8 Coisas para se saber ANTES da entrevista
Muitas vezes as pessoas, no desespero de conseguir qualquer coisa, saem por aí, como loucas enviando CVs e gastando dinheiro à toa indo em entrevistas que no final, nem valiam a pena, pois a vaga muitas vezes não se enquadrava no que o candidato queria, precisava, etc.
Por isso, digo e repito que os Job Hunters tem que ser mais ativos, no sentido de ir atrás das vagas que interessam e não sair atirando para todo lado. Temos que ser mais seletivos também porque nosso dinheiro com certeza está contado e não podemos ir em todas as entrevistas do mundo. Então o primeiro passo é escolher com cuidado as empresas para onde você vai de fato mandar seu CV. “Poxa, estou desempregado e ainda vou escolher para onde mandar curriculo?” Sim, vai. Porque nem toda vaga anunciada vai servir pro seu perfil assim como nem toda empresa procurando candidato vai ser um bom local para você trabalhar. Fazer uma pesquisa online minuciosa é a melhor forma de separar o que serve do que não serve. Vai dar um pouco de trabalho mas no fim vai compensar porque você vai ter uma lista de empresas que realmente tem vagas adequadas ao seu perfil. O que exatamente você deve pesquisar sobre cada empresa? (não esqueça de fazer a sua lista de 10, no máximo 20 e focar seu job hunting nessas).
- Onde fica a empresa?
- Qual a história dela? Quando começou? É uma empresa familiar, multinacional, o quê? É pequena, média ou grande? Tudo isso indica uma série de fatores a serem levados em conta: se a empresa for familiar e pequena, suas chances de promoção poderão ser poucas porque não haverá vagas suficientes a serem preenchidas, por exemplo.
- Qual a situação financeira atual da empresa? Afinal você não quer entrar num barco furado que está à beira da falência…
- Management style: pode parecer besteira, mas não é. Dependendo da sua personalidade, um estilo autoritário de gestão vai ser a pior coisa do mundo, por exemplo. Descubra como as coisas funcionam antes de entrar numa fria. Converse com ex-funcionários, veja sites como o Glassdoor antes de concordar ir numa entrevista.
- Quem são os principais competidores dessa empresa no mercado? Talvez você devesse pesquisar essas empresas também.
- Áreas de atuação da empresa, tipo de produtos e serviços que eles oferecem.
- Que tipo de pessoa trabalha lá? Será que você gostaria de trabalhar com eles? Será que você se encaixaria como funcionário? Uma das coisas mais difíceis profissionalmente é descobrir que você não tem nada a ver com o resto do staff. Vai ser quase impossível ter um ambiente de trabalho bom se esse for o caso.
- Qual o diferencial da empresa? Ou pelo menos, o que está escrito como diferencial lá no site? Preste atenção nisso, vai te ajudar a adaptar seu CV para a vaga anunciada.
No próximo post, vamos ver como adaptar o seu CV para a vaga que foi anunciada, de maneira que você seja visto(a) como o candidato(a) ideal e seja chamado(a) para a entrevista.