6 Erros das Empresas que Anunciam no Facebook
Quer vender online e acha que anunciar no Facebook vai te ajudar?
E pode ajudar, com toda certeza. As campanhas de anúncios no Facebook e Instagram podem gerar tráfego para o seu site e possibilitar conversões em vendas.
Antes de qualquer coisa é preciso pensar no comportamento do seu público alvo, quais são as redes sociais que ele utiliza para determinar quais canais você usará. Sem deixar de analisar se a rede em si proporciona os recursos necessários que você precisa para mostrar e vender o seu produto.
Analisando algumas contas, notei erros recorrentes que impedem as empresas de ter sucesso ao anunciar no Facebook e listei 6 deles:
1- A pressa: A ansiedade de ver resultados rápidos chega a impedir que um trabalho bem feito seja realizado, e assim, chegar às vendas. O tempo é um fator importante ainda mais quando se tem pouco recurso financeiro. Com um orçamento mais baixo, o tempo de conversão também pode ser afetado, já que menos cliques serão gerados diariamente.
2- Se basear em métricas de vaidade e não focar no que importa: Fiz uma pesquisa de palavras chaves para uma campanha minha no Google e encontrei muitas buscas sendo realizadas por “compra de seguidores” aqui na região. Essa é uma métrica que pode não representar nada, com a facilidade que se tem de comprar seguidores hoje em dia, o que me espanta é ver esse desejo nas pessoas, de ter volume e mostrar que é grande. Assim, o foco no conteúdo de qualidade, que atrairia seguidores reais e possíveis compradores, se perde completamente.
3- Não conhecer seu público alvo: Aqui vejo vários “achismos” e bastante desconhecimento mesmo. Esses são os dados mais importantes quando se cria uma campanha: saber pra quem se quer vender. Gênero, faixa etária, interesses, preferências, localização, etc. Não ter esse tipo de informação faz você gastar verba desnecessariamente com públicos que podem não ser os seus.
4- Não ter metas de resultado: Conhecer as expectativas de retorno serve pra analisar os resultados no meio do caminho e poder tomar decisões. É muito importante também definir um orçamento mensal para investir e acompanhar, conforme o objetivo de campanha, os números que vão sendo atingidos (impressões, cliques, compras realizadas). Até mesmo para ver se o custo do seu produto comporta o investimento.
5- Não testar: Aliado a questão da pressa pelo resultado, não realizar testes nas campanhas é perder possibilidades incríveis de entender o seu público. Quais são os gatilhos emocionais a que ele responde, quais são as cores, as chamadas que fazem brilhar os olhos, e até mesmo, se você ainda tiver dúvidas, saber quem é seu público alvo. As variáveis são muitas, é preciso boa vontade, tempo, um profissional de criação disposto e um estrategista criativo pra arquitetar tudo isso sem se perder.
6- Não saber vender o produto: Vejo que poucas empresas falam de seus produtos com informações suficientes para gerar interesse, o que dirá com apelo emocional de venda. Esses dados estão ligados diretamente ao conhecimento do público alvo. Descobrir como seu público fala, o que o motiva, é tarefa básica de quem quer vender online. Empresas precisam contar histórias, gerar valor e vender benefícios.
Os usuários não entram nas redes sociais para fazer compras, eles estão lá para interagir com as pessoas, ver fotos, saber novidades, etc, assim, é muito importante criar um [impacto positivo] quando a sua marca for vista.
No caso do seu produto estar aliado a uma necessidade e não a um desejo, é bem provável que uma busca no Google vá ser feita. A sua empresa ainda não está aparecendo nos resultados de busca do Google? Então você está perdendo tempo!
Quer saber mais como gerar um WOW na sua audiência? Agende um horário para conversarmos!