As 7 características das soluções inovadoras em aprendizagem corporativa

As 7 características das soluções inovadoras em aprendizagem corporativa

Você está contratando soluções aderentes com as principais tendências na área de desenvolvimento de talentos? Olá, eu sou Wagner Cassimiro e este é o Espresso3.

É impossível repetir as mesmas soluções do passado e esperar resultados diferentes.

Então, se você busca inovar nas práticas de educação corporativa ou cultivar uma cultura de aprendizagem efetiva, você precisará contratar soluções que estejam alinhadas com as principais tendências da atualidade.

Entretanto, por força do hábito nossa mentalidade em definir critérios e tomar decisões reflete o que deu certo no passado e não no que é mais apropriado às mudanças que queremos causar e ao futuro que queremos construir.

Por isso, preparamos este checklist com as 7 características para você avaliar se suas soluções estão coerentes com suas expectativas de inovação.

1.Recorrência

No passado, soluções pontuais eram o padrão. Você tinha uma demanda, buscava-se uma solução no mercado. Você tinha um gap, construía-se um programa de treinamento.

Com o lifelong learning, esta prática de “anda e para” não faz mais sentido. Se o aprender sempre é o novo normal, por que você vai oferecer solavancos isolados? A tendência é seguirmos uma lógica de plataformas, repositórios, curadorias e parceiros permanentes que agreguem e mantenham um ecossistema de aprendizagem dinâmico e ativo. O modelo de negócios será o de assinatura e não mais o de pagamento por projetos para assegurar a permanência das ações.

2.Atualização constante

Ainda em relação ao lifelong learning, as mudanças serão cada vez mais aceleradas, por isso não basta um catálogo amplo, mas sim a dinâmica e o processo constante de atualização.

A vida de cada objeto de aprendizagem tem diminuído. Em menos de 5 anos, é possível que partes ou todo objeto esteja vencido e tenha que ser redesenhado. Além da gestão da guarda dos conteúdos crescente, notamos após o início da pandemia uma migração do conteúdo para a comunicação e a conexão, assim o ao vivo e a interatividade ganham destaque.

3.Incentivo ao protagonismo

Nunca se falou tanto em protagonismo na aprendizagem como na atualidade. Não é por menos, afinal de contas estruturas complexas são lentas ao darem uma resposta para se adaptar ao ambiente. Além disso, seguindo os princípios da andragogia, a aprendizagem e a mudança são efetivas quando a necessidade e a prontidão para aprender partem do indivíduo. Bem como, o sucesso das metodologias ativas em termos de sucesso da aprendizagem.

Ao longo da evolução, as organizações transferiram a responsabilidade da gestão da carreira para os indivíduos. Da mesma forma, a aprendizagem é cada vez mais da gestão das pessoas e até um sinônimo de empregabilidade frente ao cenário de reeskiling e upskilling.

Por isso, cabe a promoção dos 4 “autos” do protagonismo na aprendizagem: autonomia, autoconhecimento, automotivação e autodisciplina.

4.Promoção da personalização

Até então, uma solução customizada era um requisito tradicional para adequar os serviços e produtos à realidade de uma organização. Porém, com a tecnologia avançada e algoritmos mais sofisticados, a tendência é dar um passo além, rumo à personalização.

Com dados, será possível recomendar ofertas individualizadas e proporcionar escolhas mais apropriadas a cada pessoa e a cada situação. Será possível colocar a aprendizagem no fluxo do trabalho e no momento da necessidade. Este será um dos atributos das soluções inovadoras.

5.Integração com HR Analytics

E já que falamos de dados, por que não mencionar a integração com HR Analytics? As soluções inovadoras devem possibilitar a integração para que a tecnologia exerça o seu papel de predição. 

O desafio do HR Analytics é a qualidade e a organização dos dados e a área de aprendizagem é uma das maiores geradoras e beneficiárias de dados. A integração poderá nutrir melhores decisões de gestão de talentos e mesmo otimizar o desempenho das pessoas e levar a melhores decisões relacionadas ao capital humano.

6.Usuário no centro

E com tantos dados e tecnologias, pode até parecer estranho, mas teremos mais humanização nas soluções. Como assim? As primeiras gerações de educação a distância focaram excessivamente o conteúdo e esqueceram das pessoas. A tendência é de investirmos cada vez mais no aprimoramento da experiência de uso e da usabilidade, elevando a satisfação das pessoas. 

Conteúdo não é mais rei quando temos uma internet repleta de conteúdos. Assim, as soluções terão que se diferenciar no serviço e na atenção com seus usuários. 

Por isso, gamificação e microlearning ganham espaço por se adequarem melhor às vidas das pessoas. Em paralelo, nota-se também a constituição de comunidades virtuais que unem pessoas interessadas em acompanhar e interagir com o desenvolvimento de um tema.

7.Híbrido

O futuro da aprendizagem é híbrido. Nunca isso foi tão verdade. Aqui temos o híbrido em um sentido mais amplo. Não apenas o tradicional “presencial e virtual”, como também o dos diferentes híbridos: síncrono e o assíncrono, o interno e o externo, o estruturado e o informal, o sozinho e o coletivo, o acadêmico e o empírico, entre outros.

Além de mais efetivas na transferência da aprendizagem para a prática, adotar soluções híbridas possibilitam que as preferências de aprendizagem sejam mais bem atendidas.

Bem, estas são as 7 características das soluções inovadoras em aprendizagem corporativa, que também podem ser utilizadas em contextos de educação corporativa e treinamento. Tenha este checklist em mãos para avaliar seus parceiros e buscar a inovação. Até mais!

No alt text provided for this image

Assista outros vídeos do Espresso3:

5 conselhos para lidar com o excesso de coisas a aprender

Uma geração perdida de líderes?

Qual é a pergunta mais importante de uma entrevista de seleção?

As 4 fases do líder inclusivo

Assina nossa newsletter: www.espresso3.com.br


Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos