8 mitos sobre o efeito da Inteligência Artificial no local de trabalho
Toda uma geração pensa que seus empregos serão erradicados pela tecnologia, mas a tecnologia geralmente cria mais empregos do que destrói. Com a Inteligência Artificial não é diferente.
Quem tem mais de 40 anos vai se lembrar: George Jetson tem uma esposa, dois filhos, uma empregada robô, um cachorro falante e um trabalho muito duro. Ele ocasionalmente tinha que apertar um botão uma hora por dia, dois dias por semana.
Apesar de algumas previsões, os aplicativos de negócios geralmente envolvem a automação das tarefas tediosas em todos os setores, ajudando os funcionários humanos a realizar um trabalho mais valioso e criativo. Maior produtividade equivale a preços mais baixos, maior demanda e até mesmo novas oportunidades de emprego.
"Lembre-se que Rosie é uma empregada robô e não uma a patroa corporativa robótica."
Tecnologia x Trabalho
A interação entre tecnologia e trabalho sempre foi um tema quente.
Embora a tecnologia normalmente tenha criado mais empregos do que destruiu, esse contexto raramente impede as pessoas de acreditarem que as coisas serão “diferentes” desta vez.
Neste caso, é o impacto potencial da inteligência artificial (AI) que está sendo debatido calorosamente pela mídia e pelos comentaristas especialistas. Embora não haja dúvida de que a IA será uma força transformadora nos negócios, a atenção recente sobre o assunto também levou a muitos equívocos comuns sobre a tecnologia e seus efeitos esperados.
O fato é que a IA está trazendo uma mudança sísmica nos negócios e espera-se que ela crie um impacto econômico global de US$ 15,7 trilhões até 2030.
Mas, é possível compreender que mudanças monumentais como essa tendem a deixar as pessoas nervosas, resultando em muitas perguntas não respondidas e equívocos sobre a tecnologia e o que ela fará no local de trabalho.
Desmistificando os mitos
Aqui estão oito mitos sobre a IA e o que há de verdade por trás deles:
1. Automação irá deslocar completamente os funcionários
Verdade: 70% dos empregadores veem a IA como apoio a humanos para a conclusão de processos de negócios. Enquanto isso, apenas 11% dos colaboradores acreditam que a automação vai assumir completamente o trabalho desenvolvido em funções e processos de negócios em grande medida.
2. As empresas estão interessadas principalmente em cortar custos utilizando a IA
Verdade: 84% dos empregadores veem a IA como ferramenta para obter ou sustentar uma vantagem competitiva, 75% veem a IA como uma maneira de entrar em novas áreas de negócios e 63% veem pressão para reduzir custos como uma razão para usar a IA.
3. Inteligência Artificial, Machine Learning e Deep Learning são a mesma coisa
Verdade: AI é um termo mais amplo, enquanto o aprendizado de máquina (machine learning) é um subconjunto da inteligência artificial que caracteriza a “inteligência”, usando algoritmos de treinamento e dados. A aprendizagem profunda (deep learning) é um subconjunto ainda mais estreito de aprendizado de máquina, inspirado nos neurônios interconectados do cérebro (redes neurais).
4. A automação irá erradicar mais empregos do que cria
Verdade: De acordo com um estudo recente do Gartner, pelo menos 1,8 milhão de empregos serão perdidos para a IA até 2020 e 2,3 milhões de empregos serão criados. O impacto disso a longo prazo é um tema que precisa ainda de muita discussão.
5. Robôs e IA são a mesma coisa
Verdade: Mesmo que haja uma tendência de vincular inteligência artificial e robôs, a maioria das plataformas de IA funciona de verdade em segundo plano e é invisível (pense nas recomendações de produtos que você recebe frequentemente por e-mail ou quando visita um site). Sem IA, os robôs são "burros" e apenas automatizam processos físicos simples.
6. A IA não afetará minha indústria
Verdade: Espera-se que a IA tenha um impacto significativo em quase todos os setores nos próximos cinco anos.
7. Empresas que implementam a IA não se importam com trabalhadores
Verdade: 65% das empresas que buscam inteligência artificial também estão investindo na reciclagem dos funcionários atuais.
8. Alta produtividade significa maiores lucros e menos emprego
Verdade: A inteligência artificial e a automação aumentarão a produtividade, mas isso também pode se traduzir em preços mais baixos, salários mais altos, demanda mais alta e crescimento do emprego.
Tem algum projeto em mente e precisa de ajuda?
Entre em contato conosco para saber como podemos ajudar sua empresa a desenvolver soluções de inteligência artificial que possibilitam interações envolventes, que possam melhorar a interação com seus clientes e usuários.
Continue seguindo o nosso blog para ficar atualizado sobre as novidades e não se esqueça de deixar suas dúvidas e opiniões!
Baixe nossos eBooks gratuitos:
Chatbots: Perspectivas por Indústria
7 Principais Tendências para Call Centers Corporativos e Atendimento ao Cliente
Já Pensou em Melhorar o Atendimento a Clientes Usando Chatbots?
Chatbots para Empresas de Investimento: Distribuidoras e Corretoras