Aço com revestimento de alumínio-silício
O revestimento de silício no aço permite ser usado as temperaturas muito elevadas, tornando-o ideal para todas as aplicações em que as peças são submetidas ao calor.
Propriedade
É um aço carbono plano revestido em ambos os lados com uma liga de alumínio-silício. O revestimento é composto de alumínio de 90% e 10% de silício e é aplicado por meio de um processo de galvanização por imersão a quente contínuo. O Aço revestido está disponível em uma ampla gama de tipos de aço: aços para conformação a frio e aplicativos de desenho profundos e aços estruturais.
Vantagens
O aço revestido é particularmente adequado para aplicações que requerem elevada resistência à oxidação a altas temperaturas. Até 450 °C, a superfície superior do revestimento não altera a sua refletividade da luz e térmica, assim mantém-se em 80%, o que é um requisito importante para aplicações de blindagem térmica. A presença de silício permite que o revestimento a ser utilizado a temperaturas tão elevadas como 650 °C sem descamação.
Uma camada passivante de óxido de alumínio é formado instantaneamente em contato com o oxigénio presente no ar. Desde essa proteção passiva renova-se naturalmente quando danificado (arranhões), o revestimento oferece excelente resistência à corrosão e ataque químico.
Aplicações
Porque Aço revestido pode resistir a altas temperaturas, é particularmente adequado para utilização na blindagem térmica. No entanto, o Aço revestido também tem muitas outras aplicações:
-
Indústria geral: sistemas de exaustão, blindagens térmicas, equipamento de aquecimento, caldeiras, dutos, fumaça tubos de escape, trocadores de calor, fornos industriais, etc
-
Construção: portas de corta-fogo, etc
-
Eletrodomésticos: fornos, profunda fritadeiras, torradeiras, churrascos etc