7 Brain Hacks: aprenda mais em menos tempo
O mundo em que vivemos está cada vez mais acelerado e com isso a exigência por novas habilidades aumenta na mesma proporção.
Embora cada pessoa tenha suas maneiras preferidas de estudar, sempre podemos aprimorar nossos métodos. Para auxiliá-lo nessa jornada criei essa lista com alguns brain hacks que certamente ajudarão você a memorizar os assuntos muito mais rápido! :)
1.Exercite a sua mente
Assim como os músculos do seu corpo, o seu cérebro precisa de um aquecimento antes de começar sua sessão de estudos. Há muitos aplicativos que ajudam a exercitar a mente.
Uma dica pra começar é contar de trás pra frente. Além disso, criar uma estrutura e planejamento para seus estudos pode ajudar sua mente a se organizar, alinhar suas metas e reduzir o stress.
2.A importância da prática
A maioria dos assuntos que estudamos são um tanto quanto abstratos, ficamos apenas no campo das ideias, conceitos e teorias. Por conta disso é necessário criar maneiras de praticar trazendo isso para a sua rotina. É mais fácil de lembrar coisas práticas porque criamos algo concreto, portanto crie algo físico e que seja possível repetir. Transforme em algo que pode mostrar, ler ou falar para outras pessoas. A cada repetição que você faz, cria novas conexões e assim acaba descobrindo ideias inovadoras sobre o conhecimento que obteve.
3.80/20
De acordo com o princípio de Pareto, você só precisa aprender o conteúdo mais importante dentro de uma grande quantidade de informações, e os detalhes menos significativos virão até você naturalmente. Para a maioria dos tópicos, o conteúdo importante representa apenas cerca de 20% do total. Esse tipo de estudo é útil porque libera seu tempo e permite que você desenvolva um mapa mental para um curso inteiro, em vez de passar longas horas tentando vasculhar cada palavra e frase dentro de um tópico.
Recomendados pelo LinkedIn
4.Pratique em partes
Alguns estudos mostram que sessões curtas de estudos são muito mais efetivas. Idealmente você deveria estudar entre 30 e 50 minutos. Menos de 30 minutos é pouco tempo, você não vai conseguir atingir profundidade suficiente para absorver as informações. Entretanto, mais do que 50 minutos é demasiado tempo. Assim você irá acumular informação demais no seu cérebro, por conta disso acaba esquecendo uma grande porcentagem do que aprendeu. O ideal é praticar em partes, o cérebro humano não foi projetado para armazenar grandes volumes de informação ao mesmo tempo.
5. Misture os métodos
Ao diversificar seus métodos você ativa novas partes do seu cérebro, acumula mais informação sensorial e começa a entender conceitos sob uma nova perspectiva. Sua mente é atraída por qualquer novidade, então toda vez que mudar seus métodos o seu cérebro fica entusiasmado ao receber informação de uma maneira nova e única. Quanto mais métodos, mais fácil será para você consolidar novos conhecimentos e fortalecer seu domínio dessas novas habilidades. Algumas sugestões são: usar flashcards, diagramas, falar as informações em voz alta, mapa mental, etc.
6. Movimente-se antes
Estudos mostraram que, se você se exercitar por apenas 15 minutos antes da sua sessão de estudos, aumentará significativamente seu processamento cognitivo e de memória. Isso acontece porque seu corpo é impulsionado com energia que além de ajudar seus músculos ajuda seu cérebro também.
7.Alívio musical
A música torna a mente mais receptiva a novas informações, melhora a memória, envolvendo diferentes áreas do cérebro. Além disso, alivia o stress, reduz significamente a ansiedade e aumenta a sensação de relaxamento para um melhor desempenho. Ouvir música melhora o humor, ajuda a pensar com clareza, ser mais confiante e produtivo.
Gostou desses hacks? Quais métodos e estratégias você costuma utilizar quando pensa em estudar um novo assunto?