Como funciona o controle de acesso em aeroportos?
Com milhares de pessoas circulando por sua estrutura todos os dias, os aeroportos são um local de alto potencial de risco e possuem espaços que precisam estar restritos. Por isso, um dos pontos mais importantes para a segurança é investir no controle de acesso em aeroportos.
Sua principal finalidade é gerenciar o acesso de pessoas, cargas e veículos, validando ou não sua entrada em áreas controladas e/ou restritas. Além de ser primordial para não colocar em risco a integridade física de funcionários, tripulantes e passageiros, essas medidas também são primordiais para prevenir os ataques terroristas e coibir ações criminosas, como o contrabando e o narcotráfico.
Quais áreas englobam o controle de acesso em aeroportos?
O controle de acesso em aeroportos envolve diversas tarefas de ordem administrativa e operacional para o planejamento, elaboração e implementação de políticas de segurança específicas para já esse fim.
Dentro destas normas, podemos citar procedimentos de:
Entenda a importância das inspeções no controle de acesso
Um dos processos primordiais do controle de acesso em aeroportos é canalizar a passagem de passageiros, funcionários e tripulantes por um terminal com detector de metal.
Essa inspeção é necessária tanto para o usuário quanto para seus pertences, sendo importante para localizar objetos perigosos à integridade física das pessoas quanto ao voo.
Além de ser uma determinação da Instrução de Aviação Civil (IAC), que estabelece os procedimentos que devem ser adotados no processo de controle de acesso de todos que circulam no espaço aeroportuário.
Outro ponto importante dessa inspeção é confirmar a identidade das pessoas para acessar áreas restritas, através de documentos de identidade com foto e credenciais de acesso para o público que exerça qualquer tipo de atividade no aeroporto.
Com o avanço da tecnologia, alguns aeroportos já utilizam a biometria, o que facilita bastante essa etapa. Ela pode ser feita por meio de impressão digital, mapeamento da retina ou reconhecimento facial.
Já no caso das saídas de emergências, as normativas de controle de acesso preveem sensores de abertura de porta, sirenes e monitoramento remoto na central de segurança, para evitar o uso indevido.
Por que investir em controle de acesso?
Já deu para notar que o controle de acesso é fundamental para garantir a viabilidade no funcionamento de aeroportos. Mas, quais são os benefícios diretos deste investimento? Confira a seguir!
Recomendados pelo LinkedIn
1 - Mais segurança
Como são áreas de passagem constante de pessoas, bagagens e equipamentos, os aeroportos sujeitos a ações terroristas, tentativas de narcotráfico, contrabando de mercadorias, entre outros riscos.
Com isso, o planejamento de controle de acesso é primordial para coibir esse tipo de ação criminosa, garantindo que apenas pessoas, cargas e veículos autorizados e devidamente checados circulem por determinadas áreas.
2 - Mais tranquilidade para os passageiros
Se o foco do controle de acesso é a segurança, esse sentimento também se transforma em tranquilidade para os passageiros.
Em geral, as pessoas tendem a se sentir mais amparadas e confiam no espaço quando sentem que há bloqueios nas entradas de embarque e desembarque, seus pertences são inspecionados e há uma preocupação geral com a identificação.
3 - Rotina de trabalho otimizada
Com processos eletrônicos e que priorizam a tecnologia, os procedimentos de controle de acesso aumentam a confiabilidade e agilizam as atividades aeroportuárias.
Quando integrada a outros serviços de proteção - como inspeção de bagagem e patrulha móvel - essa medida aumenta ainda a eficiência nos processos de segurança. Uma otimização bem-vinda em um ambiente constantemente movimentado, como o aeroporto.
Eu sou o Eduardo Valotta, especialista em canais indiretos e desenvolvimento de negócios no segmento de infraestrutura crítica;
Dataholic. Torcedor do Boston Celtics. Mega fã do Richard Branson.
Busco me especializar constantemente em:
Segurança Eletrônica; Infraestrutura de TI; XaaS; Automação & Robótica; Cybersecurity e Sistemas de Telecomunicações.
Fonte: Security SATA;
Até a próxima!
Ps: Marque um(a) colega que possa se interessar nos comentários! ;)
Airport Management Expert
2 aEDGAR NOGUEIRA
Executiva de Vendas / Gestão Comercial
2 aÓtima matéria!!