6 Pensamentos para ser mais feliz trabalhando
Barn Images - Flickr Creative Commons Public Domain

6 Pensamentos para ser mais feliz trabalhando

Tem sido cada vez mais comum as pessoas passarem e conhecerem alguém que passe por transtornos emocionais como depressão, ansiedade, crises de pânico, entre outros problemas que vem afetando cada vez mais pessoas e mais cedo, e em breve cada unidade de saúde, escola, empresa entre outros, terão que dispor de profissionais para socorrer o psicológico das pessoas.


Com o espalhar das doenças psíquicas, tem se aumentado a busca desesperada por remédios, vacinas e até mesmo placebos que minimamente pareçam curar as emoções das pessoas, e um desses placebos de que se espera que cure tudo, tem sido o trabalho.


Muita angústia tem sido gerada por meio de expectativas irreais a respeito da natureza e das relações de trabalho, e com esse artigo pretendo desmistificar algumas:

1) O trabalho é parte da vida, não é a própria vida:
A nossa vida possui mais esferas além da profissional, como a social, familiar, espiritual, entre outras, e achar que o trabalho vai compensar nossa falta de vivência nas outras áreas é um grande engano. A falta de amigos e atividades prazerosas não vai ser compensada com trabalho.


2) Ser Workaholic está saindo de moda:
Ser viciado em trabalho, viver para trabalhar, não fazer mais nada da vida, está deixando de ser sinônimo de sucesso para se tornar indicador de pessoas que não sabem administrar o tempo e que tem preguiça de desenvolver os outros lados da vida e busca uma compensação no trabalho. Cada vez é mais frequente ouvir em entrevista de emprego “Quais são seus hobbies?”.

3) Trabalho não é só diversão:
Era pra ser óbvio, mas cada vez mais as pessoas criam expectativas irreais de trabalhos com ambientes descontraídos, sem cobrança alguma, onde se faz o que quer, onde se deixa a meta aberta para dobrá-la só quando atingi-la, e por aí vai. Junto com uma lista de tudo que esperamos de um trabalho ideal, devemos fazer uma lista das coisas que estamos dispostos a suportar em prol das coisas que gostamos, isso pode incluir trânsito, pressão, colegas desafiadores, clientes céticos; não precisamos aturar tudo de desagradável, mas alguma coisa de desagradável vamos ter que aturar, essa é a realidade.


4) Trabalho serve para ganhar dinheiro:
Não se pode confundir trabalho com lazer, nosso objetivo ao trabalhar é produzir valor para a sociedade ou parte dela, e esse valor se traduz no dinheiro que nos dá independência financeira. Devemos pensar nossas carreiras guiados por qual de nossas aptidões, pois temos várias, é de valor para o mercado de trabalho, qual função vai me dar retorno para ter agradáveis finais de semana e viagens de férias por exemplo.


5) Trabalhar valoriza nosso tempo livre:
Inflação aplicada ao nosso tempo, quanto mais tempo livre, menos valorizado ele é, quanto menos, mais valorizado ele é. Uma semana de trabalho duro pode tornar o final de semana bem prazeroso, mas sem exageros, como mencionado no segundo tópico.


6) A desculpa do trabalho significativo:
Muita gente se frustra ao pensar que não faz trabalho significativo para sociedade, mas aí vêm perguntas como “você passa sua vida inteira trabalhando?” ou “você precisa ser mandado e remunerado pra fazer algo significativo?”, num mundo com tanta coisa pra ser feita as coisas tem que se separa bem as coisas para funcionarem melhor, ninguém depende de emprego para atuar em projetos voluntários fora do expediente, aliás, é isso que os faz voluntários e que ajuda a tornar o mundo um lugar mais equilibrado. Portanto façamos nossos trabalhos sem reclamar e ofertemos trabalho que é verdadeiramente voluntário.

Em suma, o trabalho é parte fundamental de nossas vidas, passamos boa parte delas o executando, só não podemos cair em armadilhas e esquecer esses seis princípios. Basta pararmos e pensarmos em coisas desse tipo para não ser mais uma pessoa que reclama de qualquer trabalho que encontra na vida.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos