7 importantes lições sobre carreira que aprendi com a faculdade

7 importantes lições sobre carreira que aprendi com a faculdade

O curso superior traz lições úteis para nossa carreira, porém em meio às inúmeras matérias podemos acabar deixando-as passar despercebidas. Este post contém alguns aprendizados que tive e que gostaria de compartilhar.

Comece a estagiar/trabalhar no começo do curso

Deixe de lado os velhos conselhos batidos de que você só deverá estagiar no último ano da faculdade. Conhecimento teórico e pratico são complementares e o estágio é uma ótima forma de unir teoria e prática. Além disso, quanto mais cedo você começar melhor, pois há inúmeras competências que só são desenvolvidas com a prática.

Busque empresas cuja cultura e valores estejam alinhados com os seus, porque de nada adianta estar infeliz em um trabalho e continuar apenas pelo dinheiro. Lembre-se que apenas dizer que quer uma colocação nova não te garantirá uma vaga. Esta busca dependerá de seu foco, dedicação e levantar da cadeira e correr atrás.

Conheça seus pontos fortes e fracos

Quais são seus pontos fortes e fracos? Essa pergunta tem causado pânico em muitos candidatos a vagas de emprego. Embora seja um pergunta comum muitos não sabem responder, recorrendo aos clichês esforçado e perfeccionista.

Vale lembrar que  perfeccionismo não é necessariamente um defeito, desde que seja sinônimo de foco, agregar valor ao trabalho e preocupação em entregar os resultados esperados. Ser perfeccionista só é algo ruim quando está ligado a criticar o trabalho alheio sem ter critérios, exigir em demasia dos demais e o pior de tudo deixar de entregar os resultados.

Busque conhecer suas forças e fraquezas e maximizar o que você tem de melhor e não se esqueça de melhorar os aspectos em que você tenha maior dificuldade. Conhecer suas forças e fraquezas permite que você tome decisões mais assertivas e te torna mais seguro.

Desenvolva sua visão sistêmica

Durante o curso é normal encontrarmos área as temos maior ou menor afinidade, dando maior importância a uma em detrimento a outra. É importante que você veja o curso não como um apanhado de matérias, mas sim como um todo, já que se você pensar bem uma matéria complementa a outra. Além disso, ao entrar no mercado de trabalho você perceberá que a empresa não é um apanhado de departamentos, mas sim um sistema formado por partes interligadas que se complementam.

Cultive relacionamentos

Embora escutemos muito o termo Networking na prática não é o que se vê. Na sala de aula é muito comum o aparecimento das famosas "panelinhas", grupos isolados que duram todo o curso. O mundo do trabalho é muito dinâmico e exige que se trabalhe com pessoas de inúmeras culturas e formações diferentes das suas, o que exigirá empatia, paciência, diplomacia e acima de tudo profissionalismo, já que nem sempre trabalhar no mesma organização é sinônimo de afinidade.

Muitas vezes podemos conseguir uma colocação no mercado de trabalho através da indicação dos chamados vínculos fracos, pessoas que encontramos, ou com quem temos algum tipo de relação, mas que não conhecemos bem, como colegas, professores, alunos de outros cursos. (Você poderá conhecer mais sobre os vínculos fracos lendo: A idade decisiva, da psicóloga norte americana Meg Jay).

Os vínculos fracos nos permitem conhecer pessoas e oportunidades que jamais ouviríamos se apenas tivéssemos contato com quem temos maior afinidade, já que formamos grupos com pessoas que tendem a ser muito parecidas conosco, restringindo nosso mundo a um número limitado de pessoas e experiências iguais as suas.

Arrisque

Na faculdade há inúmeras situações em que não fazemos algo com medo de julgamentos, deixando para trás ótimas oportunidades de crescimento. Por exemplo, ao realizar apresentações de seminários geralmente os que têm maior facilidade para falar em público geralmente são escolhidos para apresentar. Quando temos dúvidas acabamos por não perguntar e a oportunidade acaba passando.

É importante aproveitar a fase da graduação para tentarmos desenvolver ao máximo nossas habilidades, pois, no mercado de trabalho somos muito exigidos e ao contrário da sala de aula nem sempre poderemos ter uma chance de tentar de novo.

Formule e acompanhe seus objetivos 

É normal termos ideias do que queremos realizar, porém apenas dizer e não formular objetivos e metas para alcançar o que se quer pode levar ao esquecimento, não realização e futuramente frustração.

  1. Defina objetivos realistas;
  2. Estabeleça metas e defina prazos para cumpri-las;
  3. Analise quais os recursos chave que serão utilizados: pessoas envolvidas, materiais, recursos financeiros;
  4. Em cada uma das etapas avalie o que foi feito e faça as correções necessárias 

Seu futuro é definido pelo que você começa a fazer hoje

Muitas pessoas deixam as decisões quanto à carreira e vida pessoal para o futuro, muitas vezes baseando-se em ideias de erradas como :"os 30 são os novos 20",  vai dar certo. Porém estas afirmações são imprecisas, já que dão a sensação de que as coisas acontecem automaticamente e tiram das pessoas o senso de responsabilidade.Portanto, comece a definir hoje o que espera para o amanhã e lembre-se sempre de que uma longa jornada começa a partir do primeiro passo.

E você, tem alguma lição que gostaria de compartilhar? Deixe seu comentário.

Mônica Ingrid da Silva Carlo

Controladoria | Contabilidade | Administração e Finanças

8 a

Lições extremamente valiosas, obrigada por compartilhar!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Diego Urcioulli

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos