9 MITOS E VERDADES SOBRE UMA PLATAFORMA ABERTA DE CONTROLE DE ACESSO

9 MITOS E VERDADES SOBRE UMA PLATAFORMA ABERTA DE CONTROLE DE ACESSO

Falê,

Tudo bem com você? Por aqui tudo certinho! ;)

Me diz uma coisa...

O que você sabe sobre plataformas abertas de controle de acesso?

Da mesma forma que os sistemas de VMS (Video Monitoring Systems) surgiram no Brasil trazendo dúvidas incertezas para o mercado meados 2005, agora é a vez de discutirmos sobre as Plataformas Abertas de Controle de Acesso.

As perguntas são praticamente as mesmas:

Funciona? É Seguro? É caro?

É bastante comum alguns profissionais duvidarem ou ter algum tipo de resistência com novos conceitos/tecnologias, e pensando nisso, a Invenzi desenvolveu este material com o objetivo de ajudar profissionais envolvidos na área de segurança eletronica a entender melhor essa nova tendencia de mercado com 9 mitos e verdades sobre plataformas abertas de controle de acesso.

São eles:

1.   É INSEGURO.

MITO. Fabricantes de controle de acesso de plataforma fechada estão focados em customizações para fidelizar os seus clientes finais; Desta forma, as best practices para segurança da informação tem baixa prioridade ou nenhuma dentro das soluções ofertadas por estes fabricantes.

Portanto, basta algumas linhas de código para acessar dados privados e altera-los. Sem a necessidade de um profissional sênior em programação.

Já as plataformas abertas de controle de acesso, caminham junto com a segurança da informação, garantindo assim a proteção, tratamento e acessibilidade aos dados (LGPD).

2.   TRABALHAR COM UMA PLATAFORMA ABERTA DE CONTROLE DE ACESSO PODE TRAZER ECONOMIA DE TEMPO E DINHEIRO NA FORMAÇÃO DO DEPARTAMENTO TÉCNICO.

VERDADE. Uma plataforma aberta de controle de acesso pode trazer economia de tempo e dinheiro para a formação de uma equipe técnica.

É comum uma equipe ter a necessidade de conhecer e acompanhar a evolução tecnologica de diversos fabricantes/parceiros de controle de acesso, e com isso investir em certificacoes e re-certificoes ao longo do tempo, já com uma plataforma aberta de controle de acesso, a fonte de informação é centralizada, focando apenas em um produto para se especializar.

3.   UMA PLATAFORMA ABERTA DE CONTROLE DE ACESSO É ALTAMENTE FLEXÍVEL TÉCNICAMENTE E COMPETITIVA FINANCEIRAMENTE PARA DESENHAR PROJETOS.

VERDADE. É comum um integrador participar da concorrencia de um projeto e não conseguir modificar a solução ou diminuir o custo, e por esse motivo, acaba perdendo ou declinando a oportunidade.

Com uma plataforma aberta de controle de acesso é possível modificar os periféricos (Controladoras, Leitoras, bloqueios, etc…) de acordo com a exigência tecnológica ou budget do cliente, sem que a solução ofertada inicialmente sofra alterações impactantes para o usuário final.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

4.   ESSE TIPO DE PLATAFORMA POSSUI BAIXA INTEROPERABILIDADE ENTRE HARDWARE E SOFTWARE.

MITO. Como já é sabido, o Brasil é sempre um dos ultimos a receber alguma atualização tecnológica, e no mercado da segurança eletrônica não é diferente.

Hoje em dia, a maior parte dos sistemas comercializados na américa do norte já são baseados em plataformas abertas de controle de acesso com hardwares de diversos fabricantes, sendo bastante comum grandes empresas colaborarem para atingir o mais alto nível de interoperabilidade entre HW & SW, e este, sem dúvidas é um caminho sem volta.

5.   TRABALHAR COM UMA PLATAFORMA ABERTA DE CONTROLE DE ACESSO TRAZ ECONOMIA COM O REAPROVEITAMENTO DE LEGADO

VERDADE. Muitos clientes não estão satisfeitos com seu sistema de controle de acesso atual, mas a migração/atualização de tecnologia pode custar caro ( E muito ).

