70% dos RHs do Brasil ainda não usam IA; quais são os obstáculos?

70% dos RHs do Brasil ainda não usam IA; quais são os obstáculos?

Boas-vindas à nossa Newsletter do Canaltech! Toda semana, compartilhamos notícias relevantes sobre tecnologia, pesquisas e dados do mercado, vagas e cursos em big techs, tutoriais interessantes e muito mais. Assine e conte com a curadoria de conteúdo do Canaltech para apoiar sua carreira e os seus planos para o futuro — dentro e fora do LinkedIn.

➕ Assine a Newsletter do Canaltech e receba as próximas edições

✅ O Canaltech está no WhatsApp! Entre no nosso canal e receba notícias

70% dos RHs do Brasil ainda não usam IA 🤖

Sete em cada dez dos departamentos de recursos humanos no Brasil não fazem uso da inteligência artificial (IA) em seus processos diários. É o que mostra uma pesquisa feita pela plataforma Think Work em parceria com a gestora de benefícios Flash.

Especialistas em recursos humanos ouvidos pelo Canaltech afirmam que apesar de a IA ser uma ferramenta agregadora para os processos do setor de RH, é preciso capacitar e letrar os profissionais no controle e uso desses recursos.

A capacitação é uma preocupação do setor frente aos 30% dos respondentes da pesquisa que afirmam que a falta de conhecimento dos profissionais de RH sobre IA impacta diretamente o uso da ferramenta nas operações. 

Outro ponto de atenção está relacionado diretamente com o medo dos 47% profissionais de perderem seus empregos para a IA. A pesquisa aponta também as dificuldades técnicas e falta de infraestrutura como principais motivos para a não inclusão de novas tecnologias nos departamentos.

A presidente da Associação Brasileira de Recursos Humanos do Rio de Janeiro (ABRH-RJ), Lúcia Madeira, reforça que a aplicação de novas tecnologias no setor não implicará necessariamente em redução do quadro de funcionários, mas sim em um “melhor aproveitamento do tempo dos profissionais de RH”.

No entanto, a especialista ressalta que, apesar de a IA conseguir eliminar opiniões pessoais das escolhas, ela ainda pode reforçar preconceitos a depender da forma que for desenvolvida e alimentada pelos dados.

Stephany Borowiec, mentora em carreira e recolocação profissional, aponta dois pontos principais no uso da IA nos processos de recrutamento e seleção: a transparência e a qualificação dos dados. Segundo ela, é preciso garantir que os sistemas sejam transparentes e compreensíveis tanto para os profissionais quanto para os candidatos.


Alexa e ABP se unem para desestigmatizar TDAH

Uma nova cartilha sobre Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) foi lançada destacando como a Alexa (assistente virtual da Amazon) pode ajudar pessoas com o transtorno por meio de lembretes, calendários, alarmes e lista de tarefas.

O material, constituído em uma parceria da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), visa desestigmatizar a questão e ensinar, de maneira didática, como reconhecer, manejar e buscar auxílio médico para o transtorno.

Ao Canaltech, Laura Ancona, head de conteúdo da Alexa no Brasil, contou que recebeu recentemente um relato emocionante sobre o uso do dispositivo. "Para as pessoas que não têm necessidades especiais, a Alexa torna a vida confortável, mas para quem tem algum tipo de deficiência, ela torna a vida possível", disse, parafraseando o depoimento.

A desatenção é outro fator que afeta a vida de portadores do transtorno. O criador de conteúdo Gustavo Foganoli disse que a procrastinação por falta de foco era um dos maiores obstáculos enfrentados antes do tratamento para TDAH.

Durante o evento, Foganoli também contou como a possibilidade de delegar lembretes e tarefas simples para o dispositivo representou um alívio da carga mental, que antes era repassada para outras pessoas ou representava um fardo para ele.

O presidente da ABP, Antônio Geraldo da Silva, apontou a necessidade de usar melhor o "capital mental", como descreve a capacidade humana de memória, aprendizado e tomada de decisões.

Valer-se de recursos que a tecnologia proporciona é o equivalente a "pegar um HD externo e tirar da sua cabeça tudo que estava te atrapalhando", exemplificou o presidente da ABP.


O que tem dentro do copo Stanley? Conheça IFES Ciência, equipe por trás do viral

A equipe de alunos do IFES (Instituto Federal do Espírito Santo) decidiu esclarecer a dúvida: “O que tem dentro do copo Stanley?”. Após serrar um copo e explicar as razões, o vídeo viralizou e agora você pode conhecer um pouco mais sobre a experiência e a história do projeto.

O professor Hilton Moulin explicou que a iniciativa começou há um ano, como parte do projeto de extensão IFES Ciência. Para mostrar a tecnologia envolvida no produto e ensinar as leis da física, a estudante Gabriele Arêas, de 17 anos, comentou que cada experimento é uma surpresa.

"Recebemos muitos comentários nos vídeos dizendo: 'Por que não tem nada e ainda assim é tão caro?'. Mas dá muito trabalho criar esse 'nada' dentro do copo, retirando todo o ar para produzir um vácuo bem elaborado", destacou.

O objetivo da equipe é dar continuidade aos vídeos, o que depende da aprovação em um novo edital, aberto em novembro e cujo resultado será divulgado no final de janeiro. Até lá, ainda existe conteúdo para ser publicado, assim os fãs do canal não ficarão órfãos.


O que é a Regra de Bredt, que foi reavaliada por químicos? ⚗️

A Regra de Bredt foi revista por uma equipe da Universidade da Califórnia, com importantes implicações para o campo da química orgânica e da farmacologia. Mas o que isso significa e por que a regra foi reavaliada?

A regra foi proposta em 1924, e, apesar de chegar a figurar nos livros de química por todo o mundo, muitos cientistas buscavam revê-la, já que isso seria benéfico para a fabricação de remédios mais eficientes.

Algumas pesquisas, ao longo das décadas, indicaram que olefinas anti-Bredt (ABOs, que vão contra a regra) seriam possíveis, mas ninguém havia conseguido sintetizá-las. As condições de reação ficaram muito instáveis e perigosas.

Foi então que Neil Garg, da Universidade da Califórnia, exatamente 100 anos depois, conseguiu o feito: junto à sua equipe, ele tratou um composto precursor com fluoreto, o que gerou uma reação de “eliminação”. Átomos foram eliminados da molécula até gerar a infame ligação ABO, com duplo carbono.


AMD debate sobre o futuro da IA no mercado de TI no Brasil

A AMD reuniu parceiros estratégicos durante o Partner Summit 2024 para apresentar seus mais novos produtos e inovações e indicar quais caminhos determinarão o futuro do mercado de TI no Brasil.

Segundo o diretor-geral da AMD Brasil, Sérgio Santos, a virada de uma "empresa fabricante de processadores" para essa "companhia que oferece produtos e soluções de ponta a ponta" ocorreu com o lançamento da primeira linha de CPUs EPYC para servidores em 2017. 

A cada nova geração, os processadores para servidores ganham mais relevância no mercado. Batizado de “Turin” e em sua 5ª geração, eles são os principais responsáveis pelo crescimento da AMD.

O advento dos AI PCs aliado ao fim do suporte ao Windows 10, marcado para 14 de outubro de 2025, é uma grande oportunidade para fabricantes de notebooks e componentes emponderarem consumidores e negócios com recursos, ferramentas e serviços baseados em IA e aumentarem suas receitas.

Seja para o consumidor final, que terá de atualizar seu PC em algum momento nos próximos meses, seja para servidores, data centers ou hyperscales, que terão de atualizar sua infraestrutura para se manterem competitivos e lucrativos, tudo passará pela inteligência artificial.


