57º Congresso Brasileiro do Concreto foca sustentabilidade nas construções
O Ibracon (Instituto Brasileiro do Concreto) promove, de 27 a 30 de outubro, em Bonito (MS), o 57º Congresso Brasileiro do Concreto, sob o tema “O futuro do concreto para a sustentabilidade nas construções”.
Fórum nacional de divulgação e debates sobre a tecnologia do concreto e seus sistemas construtivos, o evento objetiva divulgar as pesquisas científicas e tecnológicas sobre o concreto e as estruturas de concreto, em termos de produtos e processos, práticas construtivas, normalização técnica, análise e projeto estrutural e sustentabilidade.
Pesquisadores, profissionais e estudantes de instituições de ensino e pesquisa, de associações, de empresas e órgãos governamentais da cadeia produtiva do concreto têm a oportunidade de apresentar e debater seus trabalhos técnico-científicos, bem como aprender com especialistas e colegas sobre os mais recentes avanços no conhecimento sobre o concreto e seus sistemas construtivos.
Em média, são apresentados aproximadamente 500 trabalhos nas mais de dez sessões científicas do evento. Além disso, pesquisadores de conceituadas universidades nacionais e internacionais apresentam os recentes avanços e descobertas científicas e tecnológicas sobre o concreto em seus campos de especialização.
Fazem parte ainda da programação os eventos paralelos, como a 3rd Internacional Conference on Best Practices for Concrete Pavements, o Simpósio sobre Estruturas de Fundações, o Simpósio sobre Modelagem Computacional de Estruturas de Concreto e o II Simpósio sobre Durabilidade das Estruturas de Concreto.
A cada edição do Congresso, realiza-se a Feira Brasileira das Construções em Concreto - Feibracon, espaço de exposição para os produtos e serviços das empresas da cadeia produtiva do concreto e para o estreitamento de relacionamento dessas empresas com seus clientes e potenciais clientes. Adicionalmente, as empresas patrocinadoras do evento têm a chance de apresentar palestras técnico-comerciais no Seminário das Novas Tecnologias, que também compõe a programação.
À parte sua extensa programação técnica, o Congresso valoriza o aspecto social do congraçamento e relacionamento dos profissionais, por meio de coquetéis, jantares, premiações e concursos estudantis, realizados durante os quatro dias do evento. Particularmente, a agitação estudantil nas competições Aparato de Proteção ao Ovo (APO), Concrebol, Concreto Colorido de Alta Resistência (Cocar) e Ousadia deixa a cada ano suas impressões positivas nos congressistas por seu entusiasmo, espírito de competição e de respeito com os concorrentes.
O Congresso Brasileiro do Concreto é aberto aos profissionais em geral do setor construtivo, tecnologistas de concreto, projetistas de estruturas, professores e estudantes de Engenharia Civil, Arquitetura e Tecnologia, profissionais técnicos de construtoras, empresas de energia, fabricantes de equipamentos e materiais para construção, laboratórios de controle tecnológico, órgãos governamentais e associações técnicas, que queiram aprender mais, discutir e se atualizar sobre a tecnologia do concreto e de seus sistemas construtivos. Nas últimas edições, o evento contou com a participação de mais de mil inscritos.