Com uma plataforma aberta de controle de acesso é possível absorver o legado existente, trazendo economia e velocidade na atualização, por isso é importante que, no ato da aquisição de um sistema de controle de acesso, o fabricante tenha um hardware aberto, para que em futuras migrações/atualizações o impacto seja baixo, tanto financeiro, quanto operacional.

6.   UMA PLATAFORMA ABERTA DE CONTROLE DE ACESSO PODE ATENDER DIVERSAS VERTICAIS DE MERCADO.

VERDADE. Esse é um dos problemas mais comuns para quem trabalha com fabricantes de controle de acesso que fornecem soluções fechadas, com base em hardware & software.

Quase sempre o integrador precisa analisar qual mercado e qual necessidade do cliente, e, após isso escolher um fabricante de controle de acesso para participar do projeto (Um condomínio, uma escola, um aeroporto, etc).

A plataforma aberta de controle de acesso é flexível.

Com uma plataforma aberta de controle de acesso o integrador pode usar a mesma plataforma para a maioria das verticais de mercado, economizando o tempo da equipe e ganhando velocidade na entrega da proposta para o cliente.

Além disso, plataformas abertas de controle de acesso já possuem API’s prontas para sistemas hospitalares, logísticos, RH, etc… Facilitando a operação e trazendo economia com futuras integrações.

7.   INTEGRAÇÕES DE SISTEMAS FAZEM SENTIDO APENAS PARA GRANDE PROJETOS.

MITO. É comum (E errado) alguns integradores associarem a palavra “integração” com grandes projetos.

Integração entre sistemas é uma necessidade mais comum do que imaginamos, porém a maioria dos fabricantes de controle de acesso com soluções baseadas em hardware & software dão atenção a este tema somente para grandes projetos.

Quando você trabalha com uma plataforma aberta de controle de acesso, o foco é software, ou seja, a entrega da solução, com uma flexibilidade de customização muito maior, pois se trata de uma empresa focada em desenvolvimento de software.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

8.   EXISTE A PROBABILIDADE DO CLIENTE SE TORNAR REFÉM DE UMA SOLUÇÃO DE CONTROLE DE ACESSO BASEADO EM HARDWARE & SOFTWARE.

VERDADE. Infelizmente acontece com muita frequencia.

Um sistema de controle de acesso exige (re)planejamento de processos, e o processo da empresa fica atrelado ao sistema.

É comum encontrarmos usuários finais com sistemas de controle de acesso baseados em hardware & software sendo “obrigado” a conviver com a solução, mesmo não estando contente com a tecnologia empregada ou com o atendimento do fornecedor do projeto.

Quando se tem uma solução composta por uma plataforma aberta de controle de acesso, e se faz necessário qualquer alteração no escopo, é possível “não agredir” tanto os processos internos da empresa, mantendo as diretrizes estabelecidas, com total autonomia para o cliente final e integrador, e com um sistema sempre atualizado.

9.   OPTAR POR UMA PLATAFORMA ABERTA DE CONTROLE DE ACESSO PODE ONERAR A SOLUÇÃO.

MITO. Trabalhando com uma plataforma aberta de controle de acesso, é possível, por exemplo, manter um software de alto nível com hardwares de diversos fabricantes, adequando a solução de acordo com a competitividade técnica e financeira que o projeto exige. 

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

E ae? Curtiu?

Eu sou o Eduardo Valotta, especialista em canais indiretos e desenvolvimento de negócios em grandes contas (Multi-verticais);

Dataholic. Torcedor do Boston Celtics. Mega fã do Richard Branson.

Busco me especializar constantemente em:    

Segurança Eletrônica; Infraestrutura de TI; XaaS; Automação & Robótica; Cybersecurity e Sistemas de Telecomunicações.

Pesquisa, tradução e adaptação de linguagem: Eduardo Valotta;

Boa tarde Eduardo! Hoje quais são os melhores softwares abertos para controle de acesso?

Gilvan Campos

Loss Prevention, Logistics, Security and Facilities Manager

2 a

Tudo bem , de nada …..

Gilvan Campos

Loss Prevention, Logistics, Security and Facilities Manager

2 a

O baixo índice de falhas e o mínimo custo de manutenção é o grande desafio. Independente de padrão aberta ou fechada, o mais importante é funcionar bem e sem problemas. Nenhuma que conheço funciona com excelência.

Cintia Sanches

Executiva de Vendas / Gestão Comercial

2 a

Ótimo material, obrigada por compartilhar!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos