7 LIÇÕES QUE APRENDI EM MEU INTERCÂMBIO
Equivalente a 5 anos de vida, 5 anos de faculdade e 5 anos de carreira, assim foi meu intercâmbio em Dublin na Irlanda. O aprendizado não necessariamente precisa ser científico, o aprendizado depende muito da forma com que você encara sua vida e seus desafios, o quão aberto você está para evoluir mentalmente, transformando isso em resultados significativos.
Mas o que de tão importante aprendi fora do meu país:
1 - Uma nova cultura
Se for sair do Brasil com intuito de levar o Brasil junto contigo, cuidado, você tem grande probabilidade de se frustrar. Experimente viver integralmente a nova cultura, enxergue isso como uma oportunidade imensa de crescimento, essa imersão é sim um choque, mas somente com experiências assim você conquista a capacidade de ser resiliente.
2 - Comunicação com o mundo
Não me considero (ainda) fluente na língua inglesa, estou no processo para isso, mas posso garantir que um grande passo já foi dado, e agora é permanecer para que a naturalidade ao falar seja conquistada. Todos os países em que estive, o "falar inglês" me direcionou, de uma forma que dificilmente conseguiria se não falasse, pedir informações, conhecer novas pessoas, comunicar-se com o todo de forma geral, são benefícios bem claros que conquistamos, e não há nada pior do que você tentar se expressar, saber exatamente o que você quer dizer (mentalmente), mas não ter capacidade para materializar seu pensamento em fala, então o inglês passa a ser fundamental e é um grande aprendizado.
3 - Viver com menos e viver bem
No Brasil eu sempre tive minhas regalias, assim como diversas pessoas, poder dirigir o próprio carro, comer no restaurante desejado, poder comprar as roupas que quer, nas lojas de preferência, enfim. Vivendo na Irlanda, a princípio se gasta muito dinheiro por falta de conhecimento, restaurantes, lojas e mercados mais caros, mas depois conhecendo melhor a área, você passa a entender que existem locais mais acessíveis para se consumir, e com ótimos produtos, então a ideia de melhor preço e o que realmente necessito começam a fazer parte da sua rotina, o tornando mais racional, conseguindo utilizar seu dinheiro de maneira mais inteligente.
4 - Amigos se tornam família mais rapidamente
Sempre tive uma crença com relação a intercâmbio, "Não conviva com brasileiros, pois isso irá impedir de melhorar seu inglês", realmente quando se está com brasileiros, não se fala outra língua, isso é quase que uma verdade absoluta (claro contendo poucas exceções), é importante sim você fazer amizades com pessoas de outras nacionalidades, praticar o inglês, mas essa ideia de se distanciar de brasileiros, pelo menos pra mim, é uma grande besteira, o intercâmbio por si só é um desafio muito grande, e existirão momentos que precisaremos ter ao lado pessoas que nos fazem bem, e este é quase que um dom dos brasileiros, essas vulnerabilidades emocionais que temos ao viver fora, longe de tudo que é importante pra nós, faz com que a aproximação com as pessoas aumente e dessa forma um amigo que você conheceu há 6 meses, parece até mesmo um irmão, essa intensidade que é viver fora nos torna mais humanos.
5 - Sentir saudades de casa
Aquele famoso ditado, "Só sentimos falta quando não temos mais". Senti falta do Brasil estando fora, claro que tem quem não quer ver o Brasil nem de longe, mas eu não consigo ter maus olhos para o meu país, e essa saudade só despertou em mim o desejo de voltar e poder fazer algo diferente por aqui, que contribua comigo propriamente e com a sociedade, e vamos lutar por isso.
6 - Amor pelos desafios mais extremos
Viver fora é por si só um grande desafio, e tendo vivido isso, só tenho em mente uma questão, "Qual será o próximo?", desejar desafios é colocar-se a prova, e colocar-se a prova (olhando com bons olhos) é possibilitar sua própria evolução.
7 - Amar um novo país
A Irlanda passou a ser minha segunda casa, um país de possibilidades, com defeitos obviamente, mas que é excelente pra se viver, passar férias, conhecer diversas pessoas, um país com paisagens históricas e incríveis, PUBs animados e com uma atmosfera fantástica, lugar com a economia crescente, boas escolas e universidades, diversas oportunidades de emprego, acaba sendo um "refúgio" para diversas pessoas que almejam algo diferente na vida. #Thisisireland
Grato pelo que vivi e totalmente animado para o que está por vir.
Att.
Vinícius Ferreira
Production Manager | Chemical Engineer | Production Engineer | Process Engineer | MBA Business Management | Green Belt
6 aRachel Sampaio da uma lida amor
CEO/Head de FP&A e Controladoria /Head de Finanças/Contador/Assistente de Auditoria/Consultor ERP
6 aParabéns Vini... Você vai longe Garoto 👏👏👏👏