Instagram revela Creators of Tomorrow 2024 com perfis brasileiros 💡

O Instagram divulgou o Creators of Tomorrow 2024, destacando criadores brasileiros que se sobressaíram e que prometem ainda mais sucesso na rede social, segundo a Meta.

Ao todo, a lista de criadores conta com 10 perfis de brasileiros que criam conteúdos sobre diversos assuntos. 

Além disso, o evento contou com a participação do diretor de Comunicação para IA da Meta, Jon Carvill, que apresentou soluções da Meta AI para usuários e criadores, como as ferramentas de inteligência artificial generativa para criar imagens e textos.


Carro voador da Toyota completa 1º voo no Japão 🚁

Em comunicado oficial, Toyota e Joby Aviation confirmaram que o carro voador desenvolvido em parceria pelas duas fabricantes concluiu, com sucesso, 1º voo teste no Japão e, assim, deu um passo significativo para revolucionar o segmento de táxis aéreos.

A aeronave do tipo eVTOL (de pouso e decolagem vertical) tem capacidade para transportar até cinco ocupantes (contando um piloto) e voar em velocidades de até 321 km/h, com “uma fração” do ruído produzido por helicópteros.


Fragilidade na gestão de identidades 🔴

O roubo de identidade digital e o uso indevido de credenciais de alto nível são os pontos mais explorados pelos cibercriminosos atualmente.

Recentemente, empresas sofreram ataques devastadores devido a falhas de identidade e permissões mal gerenciadas. 

Um exemplo foi o ataque ocorrido na MGM Resorts International que divulgou problemas de segurança cibernética em sua infraestrutura devido ao acesso de um terceiro não-autorizado, causando uma interrupção significativa nas suas operações e um prejuízo em torno de 100 milhões de dólares.

Para o colunista Arthur Capella, os desafios são muitos: a expansão do uso de nuvem, a adoção de ambientes híbridos e um número crescente de dispositivos conectados, assim como de colaboradores e prestadores de serviços em home office, com acesso a identidades e permissões em constante expansão.

Confira o artigo completo: 


Vagas e oportunidades🖊️


No YouTube 📺

O que você precisa saber antes de comprar um iPhone de vitrine

Adriano Ponte lista os iPhones disponíveis nas lojas atualmente e analisa o custo-benefício dessa compra e o risco de golpe.

É só dar o play para ficar sabendo de tudo


Podcast 🎙️

Cinco coisas que a inteligência artificial não pode fazer pela sua marca

Em meio a todo o hype e as inovações tecnológicas, muitas marcas estão adotando a IA para otimizar processos, aprimorar a experiência do cliente e impulsionar o crescimento. 

No entanto, apesar de todo o potencial, a IAl tem suas limitações. Ela é uma ferramenta poderosa, mas não substitui algumas das qualidades essenciais que apenas nós, seres humanos, conseguimos oferecer.

Ouça o episódio roteirizado e apresentado por Gustavo Minari e com edição por Natália Improta. A trilha sonora é uma criação de Guilherme Zomer.


Confira dicas exclusivas com os Guardiões da Black Friday no Canaltech 

O Canaltech está preparado para ajudar seus leitores a conseguir as melhores ofertas e fugir de furadas na Black Friday com o auxílio dos Guardiões da Black Friday, uma equipe de especialistas em tecnologia. 

Conheça a equipe e confira conteúdos produzidos pelo time do CT.


✍🏼 Essa edição do Canaltech News foi escrita por André Leonardo (Analista de Conteúdo).

Pedro Rensi Teodoro

Designer Gráfico | Ciências da Computação | Inglês

1 m

No final, a IA nos convida a repensar o papel do RH e do próprio profissional de recursos humanos. É um chamado para a evolução, mas sem abrir mão do olhar humano e empático, que é a verdadeira essência do trabalho com pessoas. É um desafio? Com certeza. Mas é também uma grande oportunidade de transformação para um setor que, mais do que nunca, é fundamental para o futuro do trabalho no Brasil.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos