As 8 âncoras de carreira, conheça as suas

As 8 âncoras de carreira, conheça as suas

Segundo o psicólogo Edgar Schein, existem 8 âncoras de carreira. Elas são questões cruciais para você, sem as quais a felicidade no trabalho é comprometida e por isso nunca podem ser negligenciadas. Quando se passa por cima disso, esses aspectos se tornam âncoras de carreira.

A cada momento de vida uma das âncoras de carreira ‘toma a frente’ e respeitá-la é muito importante para que haja plenitude profissional. O importante é ter conhecimento sobre a que mais tem sentido para você no momento, para fazer escolhas coerentes.

Você já conhece quais são suas âncoras de carreira? Continue lendo o artigo e identifique!

As 8 âncoras de carreira de Edgar Schein são:

  1. Estilo de vida
  2. Desafio puro
  3. Serviço/dedicação a uma causa
  4. Criatividade empreendedora
  5. Segurança/estabilidade
  6. Autonomia/independência
  7. Gerência geral
  8. Competência técnica ou funcional

1 – Estilo de vida

Se uma de suas âncoras de carreira é o estilo de vida, você de modo nenhum renunciaria a uma situação que lhe permita equilibrar e integrar suas necessidades pessoais, familiares e as exigências de sua carreira. Você quer fazer todos os principais segmentos de sua vida trabalhar em conjunto para um todo integrado e, portanto, precisa de uma situação de carreira que lhe dê suficiente flexibilidade para alcançar tal integração.

Então, talvez você precise sacrificar alguns aspectos da sua carreira, como uma mudança geográfica em prol de uma promoção, mas que desestruturaria toda sua situação de vida. Você define o sucesso em termos mais amplos do que simplesmente sobre a carreira.

Para você sua identidade está mais vinculada ao modo de viver sua vida como um todo, onde se estabelece, como lida com sua situação familiar e como se desenvolve, do que com qualquer trabalho ou organização. 

2 – Desafio puro

Se sua âncora de carreira é o desafio puro, você jamais renunciaria a oportunidade de trabalhar na solução de problemas aparentemente sem solução, para vencer oponentes duros ou superar obstáculos difíceis. Sua única razão significativa para buscar um trabalho ou carreira é que isso lhe permita vencer o impossível.

Algumas pessoas encontram esse desafio puro em alguns trabalhos intelectuais como por exemplo o engenheiro interessado apenas em desenhos extremamente difíceis. Outros profissionais encontram seu desafio em situações complexas, tais como um consultor estrategista, interessado apenas em cliente a beira da falência e que já esgotaram todos os recursos. Alguns o encontram na competição interpessoal, como o atleta profissional ou o vendedor que define cada venda como uma vitória ou derrota.

Portanto, a novidade, variedade e dificuldade são um fim em si e se alguma coisa é fácil, imediatamente torna-se monótona.

3 – Serviço/dedicação a uma causa

Se sua âncora de carreira é serviço/dedicação a uma causa, você nunca renunciaria à oportunidade de procurar um trabalho onde pudesse realizar alguma coisa útil. 

Por exemplo, tornar o mundo um lugar melhor para se viver, solucionar problemas ambientais, melhorar a harmonia entre as pessoas, ajudar aos outros, melhorar a segurança das pessoas ou curar doenças através de novos produtos.

Você busca oportunidades de ser útil, mesmo que isto signifique mudar de organização e deixar de aceitar transferências ou promoções que o desviem do trabalho que preencha esses valores.

4 – Criatividade empreendedora

Se sua âncora de carreira é a criatividade empreendedora, você de forma alguma deixaria à oportunidade de criar sua própria organização ou empreendimento, desenvolvidos com sua capacidade e disposição de assumir riscos e superar obstáculos.

Isso acontece porque você quer provar ao mundo que pode criar um empreendimento que seja o resultado do seu esforço. Talvez para você faz sentido trabalhar para outros em alguma organização enquanto aprende e avalia oportunidades futuras, mas seguirá seu próprio caminho assim que sentir que tem condições para isso.

