5W2H e Planejamento Operacional: faça seu Planejamento Estratégico bombar!!!
Você já teve a experiência de ver Planejamentos Estratégicos falharem seguidamente? Viu a mesma estratégia aparecer ano após ano? A concorrência parece cada vez mais à frente? Esse texto é para você!
As empresas são especialistas em falar de Planejamento Estratégico. Apesar disso, muitas vezes as estratégias não parecem mudar muito a cada revisão e o sentimento é de que a concorrência continua à frente.
Você sabe porquê?
É porque as organizações definem as Estratégias no Planejamento Estratégico, se preocupam em desdobra-las em Objetivos Estratégicos no Planejamento Tático, mas não se engajam em dizer como tais Objetivos serão atingidos.
O Plano Tático traça as linhas gerais operacionais de uma organização, mas é o Plano Operacional que detalha a operação.
Você quer saber como atingir os objetivos em sua empresa?
Antes de saber como atingir objetivos na sua empresa, é preciso entender o Planejamento Operacional. Ele representa o nível executor da organização, ou seja, de coordenadores, analistas, especialistas e técnicos e foca em métodos, projetos, e atividades. Os resultados esperados deste nível do planejamento são planos de ação, processos, fluxogramas e check-lists. O Planejamento Operacional inclui cada grupo de tarefas que necessitam ser executadas, é bastante detalhado e é direcionado para o curto prazo.
Você não acha que seria útil ter uma ferramenta para ajudar no Planejamento Operacional?
Ela existe e é conhecida como 5W2H! Como o Planejamento Operacional especifica os recursos necessários para concluir determinada tarefa, o 5W2H é muito útil.
O 5W2H é uma ferramenta lógica que, baseada em perguntas simples, exige a definição dos principais aspectos necessários para a efetiva execução de uma atividade. O termo 5W2H é detalhado abaixo:
- What – qual é o objetivo ou meta?
- Why – porque está sendo feito e qual benefício trará?
- Who – quem será o responsável?
- Where – onde será realizado e por qual departamento?
- When – qual o cronograma?
- How – como será feito e quais atividades e tarefas serão executadas?
- How much – quanto de recursos, inclusive financeiros, serão despendidos?
Ao oferecer respostas para todos esses importantes questionamentos, o 5W2H acaba servindo como base para traduzir um Objetivo Estratégico em Plano de Ação.
Você está pronto para ver como atingir os objetivos em sua empresa?
A resposta é simples: Planos de Ação! Para produzir resultados efetivos no processo de Planejamento Estratégico, os planos de ação devem ser elaborados em consistência com as Estratégias e os Objetivos Estratégicos. O 5W2H serve de insumo na execução e controle de um Plano de Ação. Assim, cada Objetivo Estratégico formulado durante o nível de Planejamento Tático será desdobrado em planos de ações detalhados, conforme abaixo:
Você entende agora que uma estratégia não tem valor enquanto não for transformada em ação?
Todo o esforço que uma organização realiza na criação dos Planejamentos Estratégico e Tático são em vão se estes não se tornarem planos de ação efetivos. Logo, é o Planejamento Operacional que transforma Estratégias em resultados.
E aí, está pronto para aplicar o 5W2H no seu Planejamento Operacional para bombar seu Planejamento Estratégico?
* * * * * *
Gostou? Ajude a divulgar: comente, compartilhe ou curta!
Visite meu perfil. Há outros textos que possam lhe interessar.
Um abraço e até a próxima!!!
* * * * * *
ROBERTO BENTO é Contador com CRC Ativo e Economista com Mestrado em Economia pela Northern Illinois University (EUA) e MBA Executivo em Finanças pelo IBMEC-Rio. Possui experiência em Gestão Financeira, Controladoria, Tesouraria e FP&A nos setores de Petróleo & Gás e Educação Executiva. Também atua como Professor do MBA da FGV e da UVA, Palestrante e Consultor. Especialista em Finanças e entusiasta por Estratégia, escreve no LinkedIn sobre temas relacionados a área financeira, economia, estratégia, gestão e negócios em geral.