A TECNOLOGIA A FAVOR DA GESTÃO DA MANUTENÇÃO E ATIVOS
A função manutenção dentro das organizações deixou de ser enxergada como um gasto e começou a ser entendida como um fator estratégico determinante para o sucesso e diferenciação da operação desde fábricas a escritórios comerciais. Esta mudança, puxada pela indústria devido a sua constante necessidade de disponibilidade de suas plantas fabris, bem como do aumento da vida útil de seus ativos, coloca a função manutenção em evidência, sendo premiados aqueles empreendimentos que conseguem ser mais eficientes na gestão de seus ativos, pois ela deixa de ser um gasto e passa a ser uma possibilidade de incremento de receitas e redução de custos.
Para garantir a confiabilidade, disponibilidade e mantenabilidade dos equipamentos e áreas, ou seja, dos ativos que compõem o objeto de análise, é de extrema importância que, além de possuir um macroprocesso para tratamento das demandas de manutenções preventivas, preditivas e corretivas, a engenharia de manutenção conte com sistemas de gestão (softwares) que não somente suportem o registro de informações proveniente das atividades em campo, como também possua a capacidade de condensar tais informações (dados) e apresenta-las em formas gráficas capazes de conferir aos gestores de manutenção informações para tomada de decisões estratégicas.
O MACROPROCESSO
Entendemos como macroprocesso a forma como as informações provenientes das diversas atividades executadas pela manutenção são geridas, ou seja, é a composição de etapas, departamentos e processos pelas quais se tratam as demandas oriundas dos equipamentos e áreas sob responsabilidade da manutenção, como essas áreas se comunicam, bem como da análise que se faz dos resultados obtidos destas atividades.
Tendo como base a manutenção preventiva, o macroprocesso se desenvolve para a organização e tratamento dos planejamentos provenientes das necessidades específicas de cada equipamento e área que compõem o parque de ativos da organização.
- Figura 1: Exemplo de macropocesso da manutenção, Livro Manual de Gestão da manutenção, Hebert Ricardo Garcia Viana
A TECNOLOGIA NA GESTÃO
Visto que a gestão da manutenção deverá lidar com uma gama complexa de informações e planejamentos dos mais diversos equipamentos e áreas geridos e através destas informações colhidas em campo traçar estratégias e acompanhar indicadores, a utilização de softwares permite que a função manutenção seja executada de forma eficiente, rápida e com assertividade na comunicação entre os participantes desde a execução em campo até aqueles que tratarão as informações recebidas.
Com isso, um software de gestão de manutenção tem como principais objetivos:
- Possibilitar a armazenagem das informações dos ativos (componentes, validade de garantia, números de série, manuais etc);
- Possibilitar o cadastramento e acompanhamento dos planos preventivos e preditivos de cada ativo;
- Atribuir e acompanhar demandas corretivas de cada ativo, gerando histórico;
- Gerenciar estoque de insumos e documentações legais de operação (PMOC, PCMSO, PPRA, ART, Contratos etc);
- Gerar, de forma automática através das informações atribuídas nas ordens de serviço preventiva, corretiva e preditiva, indicadores gerais de manutenção (MTBF, MTTR, Pareto, Heat Map, etc);
- Acompanhar e avaliar o rendimento das equipes e dos colaboradores individualmente.
A TECNOLOGIA EMPREGADA NA NEWSET
Em 2016 a Newset, entendendo a necessidade de ser mais eficiente no controle das informações provenientes dos diversos contratos de manutenção, ser mais sustentável na utilização de recursos, com a eliminação de ordens de serviço em papel, e também ter maior agilidade no fornecimento de informações estratégicas aos clientes, migrou sua gestão que antes era feita através de planilhas e cadernos de OS para um sistema totalmente informatizado, sistema esse que funciona por meio de QR Codes associados aos ativos.
- Figura 2: Exemplos da utilização dos QR Codes em equipamentos diversos.
Os QR Codes funcionam como uma ponte que leva aquele que o lê através do celular para o endereço na plataforma onde todas as informações daquele equipamento associado ao QR Code se encontram, bem como também permitem a inserção de novas informações através de ordens de serviço criadas pelos técnicos em campo através de seus celulares. Com utilização do QR Code pudemos atingir diversos dos objetivos esperados para o sistema de gestão de manutenção. Dentre os principais:
- Eliminamos a utilização de papel na manutenção preventiva, corretiva e preditiva, uma vez que as ordens de serviço são recebidas diretamente no celular do técnico o qual o planejamento atribuiu aquela atividade;
- Possibilitamos a consulta da “história” do equipamento para os técnicos em campo (alarmes, última manutenção executada, próxima manutenção a ser executada) e para todos aqueles que utilizam o aplicativo e possuem um login, facilitando assim a comunicação dos times de campo e as equipes de supervisão e coordenação;
- Começamos a atribuir realmente o tempo de execução de cada atividade, uma vez que as manutenções só podem ser iniciadas a partir da leitura do QR Code em campo.
No celular o colaborador recebe as demandas e pode fazer consultas sobre o que deve fazer naquelas atividades atribuídas a ele. Com isso, o tempo gasto com falta de ferramentas ou materiais para o serviço é drasticamente diminuído, pois o colaborador pode se preparar de antemão.
- Figura 3: Imagens ilustrativas das telas disponíveis nos celulares dos técnicos em campo
Além disso, através da plataforma os coordenadores e clientes podem ver de forma instantânea o andamento das manutenções, o consumo de seus insumos, o planejamento das atividades e as projeções do mês.
- Figura 4: Planejamento dinâmico da manutenção
- Figura 5: Controle de estoque e insumos
- Figura 6: Gestão de documentações e contratos
INIDICADORES EM TEMPO REAL PARA TOMADA DE DECISÕES
Além do benefício da centralização das informações e facilidade no compartilhamento entre os membros da equipe, um dos maiores benefícios do trabalho com sistemas informatizados que operam via QR Codes e ordens de serviço via celular, são os indicadores que, de forma instantânea através das plataformas Web, disponibilizam dados cruciais para tomadas de decisão.
Através destes indicadores a Newset fornece aos seus clientes informações valiosas sobre as operações, principais problemas e possíveis melhorias, produtividade da mão de obra e ações para reduções de custos de operação, abastecendo os gestores de informações estratégicas. Todas essas informações são automaticamente tratadas pelo sistema de gestão que, por meio de gráficos dinâmicos, entrega os resultados de forma condensada para que a gestão possa agir.
- Figura 6: Ilustrações dos principais gráficos e indicadores de manutenção gerados dinamicamente
Entre os principais indicadores e gráficos que possibilitam a gestão eficiente da manutenção utilizada atualmente estão: Pareto, Produtividade por equipe e por técnico, consumo, mapa de calor, MTBF e MTTR entre outros cruzamentos de dados que possibilitam extrais as mais diversas informações da operação de forma dinâmica e instantânea.
Através destes indicadores a Newset acumulou diversos cases de sucesso na redução de consumo de energia, estudos de viabilidade para modernização de sistemas, ajustes e reorganização da operação de forma mais eficiente entre outros benefícios provenientes da gestão mais eficiente das informações.
O FUTURO
A indústria 4.0 nos faz vislumbrar diversas melhorias e automatizações de processos que anteriormente não eram viáveis. A junção da internet das coisas (IOT), sensores dos mais variados tipos interligados aos softwares de gestão da manutenção que possibilitem coleta de dados contínuos dos equipamentos (telemetria) em conjunto com ferramentas de Big Data e inteligência artificial proporcionarão uma verdadeira revolução na maneira como as prestações de serviço de manutenção ocorrem e de fato aprimorarão a função manutenção dentro das organizações.
A Newset já estuda a utilização destes recursos de forma a permitir que no futuro tenhamos PMOC (Plano de manutenção, operação e controle) dinâmicos não só baseados nas periodicidades estipuladas pelas normativas e boas práticas, mas pelo uso dos equipamentos e seus indicadores preditivos (temperaturas, pressões, vibração etc), de forma a buscar a máxima eficiência na relação demanda x mão de obra disponível, bem como de forma instantânea proporcionar uma maior confiabilidade e vida útil para os ativos por nós geridos.
Contar com empresas especializadas que possuem um macroprocesso bem definido da função manutenção, que possuem sistemas informatizados com poder de entregar não só a organização das informações mas também indicadores instantâneos da operação, é imprescindível para que os empreendimentos, quer sejam industriais, hospitalares, prediais, se diferenciem em seus respectivos segmentos num mundo onde cada centavo importa e pode ser a diferença entre o sucesso ou o fracasso do projeto.
Diretor Comercial na Aeris Tecnologia
4 aParabéns, Leonardo. Artigo que contribui para o avanço do emprego da tecnologia nas empresas do setor AVACR. Por muitos anos acompanho este segmento econômico e na área de manutenção percebemos avanços consideráveis no tratamento dos planos de manutenção e agora a oportunidade surgida de se trabalhar os muitos e importantes dados emanados dos sistemas e da manutenção dos mesmos. A tomada de decisão será muito mais rápida e precisa graças ao tratamento dos dados obtidos e transformados nos principais indicadores. Em breve a manutenção preditiva estará mais em evidência e em uso, face ao avanço tecnológico. Parabéns mais uma vez e obrigado por dividir seus conhecimentos conosco.