570 Implementando CRM e BI

570 Implementando CRM e BI

Tenho observado algumas Empresas, procurando informações e tentando de alguma forma, implementar alguma solução de CRM (Customer Relationship Management) e de BI (Business Inteligence), para alavancar suas vendas.

Tudo me parece válido para tentar alavancar vendas, contudo, enquanto algumas empresas estão procurando algo que já estaria no linear da obsolescência, a maioria está procurando focar seus investimentos em Armazéns de Dados e Análises preditivas, integrados ao perfil dinâmico do Cliente efetivo, sendo este, fidelizado ou não.

Criar um “armazém de dados”, pode ser uma oportunidade, mas, dá trabalho e necessita de certo fator de investimento. Não somente, investimento financeiro, mas, de inteligência.

Uma vez que a empresa possua uma área estruturada de depósito de informações pertinentes ao Cliente, basta agora, captar de forma automatizada, todos os seus dados. Lembrando que as visitas aos clientes, seguidas da cansativa atividade de lançar no CRM, várias informações que nem sempre são reais, é coisa do passado.

Capturar gradativa e automaticamente, todos os dados de suas várias redes sociais; fotos de familiares; artigos publicados; principais notícias que são consultadas por este cliente, seus contatos telefônicos, WhatsApp; quais websites tem acessado; onde possuem conta corrente; onde frequenta, enquanto pessoa física ou jurídica; onde almoça; quais são seus gostos; que carro possuem; quais são seus planos para o futuro; em que mês viaja e em que mês compra as passagens; poder aquisitivo; o que tem “curtido” na internet; quais são suas ultimas reclamações; por onde anda, entre outros, são alguns dos itens a serem incorporados ao novo perfil deste Cliente, deixando o estático e antiquado campo tabulado do CRM, em seu lugar, ou seja, no século XX.

Por fim, não apenas capturar e incorporar ao perfil, mas, trabalhar com esses dados, cruzando de modo estruturado, ao ponto de transformar em informações valiosas para a oferta do produto certo, na hora certa, da forma que este Cliente estava intuitivamente, necessitando. Indo além de somente fazer a oferta na hora certa, mas, se adiantar e oferecer algo, que ele costuma fazer periodicamente, se antecipando à sua necessidade.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos