As coisas que só o Coaching me fez refletir...
Mais do que ajudar a me posicionar para o mercado de trabalho, o processo de Coaching me desenvolveu para a vida!
O meu momento não era bom. A paciência estava curta e não conseguia resistir à frustração. No trabalho, me sentia sub-utilizado e não tinha percepção clara de meu papel. Faltava em mim um sentimento de realização. Essa condição interna desfavorável me levou a um estado de inquietude e reflexão.
Afinal, o que estava acontecendo? Sempre fui confiante e focado, por que estava vivendo aquilo? Será que precisava buscar nova qualificação? Talvez um treinamento? Os questionamentos eram muitos, mas a resposta era uma só: sabia que precisava de estímulo, algo que me desse um impulso. Foi neste momento que me virei para o Coaching em busca de direção.
O processo de Coaching
Nesse quesito, eu estava correto; o Coaching me trouxe direção. O processo é uma forma estruturada e objetiva de analisar a carreira e o momento vivido, trazendo várias ferramentas que auxiliam na tarefa.
O objetivo
Como todo processo, o Coaching se iniciou com a definição de um objetivo. O meu objetivo profissional era claro: eu almejava uma posição como gestor financeiro em uma multinacional.
O assessment
O assessment é um processo de diagnóstico do potencial das pessoas que ajuda a conhecer competências, habilidades e limitações. Há algumas ferramentas diferentes de assessment disponíveis. Eu já havia feito no passado o MBTI (Myers Briggs Type Indicator) e obtido o resultado "ESTJ", ou personalidade "Executivo", que descreve um indivíduo prático, realista, pautado na análise lógica, naturalmente hábil para negócios e com habilidades de liderança, cuja principal limitação é o conservadorismo.
O resultado do MBTI serviu de ponto de partida, mas fiz ainda outros dois testes. O primeiro foi o AHEG (Avaliação de Habilidades e Estilo de Gestão) e obtive o resultado "Líder Estrela", que descreve um profissional com boas habilidades de gestão e liderança, que consegue executar multitarefas e se sente confortável em tomar decisões difíceis. O outro foi o MPMA (Matriz de Personalidade Multidimensional Avançada) e obtive o resultado "O Inabalável", que descreve uma pessoa confiável, de natureza firme e equilibrada, que possui persistência resoluta em concluir uma tarefa. Ambos os testes relataram a criatividade como área de crescimento.
Avaliação de competências e reprogramação de crenças
O assessment foi muito útil para eu me conhecer melhor. A partir dele elencamos minhas forças e fraquezas e fizemos um extenso trabalho de avaliação de competências e reprogramação de crenças. Uma reflexão interessante que fiz foi sobre como a pouca criatividade resulta de minha disciplina. Apesar da disciplina libertar a mente para outras atividades, o excesso de rigidez pode limitar os movimentos. Assim, um ponto de desenvolvimento meu é libertar a criatividade sem me afastar da disciplina.
O planejamento estratégico pessoal
O processo de Coaching aprofundou para uma reflexão que quase nunca paramos para considerar. Quais eram meus valores pessoais? Qual a minha missão de vida? Qual era a minha visão de futuro? Tinha experiência com planejamento estratégico empresarial, mas confesso que nunca tinha parado para pensar no meu planejamento estratégico pessoal. Essa tarefa foi desafiadora!
Os valores pessoais, que são as virtudes essenciais que norteiam nosso comportamento e como interagimos com o mundo a nossa volta, foram difíceis de resumir em uma pequena lista. Pode parecer simples, mas a medida em que você vai afunilando, fica cada vez mais difícil priorizar. Por fim, me agarrei a sete valores que acredito representarem a forma como me comporto, tomo decisões e interajo com o mundo:
* Integridade * Responsabilidade * Autodesenvolvimento * Determinação * Disciplina * Eficiência * Sustentabilidade
A visão pessoal é a descrição daquilo que espero e acredito para o futuro. Mais do que uma imagem mental, uma visão tem a propriedade poderosa de ajudar a realizar sonhos. A visão que criei para mim foi:
"Ser referência de integridade, transparência, competência e liderança para todos a minha volta, na busca de minhas realizações."
A missão pessoal é nossa razão de existir e defini-la exige uma busca filosófica para entender como e para onde estamos conduzindo nossas vidas. Minha missão de vida é:
"Exercer com excelência os papéis de marido, pai, filho, irmão e profissional, vivendo meus valores e buscando uma vida equilibrada, saudável e financeiramente segura, para que eu possa vencer minhas próprias limitações e atingir o pleno desenvolvimento espiritual."
O planejamento estratégico pessoal é algo poderoso! Desde que o defini, passei a ver sentido em pequenas coisas do dia-a-dia, além de ter a motivação para superar obstáculos e enfrentar desafios. Hoje, sei que estou lutando por algo maior.
Entendendo o mercado
Para me aproximar do objetivo precisava mapear a demanda por profissionais financeiros em multinacionais. Depois de estudar várias posições em aberto no mercado, desenvolvi uma ferramenta para avaliar minhas lacunas em relação a essas posições. Uma coisa ficou clara: o mercado estava demandando profissionais com CRC ativo para preencherem os cargos financeiros que mais me interessavam. Conclusão: entrei para a faculdade de Ciências Contábeis e, há poucos meses, me formei e adquiri o CRC.
A proposta de valor
Dentre as ferramentas que utilizei durante o processo de Coaching, o Canvas pessoal foi o mais esclarecedor. Com ele pude entender fontes de recursos, parcerias importantes, atividades chave, dentre outros. Mas, o que mais me influenciou foi reconhecer minha proposta de valor. Isto é, entender para que as pessoas me procuram ou, melhor, o que eu trago para a festa! A minha proposta de valor é:
"Analisar, planejar, organizar e controlar atividades administrativas e financeiras através de uma visão clara e definida para assegurar eficiência, cumprir metas e apoiar o crescimento rentável da organização."
Documentos profissionais e a marca pessoal
A proposta de valor foi o ponto de partida para a preparação dos meus documentos profissionais. A partir dela, criei um currículo mais condizente com minha trajetória profissional. Também desenvolvi uma carta de apresentação, mapeei headhunters e melhorei meu perfil no LinkedIn.
Mais importante, o processo de Coaching me ensinou a relevância de criar uma marca pessoal no LinkedIn através de um trabalho de longo prazo de networking e posicionamento. Desde então, passei a compartilhar e criar conteúdo, ao invés de apenas passar o olho na rede social de vez em quando. Inclusive, este é o sexagésimo quinto artigo que escrevo no LinkedIn!
O plano de ação
O Coaching foi concluído com um plano de ação que está sendo executado. Já concluí o curso de Ciências Contábeis. Para desenvolver minha criatividade, depois de do Carnaval vou começar um curso de TEATRO!!! Além disso, continuo construindo minha marca profissional e engajando a rede de contatos. Mas, o principal, estou vivendo a minha missão!
O processo de Coaching foi além de atualizar currículo, melhorar o perfil no LinkedIn e entender requisitos de vagas no mercado. Sim, o processo me preparou melhor para o mercado de trabalho. Mas, o Coaching também ajudou a me conhecer melhor, reconhecer meu talento natural, projetar uma visão de futuro e alinhar meus valores às minhas metas. No final, o processo de Coaching me preparou para a vida!
Procurei direção no Coaching e achei sentido!
* * * * * *
Gostou? Ajude a divulgar: comente, compartilhe ou curta!
Visite meu perfil. Há outros textos que possam lhe interessar.
Um abraço e até a próxima!!!
* * * * * *
ROBERTO BENTO é Contador com CRC ativo e Economista com Mestrado em Economia pela Northern Illinois University (EUA) e MBA Executivo em Finanças pelo IBMEC-Rio. Possui experiência em Gestão Financeira, Controladoria, Tesouraria e FP&A nos setores de Petróleo & Gás e Educação Executiva. Também atua como Professor do MBA da FGV e da UVA, Palestrante e Consultor. Especialista em Finanças e entusiasta por Estratégia, escreve no LinkedIn sobre temas relacionados a área financeira, economia, contabilidade, estratégia, gestão e negócios em geral.
Especialista em Tecnologia | Farmacêutica Especialista de Negócios | T.I. | Oncologia | Gestão em Saúde
5 aQue maravilha!!!! Sempre pensei a respeito mas me perguntava se valia a pena!!! Muito bom o artigo!!! Me motivou!!!
Supervisor de contabilidade na Marsh S.A. Corredores de Seguros
5 aParabens Roberto, um otimo artigo. Me fez refletir muito sobre a carreira e sobre o choaching. Obrigado
Especialista em Recrutamento e Seleção | Headhunter | Consultora de RH | T&D | Mentora de Recolocação e Linkedin
5 aROBERTO BENTO excelente artigo. Vou começar a incentivar meus coachees a escreverem seus ganhos! Mantenha o foco!
Especialista em Desenvolvimento Humano | Trainer de Líderes | Transição de Carreira | Mentoria | Consultoria | Assessoria de Recolocação | Análise Comportamental | Workshops | Treinamentos
5 aAmei seu artigo ROBERTO BENTO. Com tanto preconceito e tantas pessoas colocando todos os coaches no mesmo "balaio" (Sim, porque em qualquer profissão tem bons e maus profissionais) é muito importante um profissional como você falar da sua experiência positiva com o coaching. Gratidão!