forma diferente a vários tipos de pressão, flexão ou tração.
Hoje vou dividir com vocês 5 deles. Vou falar sobre alguns tipos de concretos utilizados na construção civil e suas principais funcionalidades.
Concreto convencional
Esse é o tipo mais usado de concreto no Brasil, sendo muito presente em praticamente todas as obras. Pode ser utilizado diretamente no solo, para fundações, ou ser lançado em fôrmas, para lajes e pisos.
Concreto armado
Se o concreto convencional é o mais utilizado nas obras, o armado é o mais comum no dia a dia. É um componente-chave para a estrutura de um projeto, como vigas, pilares e lajes.
Concreto leve
Esse tipo de concreto tem a sua principal característica no nome: ele é mais leve. É um material que pode gerar redução de custos e ainda oferecer baixa permeabilidade e redução de peso das estruturas. Entretanto, apesar dos ganhos, o concreto leve possui maior porosidade em sua composição – o que significa que exige um maior uso de água e tem riscos de segregação. A mistura é mais utilizada em peças pré-moldadas, fabricação de blocos, regularização de superfícies e enchimento de lajes.
Concreto pré-fabricado
Os blocos de concreto pré-fabricado são produzidos industrialmente, ou seja, fora da obra. Sendo assim, as peças são apenas encaixadas no local de execução da laje. Geralmente, essas peças vão sendo fabricadas à medida que surge a necessidade de uso.
Concreto projetado
Outro tipo de concreto muito usado no Brasil é o projetado, que também é conhecido como jateado, já que é aplicado via mangueiras de ar comprimido. Ele conta com alguns aditivos para gerar maior aderência e, por isso, é geralmente utilizado em encostas para evitar deslizamentos.
Você gosta de saber esse tipo de curiosidade? Se sim, comenta aqui sobre qual outro tema seria um bom top 5 que eu terei o maior prazer em dividir um pouco do meu conhecimento na engenharia civil com você!