5 travas para o trabalho dos profissionais de GP

5 travas para o trabalho dos profissionais de GP

#1 Estrutura ou design organizacional

Quanto mais centralizada, matricial fraca/moderada ou departamentalizada for a estrutura, mais difícil será desenvolver uma gestão ágil ou híbrida ou tradicional de projetos. A forma como as pessoas estão organizadas impacta diretamente no envolvimento dos times, disponibilidade e produtividade no projeto.

# 2 Excesso de ambiguidade ou falta de clareza no papel do profissional

As organizações possuem expectativas distintas em relação aos profissionais de gerenciamento de projetos.  Em certos lugares o profissional terá poder e autonomia formal para tomar decisões e gerenciar efetivamente o time do projeto. Em outros ambientes os profissionais podem trabalhar de forma mais horizontalizada e com menos ou nenhuma hierarquia. O profissional terá o papel de um facilitador. O estilo de liderança poderá se dar pelo contexto, conhecimento ou inspiração.

O profissional pode cuidar de todo o ciclo de vida do projeto ou ser responsável por uma parte específica, uma fase, uma entrega, uma feature. A ambiguidade realmente faz parte da natureza desta profissão. A falta da clareza pode ocorrer principalmente em estruturas departamentalizadas, onde o profissional pode ter sobreposição com os gerentes funcionais. Ou, quando os objetivos do projeto não estão claros.

# 3 Cultura da organização

Se a empresa não possui uma cultura de colaboração, comunicação transparente, feedbacks frequentes e toma decisões exclusivamente "top down", implementar qualquer framework ágil será bem complexo ou mesmo impossível. Se a empresa não possuir cultura de gerenciamento profissional de projetos o caminho também será mais longo e será necessário começar do começo. Menor foco em metodologias e mais foco em entregar valor e criar uma cultura de gerenciamento profissional aos poucos.

# 4 Ausência de objetivos estratégicos

Seu papel é entregar valor e benefícios. Os projetos existem para ajudar na execução da estratégia das organizações. Você trabalha no projeto para gerar transformação e resultado. Você pode até conseguir entregar o que for proposto no prazo ou dentro do orçamento combinado. Se você não sabe qual ou quais são os objetivos, dificilmente conseguirá entregar projetos de sucesso.

# 5 Liderança

As lideranças das organizações são fundamentais para fazer o projeto acontecer. Os projetos precisam de investimento e, também, patrocínio para ganharem espaço nas pautas executivas. O líder do projeto, o PO ou scrum master podem ter habilidades  e conhecimentos excelentes, contudo, todos precisam de lideranças que apoiem os projetos e ajudem o time a fazer acontecer seja dando autonomia, investimento, mentoria ou apoiando na visibilidade e força dentro da organização.

Outros fatores da organizações impactam mais o seu trabalho como profissional de gerenciamento de projetos?

Me deixe saber ;)



Jonatan Machado

Desenvolvedor | Mentor | Scrum Master

2 a

Lendo o item 1, lembrei na hora da lei de Conway, que diz que as estruturas dos sistemas de software são "espelhos" das estruturas das organizações que os desenvolvem.

Ludmila Scalco

Gestão de Projetos em TI | PMO | Gestão de Processos | Planejamento Estratégico | Gestão Acadêmica | ERP Acadêmico | Implantação de sistemas | Especialista em Metodologias Ágeis

2 a

Destaco também a importância do kick off estruturado, para que todos os envolvidos no projeto tenham ciência do seu papel e possam dar o devido direcionamento aos seus times. A falta de alinhamento desencadeia em atrasos nas entregas, por não serem priorizados no escopo de atuação do time.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos