Como as patologias da Construção Civil mexem no seu bolso.
Você não leu errado. Patologia é mesmo uma doença. E, acredite, na engenharia civil vemos muitas “obras doentes”.
Algumas patologias nessas obras são naturais e aparecem com o tempo. Outras acontecem como resposta às falhas construtivas ou erros na concepção do projeto.
As patologias mais comuns em obras são: fissuras, trincas e rachaduras, manchas, eflorescência, corrosão das armaduras e deterioração do concreto. Mas eu já vi de tudo acontecer em obras mal feitas!
E qual o prejuízo disso para o bolso do cliente?
Mais do que somente impacto negativo no trabalho do engenheiro, essas patologias indicam que algo vai mal na obra. E tudo que vai mal uma hora desanda!
Isso desvaloriza o imóvel e gera despesas consideráveis de conserto. É um trabalho chamado recuperação estrutural, que posso falar um pouco mais sobre isso em breve, se vocês tiverem interesse.
Diante disso, você entende por que existem normas que estabelecem parâmetros mínimos para o desempenho de algumas construções?
Uma coisa é fato: os pequenos detalhes têm muita importância em uma obra. E é aí que entra o nosso trabalho. A Conteste Engenharia realiza testes de desempenho e carga, investigação geotécnica e muitos outros serviços para garantir a segurança de uma obra saudável.
Conheça os nossos serviços: www.conteste.com.br