Ações Necessárias para Atingir a Manutenção Pautada em Confiabilidade
Amigos, clientes e parceiros do mundo da Manutenção.
Estamos no advento da Indústria 4.0, o que consideramos a quarta revolução industrial, marcada pela potencialização da automação e sistemas com inteligência artificial. A indústria busca por eficiência, através de maior inteligência, rapidez e assertividade.
Deste modo, é certo que teremos nossas máquinas equipadas com sensoriamento e programas para o acompanhamento, em tempo real, da sua produção e estado operacional “sua saúde”.
O monitoramento sistemático do ativo é um importante pilar para conquistar a manutenção de classe mundial. Monitorar, gerar dados, informações e tomar decisões sobre quais ações tomar em seu melhor tempo são atividades cruciais para o dia-a-dia da Manutenção. E não para por aqui.. O que mais preciso para ter alta confiabilidade?!
Para atingir os mais altos índices de confiabilidade é preciso praticar a manutenção proativa, onde as condições são mantidas de tal maneira a evitar os sintomas de desgaste da máquina e da degradação de componentes. Condições são monitoradas e ações corretivas são tomadas para estabilizar as condições de funcionamento saudável. Atividades de manutenção são proativas (antes do início da falha), não reativa (em resposta a falha).
Faz sentido então, para que eu busque a maior eficiência operacional, eu preciso aplicar recursos de monitoramento de máquinas, e também as ações corretivas buscando operação saudável e evitando o surgimento da falha?
Estes gráficos podem responder que ações corretivas na eliminação do problema é tão importante quanto o monitoramento sensorial e com sistemas altamente inteligentes instalados nas máquinas.
Observe que cinco milésimos de polegadas ou doze centésimos de milímetros pode reduzir em torno de 60% da vida útil de um rolamento.
Apenas 0,25% de água no óleo pode acabar com até 80% da vida útil do rolamento.
E sobre temperatura, segundo a regra da taxa de Arrhenius, para cada 10ºC de acréscimo na temperatura do óleo, a vida útil cairá pela metade.
É notório a importância das ações corretivas para a “saúde plena” do ativo. Manter as máquinas:
Bem alinhada
Bem balanceada
Bem lubrificada
Bem lubrificada e,
Fria e Seca, são ações essenciais para a alta confiabilidade operacional.
Cuidar, com zelo do seu ativo, portanto, é executar desde as tarefas básicas diárias de inspeções, correções, lubrificações, medições, monitoramento até a tomada de decisão estratégica pautada em diagnósticos assertivos.
Se você precisa de ajuda para melhorar a eficiência do seu ativo, através de (lubrificação eficiente, inspeção eficaz, alinhamento preciso e monitoramento por condição), entre em contato, nós estamos aqui para vocês!!!
Rodrigo Rodrigues – 31 98421.5914 rodrigo.rodrigues@pruftechnik.com.br