A falta de nutrientes no organismo
A partir de uma certa idade, passamos a ter vários sintomas, provocados pela falta dos alimentos. Mas a gente não tem como adivinhar o que está faltando no nosso corpo, a não ser que ele mesmo nos dá vários sinais de ausência de vitaminas e de outras substâncias.
Essa deficiência pode surgir da falta de algum alimento, ou mesmo da forma como ele é preparado. Muitas vezes cozinhamos verduras e legumes, o que diminui e muito a vitamina C existente no alimento.
Quando não ingerimos a quantidade suficiente de nutrientes necessárias, diz-se que estamos com a “fome oculta”. Ou seja, o organismo precisa ingerir mais nutrientes, mas você não sabe dessa necessidade e não consegue saber qual alimento ingerir.
Dessa forma, o sistema imunológico é a parte do corpo mais afetada quando temos uma alimentação deficiente. Um exemplo é quando a pessoa fica gripada, se trata e nem bem se cura e fica gripada de novo. Nesse caso, pode ser um reflexo da deficiência na alimentação, e por isso é bom procurar um médico.
Nutrientes
A falta de consumo da vitamina C, por exemplo, pode causar uma série de consequências no organismo como sangramento na gengiva e dor articular.
Já quem não consome ferro na quantidade adequada (encontrado na carne, nos vegetais verdes e nos grãos), pode ter um problema que é temido por todos: a queda no cabelo. Também pode acarretar fraqueza, falta de concentração e sonolência.
Por isso não deixe de procurar um médico se sentir algum desconforto que seja fora do seu normal. Para dar uma ajuda na hora de identificar algum problema, veja a lista a seguir:
Ferro
Sinais da ausência: fraqueza, falta de concentração, sonolência e queda do cabelo, entre outros.
Onde encontrar: principalmente na carne e no feijão
Vitaminas do complexo B
Sinais da ausência: pele seca e descamada, e inflamação nas pálpebras
Onde encontrar: vegetais, ovos, aveia, castanha do pará, carne, fígado, cereais integrais, peixe e pão integral.
Vitamina C
Sinais da ausência: pontos vermelhos na pele e nas mucosas, vazamento de sangue causado por ruptura de vasos, sangramento da gengiva e dor articular.
Onde encontrar: frutos cítricos
Recomendados pelo LinkedIn
Magnésio
Sinais da ausência: retenção de líquidos, mudança de humor e pouco apetite.
Onde encontrar: sementes de abóbora e de girassol, frutas secas (como amêndoas) e vegetais.
Vitamina A
Sinais da ausência: cegueira e dermatite
Onde encontrar: cenoura, abóbora, brócolis, espinafre, fígado, ovos e leite.
Zinco
Sinais da ausência: dermatite, perda de apetite e queda dos cabelos.
Onde encontrar: fígado, carne e ovos, entre outros.
Cobre
Sinais da ausência: cansaço, anemia e pequenas hemorragias.
Onde encontrar: fígado, grãos, amendoim, nozes e frutos do mar.
Claro que tudo isso é apenas uma referência, mas nada vai substituir a consulta com um médico ou com uma nutricionista de sua confiança. A resposta ideal, para que você tenha uma boa saúde, é uma alimentação equilibrada associada a exercícios físicos.
E você? No seu dia a dia, você consegue ter uma alimentação equilibrada? Como você contorna esse problema?
Deixe aqui seu comentário. E continue acompanhando nosso blog www.rosepersonalorganizer.com.br para ter mais conteúdos como esse.
Você também pode visitar as minhas redes sociais:
twitter.com/Rose_Moraes_PO;
instagram.com/rosemoraes_personalorganizer;
facebook.com/personalorganizer.rosemoraes/