Ações de Marketing x Pesquisa de Referência = Melhores resultados!
Desde os primeiros dias que ingressei no curso de comunicação social, sempre fiquei atento a tudo que acontecia, sob a minha ótica de como o universo publicitário funcionava. Ou seja, estava com uma expectativa criada em minha imaginação sobre como um publicitário atuava: idéias borbulhantes a todo o momento e totalmente aplicáveis a tudo! Talvez um pensamento meio exagerado, mas alimentado pela novidade e paixão pela área de comunicação.
Logo no início dos estudos, comecei a trabalhar como aluno voluntário no laboratório experimental de comunicação da própria universidade, onde, aprendi uma das principais leis da criação publicitária: Pesquisa de Referências.
No início foi difícil fazer o exercício de assimilação entre uma pesquisa focada x inspiração para a minha própria criação. Ao longo do tempo fui utilizando essa técnica para outras áreas da comunicação e por último, dentro do marketing. As certezas de um bom resultado aumentam quando uma pesquisa é bem estruturada em alguns pontos:
- o que a marca pretende transmitir aos seus clientes e público alvo;
- como a marca pretende ser vista pelo público externo e pelo público interno (corporativo);
- como o branding existente “conversa” com as ações de marketing e seus resultados;
- histórico de ações já realizadas pela marca;
- histórico de ações realizadas pelas marcas concorrentes;
Claro, dependendo da necessidade de pesquisa os tópicos podem ser outros ou apenas alguns destes. Algo vital para o profissional de marketing é criar sempre, mesmo que seja para um momento único, ações que não fujam do posicionamento de marca já construído. E antes de criar, deve pesquisar cada vez mais referências, isso irá garantir mais segurança na argumentação e aumentar as chances de sucesso em seu projeto!
Um exemplo muito bom de site para pesquisa é o Behance. Ele mantêm portfólios de designers e artistas do mundo inteiro.
Existem mais dois sites ótimos para pesquisa. Falam sobre vários assuntos ligados ao meio da comunicação, mas com grande foco para ações de marketing mundiais:
Sempre que possível, lembre - Antes de criar, pesquise cada vez mais referências de atividades semelhantes a que você deseja executar, isso irá garantir mais segurança na argumentação e aumentará as chances de sucesso em seu projeto.
Guilherme Blos.
CEO & Founder Packbrand | PhD in Processes and Cultural Manifestations | Brazil
7 aQue demais ver você escrevendo sobre isso Guilherme Blos! Adorei! Sucesso queridão! bjs
Software Engineer
8 aMuito bom o artigo. Parabéns Guilherme Blos
Analista de Marketing Sênior | Marketing Week Mini MBA with Mark Ritson | Branding, Gestão de Projetos & Conteúdo | Eventos | Parcerias | Comunicação de Marca
8 aParabéns pelo artigo Guilherme!