6 Anos de Observador — Alguns dos mitos sobre a alimentação que teimam em não desaparecer… e outros novos
Costuma andar a pé pela cidade e sabe que grande parte do que respira é fumo de automóvel? Ou passou a semana a comer fast food e está com peso na consciência? Uma dieta que prometa eliminar todas as toxinas e passar uma borracha por cima de todas as asneiras alimentares que andou a fazer era tudo o que queria ouvir. É por isso que as dietas detox são tão populares: uma solução simples para um problema complexo.
Pena que sejam promessas infundadas: não existem curas rápidas para estilos de vida pouco saudáveis. Nem tão pouco a ingestão de certos alimentos, líquidos ou comprimidos serão capazes de desintoxicar o organismo. A não ser que tenha uma intoxicação grave (e aí deverá recorrer ao hospital), o organismo está munido de órgãos de auto-limpeza para eliminar as ditas toxinas e impurezas que ingerimos diariamente.
Pior, muitas vezes quem promove estas dietas de desintoxicação são as empresas que vendem os produtos ou as celebridades que lhes fazem publicidade. Talvez seja melhor confiar num profissional de saúde para fazer uma dieta equilibrada e saudável.
Estas dietas e outros mitos sem fundamento não só não contribuem para a saúde como podem colocá-la em risco. Uma dieta só à base de água e sumos pode significar a perda de nutrientes essenciais, beber água crua e leite cru — que significa não tratados — pode expôr as pessoas a microorganismos causadores de doenças, às vezes até usar e abusar dos chás e infusões pode trazer problemas — por exemplo, podem interferir com a medicação. Pode parecer pouco, mas há pessoas que colocam a vida em risco com estas experiências.
E já que estamos numa de mitos, nada como pegar num dos alimentos mais promovido e, ao mesmo tempo, mais odiado: o leite. Não, nem todas as pessoas têm de beber leite, muitas são intolerantes (que não é o mesmo que ser alérgico) e ingerir leite causa uma indisposição desnecessária. Mas o leite é um alimento bastante completo e por isso quem quiser pode continuar a bebê-lo.
Mais, não está provado que o leite tenha qualquer efeito sobre a saúde óssea, ou seja, não há prova que previna a osteoporose, mas também nada indica que a agrave. Assim, como não foi encontrada qualquer evidência que o leite provoque diabetes, obesidade, doenças cardiovasculares ou cancro. Muito pelo contrário, por vezes até tem um efeito protetor.
Os artigos que desmontam mitos, especialmente na área da saúde (e, claro, na ciência), são daqueles que mais gosto de escrever. Um dos formatos usados é o Fact Check. Amanhã trago-vos alguns exemplos.