Você quer que seu empreendimento seja financeiramente bem-sucedido, como prova de sua capacidade.

5 – Segurança/estabilidade

Se sua âncora de carreira é a segurança/estabilidade, você jamais renunciaria à sua segurança ou estabilidade no trabalho ou organização.

Nesse caso, sua principal preocupação é alcançar a sensação de ser bem-sucedido, para se sentir tranquilo. Essa âncora está demonstrada na preocupação pela segurança financeira (tais como aposentadoria e planos de pensão) ou segurança no emprego. Desse modo, a estabilidade pode significar trocar sua lealdade e disposição de fazer qualquer coisa que seu empregador lhe peça por uma promessa de garantia de emprego. Você se preocupa menos com o conteúdo do seu trabalho e o posto que pode alcançar, embora possa chegar a um alto nível, se seus talentos assim o permitirem.

Falando sobre autonomia, todo mundo possui certas necessidades de segurança e estabilidade, especialmente em épocas que os encargos financeiros são grandes ou quando se está para enfrentar a aposentadoria. Entretanto, as pessoas com a âncora de seguranças/estabilidade estão sempre preocupadas com essas questões e moldam toda sua autoimagem em torno do gerenciamento da segurança e estabilidade.

6 – Autonomia/independência

Se sua âncora de carreira é a autonomia/independência, você de forma alguma renunciaria à oportunidade de definir seu próprio trabalho, à sua própria maneira.

Se você está numa organização, quer permanecer em funções que lhe permitam flexibilidade sobre quando e como trabalhar. Se é intolerante a regras e restrições organizacionais de qualquer espécie, é necessário buscar ocupações nas quais tenha a liberdade que procura, tais como ensino ou consultoria.

Para manter sua autonomia, você recusa oportunidades de promoção ou avanço. Talvez você até procure ter seu próprio negócio para alcançar a sensação de autonomia, mas este motivo é diferente da criatividade empreendedora.

7 – Gerência geral

Se sua ancora de carreira é a competência para a gerência geral, você nunca renunciaria à oportunidade de subir a um nível alto o suficiente que lhe permita integrar os esforços de outras pessoas em suas funções e ser responsável pelo resultado de determinada unidade da organização.

Você quer total responsabilidade pelos resultados e identifica seu próprio trabalho com o sucesso da organização para qual trabalha. Isso acontece se você está em uma área técnica ou funcional atualmente, aceita a situação como uma experiência de aprendizado necessária, mas ambiciona alcançar um cargo com funções generalistas o quanto antes.

Portanto, ter um alto cargo gerencial técnico está fora das suas prioridades.

8 – Competência técnica ou funcional

Se sua ancora de carreira é a competência em alguma área técnica ou funcional, você jamais renunciaria a oportunidade de aplicar suas habilidades nessa área e de continuar desenvolvendo essas habilidades a um nível cada vez mais alto.

Você obtém seu senso de identidade com o exercício dessas habilidades e sente-se totalmente realizado quando seu trabalho lhe permite ser desafiado nessas áreas. Você pode estar disposto a gerenciar outras pessoas em sua área técnica ou funcional, mas seu interesse está longe do gerenciamento em si e evitaria a gerência geral, porque precisaria desistir de sua própria área de especialidade.

Precisa de ajuda para identificar e trabalhar suas âncoras de carreira?

Existem testes que identificam as âncoras de carreira, por aqui nós o utilizamos como parte do processo da Orientação de Carreira.  

🌹Suzie Alberti

Formação de Liderança✨️ Programação Neurolinguística, Mapeamento de Maturidade Emocional, Design Thinking e Mulher Empreendedora que busca tecnologias e tendências para Apoiar, quem quer Empreender🌟 🎯 Apoio & Conexões

1 a

Maria Candida Baumer de Azevedo perfeito. Eu ministro uma Oficina de Âncoras de Carreira! É muito bom entender-se e construir uma realidade adequada, saudável e Alinhado com o que é importante para as pessoas. Gratidão. Ótima sexta-feira!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos